F

Acabou de sair

 https://livrosvamosdevoralos.blogspot.com/2018/08/resenha-vidas-na-noite-de-aione-simoes.html  https://livrosvamosdevoralos.blogspot.com/2018/07/filme-livraria-bookshop.html  https://livrosvamosdevoralos.blogspot.com/2018/07/resenha-volte-para-mim-de-paola.html

O que você procura?

07 agosto 2018

Resenha | Vidas na noite, de Aione Simões

Título: Vidas na noite
Autora: Aione Simões
Editora: Autopublicação
Gênero: Contos
Páginas: 71
Ano: 2018
Skoob

Sinopse: Um bar pode ser palco para muitas histórias: começos, transformações, pontos finais. Vidas na Noite é uma antologia com cinco contos de diferentes gêneros — do jovem adulto ao chick-lit, passando por trhiller psicológico e erótico — para narrar as diferentes tramas que se desenvolvem simultaneamente em um estabelecimento noturno. Cada conto, uma emoção. Cada história, uma vida única. Vidas na Noite é um convite para encarar as várias facetas de nossa própria existência.



Vidas na noite é uma antologia de contos escrita por Aione Simões, já conhecida pelo blog/canal Minha vida literária (AMO!). Estava com muita expectativa de ler algo da Aione, então claro que no dia que a antologia foi liberada, devorei. 

O livro possui cinco contos de diferentes gêneros, entre eles chick-lit, thriller psicológico, erótico e jovem adulto. Todos eles se passam em um bar e contam a história de diferentes personagens que estão no mesmo estabelecimento no mesmo momento, porém, vivem cada um seus anseios, suas indecisões ou suas alegrias. 

"Não é porque um aspecto de uma é bom que o da outra é ruim. Os diferentes podem coexistir como bons, cada um a seu modo."

Eu sabia que algo muito bom me esperava nesse livro, mas a leitura foi além das minhas expectativas. Cada conto traz um misto de sentimentos que ora nos emociona, ora nos inspira. Com uma narrativa rápida e envolvente, a autora nos transporta para cada história de uma maneira que nos sentimos muito próximos dos protagonistas de cada uma. 

O que mais amei foi a construção de cada personagem, cada vida ali naquele bar com diferentes conflitos internos. Em se tratando de contos, onde há espaços tão curtos para aprofundar personagens, a autora conseguiu nos aproximar de cada um deles, e torna-se fácil nos identificarmos com um ou outro. Sem contar que a escrita dela nos permite visualizar cada uma das cenas e mergulhar ainda mais na leitura. Não posso deixar de citar que fiquei impressionada com a "Aione escritora de eróticos". Ela leva jeito com esse gênero. haha

Cada trama vem tão recheada de significados, que é difícil não amar cada mensagem socialmente importante. Problemas com autoestima, decepções amorosas, abusos psicológicos, indecisões, recomeços... Quantas histórias cabem em um bar? Com certeza esse livro é mais que algo somente leve para passar o tempo, ele carrega muitos significados, quebra tabus. Ele nos ensina sutilmente que não devemos julgar o outro, que devemos estar abertos para as possibilidades ou que podemos tirar uma coragem enorme de dentro de nós, que não imaginamos ter. Amei toda a intensidade que essas histórias carregam. Claro que tenho meus contos preferidos. O conto Gatilho, por exemplo, me tocou e me deixou aflita por falar do abuso psicológico, mas ele também trouxe um suspiro de alívio ao seu término. 

"Sem que eu percebesse, passei a sentir que tive sorte por ele me querer, e não que estarmos juntos fosse uma escolha de ambos."

"Ele jamais levantou um dedo para mim. Sequer levantou a voz. Mas me machucou de maneiras muito mais profundas.Ele destruiu minha mente.Ele me destruiu."

A autora já tem um conto publicado - Cinco minutos -, mas sinto que essa antologia é uma porta ainda maior para Aione mostrar seu trabalho como escritora. E começou arrasando! Vidas na noite nos emociona, nos abala, nos faz sorrir e nos traz tantas reflexões que considero uma leitura obrigatória para os amantes da literatura. 

Onde comprar (somente em formato digital): Amazon



2 comentários:

  1. Lê, não tenho palavras para agradecer! Estou feliz demais que tenha sido essa sua experiência de leitura: que você tenha sentido as vidas e conflitos e que tenha enxergado as mensagens e temas que tentei deixar presentes.
    Obrigada pelo carinho e apoio, obrigada por acompanhar meu trabalho de todas as formas, obrigada por ter se aberto à essa leitura!
    É uma honra ser lida por você!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que linda!
      Você começou arrasando com esse livro e todos os elogios são merecidos. Autoras como você merecem ser lidas.
      Beijos

      Excluir