F

Acabou de sair

 https://livrosvamosdevoralos.blogspot.com/2018/08/resenha-vidas-na-noite-de-aione-simoes.html  https://livrosvamosdevoralos.blogspot.com/2018/07/filme-livraria-bookshop.html  https://livrosvamosdevoralos.blogspot.com/2018/07/resenha-volte-para-mim-de-paola.html

O que você procura?

14 julho 2018

Resenha | Volte para mim, de Paola Aleksandra

Título: Volte para mim
Autora: Paola Aleksandra
Editora: Essência
Gênero: Romance de época
Páginas: 304
Ano: 2018
Skoob

Sinopse: Aos dezesseis anos, Brianna Hamilton fugiu da Inglaterra para a Escócia, abandonando sua família e as obrigações como herdeira de um duque. Em meio aos prados escoceses, a jovem encontrou refúgio e descobriu mais sobre a mulher que desejava ser. Mas, onze anos após a fuga, uma dolorosa verdade fará com que ela deseje nunca ter partido. Voltar será como relembrar o passado, a fuga, o medo e as escolhas que precisou fazer. E, enquanto luta para reconquistar seu lugar junto à família, Brianna precisará superar Desmond Hunter, melhor amigo e primeiro amor, que anos atrás ela escolheu deixar para trás. Volte para mim é um romance arrebatador sobre recomeços, sentir-se inteira e, acima de tudo, confiar no amor.



Volte para mim é o primeiro romance de época escrito por Paola Aleksandra, bastante conhecida pelo blog/canal Livros e Fuxicos, do qual acompanho há anos. Então, é claro que esse foi um dos primeiros motivos para me interessar pela leitura. Contando com o fato ainda de eu amar romances de época e por esse livro conter uma sinopse que nos estimula à leitura. 

Aqui acompanhamos a história de Brianna Hamilton, uma jovem que foge da Inglaterra, onde vivia com os pais e a irmã, para as terras escocesas onde vive seu avô. Cheia de expectativas para o futuro, um deles ser dona do próprio destino, ela foge para descobrir quais os maiores desejos de seu coração e a mulher que pretende ser. Porém, com isso, deixa para trás uma família que ama e o melhor amigo e primeiro amor, Desmond Hunter. Depois de onze anos ela necessita voltar e enfrentar as consequências de suas próprias escolhas na vida daqueles que ama. 

"Engraçado como às vezes precisamos abrir mão de tudo o que temos para descobrir o que é verdadeiramente essencial. Assim como a beleza de uma paisagem que só é compreendida quando vista de longe." (p. 52) 

"Mas, quando aliviamos o fardo, seja perdoando o passado ou compartilhando nossos medos com alguém que amamos, a vida fica mais leve." (p. 167) 

Como eu esperava a narrativa da autora é totalmente fluída e instigante. Com uma escrita extremamente delicada, Paola nos transporta para uma trama cheia de conflitos familiares, personagens apaixonantes e um passado doloroso que todos têm em comum. O livro é dividido em capítulos que nos mostram o passado e presente. O início de cada um deles possui o trecho de alguma das tantas cartas enviadas pelos personagens ao longo dos anos - amei o cuidado da autora em acrescentar isso! Confesso que no começo achei que não ficaria muito claro os motivos da fuga da protagonista, e ansiava por mais capítulos que narravam o passado. Acho que é justamente isso que nos instiga a continuar, e entendi que tudo foi sendo acrescentado aos poucos, para conhecermos os personagens e entendermos seus motivos. Aliás, achei super original a criação dos motivos que a levaram à fuga.

O que mais amei, sem dúvida, foi essa jornada da protagonista por descobrir quem ela realmente queria ser e onde queria estar. A trama não gira apenas em torno do romance entre Brianna e Desmond, mas nos releva também como a fuga da personagem afeta todas as pessoas que ela ama. Portanto, existe todo um drama familiar que é desenrolado de uma forma emocionante e que, por vezes, desmancha nosso coração. Amei cada um dos personagens e como eles escolhem o amor e o perdão para curar as feridas do passado. Um livro sobre perdoar, pois também precisamos ser perdoados. A delicadeza e inquestionável sensibilidade com que a autora trabalha tudo isso é o que torna essa história tão encantadora. Paola conseguiu passar sua mensagem.

O romance entre os protagonistas é o que termina por nos apaixonar. Devo dizer primeiramente que amei o Desmond. Gente, que mocinho! Sabe aquele homem que te ama tanto, mais tanto, que é capaz de abrir mão de você, pois sabe que o amor verdadeiro dá liberdade de escolha? Pois é! Já podem suspirar comigo (haha). Ele e a Bri não conseguem se entender, mas quando o amor fala mais alto é puro romantismo, com cenas lindas diga-se de passagem e com um toque de sensualidade na medida certa. 

Me diverti muito com os personagens secundários, que deram ainda mais leveza à história. Impossível não amar os irmãos mais novos de Des e até acho que eles merecem sua história também. E a Malvina, irmã da Bri, me conquistou por completo. Quanto a essa personagem já até podemos esperar que vem história por aí, pois algumas coisas bem sutis ficaram no ar. 

Volte para mim é um romance leve, fofo, delicado e apaixonante. O desfecho nos deixa com aquele quentinho no coração e no epílogo com um sorriso bobo no rosto. Uma história muito bem escrita e nada mal para uma estreia como autora. 

Onde comprar: Amazon | Saraiva 






Desafio Históricos & Eu 2018 (Desafio 8: Que tenha sido publicado este ano - 2018 ✔)

2 comentários:

  1. Sua linda! Que resenha especial, estou emocionada. Muito obrigada por fazer parte da minha jornada, Lê. Você acompanhou esse sonho virar realidade e acolheu a história em seu coração - mais que isso, leu, se envolveu e se emocionou. Saber disso me deixa tão feliz; sua opinião é muito importante parra mim. Obrigada mesmo, por tudo!

    Ah, e o drama familiar é algo que amo nessa história. Foi uma surpresa e algo que, ao longo da escrita, percebi que faz parte de mim e do que queria passar. Fico ainda mais feliz por saber que sentiu isso!

    Beijos,

    Pah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pah, eu que agradeço por esse livro lindo!
      Quando a gente conhece toda a trajetória da autora um pouquinho de perto, como eu e muitos conhecemos, é como se o sonho também fosse nosso, e bate uma felicidade por ele ter sido realizado.
      Adorei todo o conjunto, o drama, o romance... Já estou ansiosa pelo próximo. haha

      Excluir