F

22 março 2017

Opinião: Série | The Crown (1ª temporada)


Título: The Crown | Estreia: Netflix | Gênero: Histórico/Drama/Biografia | Criação: Peter Morgan, Stephen Daldry | Duração: 10 episódios | Avaliação: 5/5




Por incrível que pareça o que me instigou a assistir essa série foi aqueles anúncios (chatos) antes de iniciar um vídeo no youtube. E eu, como não dispenso um bom filme ou série histórica, só poderia querer assistir logo. Não me arrependi, pois a série está impecável.


A série conta a história da família real do Reino Unido, desde o casamento da rainha Elisabeth II (Claire Foy) com o príncipe Philip (Mat Smith) em 1947. Embora a história parta desse evento, há muitas cenas de acontecimentos do passado para que o presente seja entendido e as peças encaixadas. Cada um dos episódios é marcado por algum acontecimento muito importante na história da família e aos poucos podemos até escolher nossos favoritos. 

Temos basicamente como foi a ascensão de Elisabeth II ao trono e tudo que isso envolveu. Lá no passado a abdicação do rei Eduardo VIII, passando o reinado para George VI (Jared Harris), o pai de Elisabeth, criou uma situação rancorosa entre os irmãos, pois George não queria ser rei e muito menos passar a responsabilidade para sua herdeira quando falecesse. E o fato é que, após a morte de George VI em 1952, Elisabeth se tornou rainha.


Nunca tinha me interessado antes pela história da família real e fiquei vidrada na tela. O grande foco da série é mostrar o peso da coroa e todas suas implicações na vida de uma jovem, recém-casada e que não queria toda aquela responsabilidade. Elisabeth estava feliz no casamento, com os filhos, até receber a notícia do falecimento do pai. Os primeiros episódios são bem fortes e, talvez mude totalmente nossa visão de como é o reinado no Reino Unido - já que mal podemos imaginar a importância que a coroa tem para o povo de lá.


O que mais gostei foi acompanhar a luta interna de Elisabeth para lidar com a coroa, o marido, os filhos, a mãe e a irmã. Apesar de entender como Philip ficou após a coroação da esposa - pois muitas coisas mudaram no casamento -, é fácil perceber seu machismo, por não querer se curvar perante uma mulher, uma vez que na cerimônia de casamento ela que lhe jurou obediência. Outro fato importante é ver a diferença entre Elisabeth e sua irmã mais nova, Margaret (Vanessa Kirby). Essa segunda bem mais ousada que a irmã. E não posso deixar de mencionar Winston Churchill (John Lithgow), o primeiro-ministro na época, que insistia em dizer como a rainha deveria agir. É interessantíssimo acompanhar tudo isso!


O conflito interno que Elisabeth vivia não era para menos. Uma mulher jovem, cercada de homens que viviam lhe dizendo como deveria agir, inclusive com seu marido. É notável a mudança da expressão da rainha no início da série para o final, antes leve e feliz e depois madura, carregada. Dessa forma, o nome da série não poderia ser mais apropriado. Ela não apenas se refere a história de um reinado, mas principalmente ao peso de uma coroa. O quanto ela impõe escolhas difíceis e "traições" a própria família quando o dever fala mais alto do que papel de uma mãe, filha, esposa e irmã. Resumindo: a coroa deve sempre prevalecer. Nisso tive que discordar de muita coisa.



É por tudo isso que The Crown vale muuuuito a pena! Pelo conteúdo histórico e pelo drama de um reinado. Sem falar na fotografia maravilhosa e cada detalhe tão real. E os autores? Basta uma pesquisada (fiz muito isso) para ver como eles são imensamente parecidos com as pessoas que estão interpretando. Estou bem curiosa agora para as próximas temporadas, que continuarão contando a história da família real até os dias de hoje. Essa série é imperdível!


Trailer





12 comentários:

  1. Olá Leticia, tudo bem?
    Comecei assistir essa série, e por mais que eu tenha gostado, ela não conseguiu me prender completamente. Mas pretendo voltar a assistir, qualquer dia desses. Amei a resenha!
    Beijos e seguindo aqui...

    http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Leticia!
    Essa é uma das séries que quero começar a ver. Gosto desses temas históricos e amo seriados britânicos. Não dá nem pra imaginar o peso que a Elisabeth teve que carregar ainda tão jovem e de forma não tão desejada. Só leio elogios a respeito!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  3. Nossa, parece ser uma puta série da forma como descreveu. Aguçou totalmente minha curiosidade. Preciso iniciar já mais essa série. Obrigada pela indicação ❤

    ResponderExcluir
  4. Acho que estas séries são ótimas, não estou assistindo porque tem milhares de outras na frente mas como você disse, pelo contexto histórico é ótimo. E a beleza da fotografia? Eu acho lindo. Estou começando O povo contra OJ Simpson, que é o American Crime Story.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Muito eu já ouvi falar sobre essa série , mas até agora eu não parei para assistir kkji. Ultimamente eu estou dando um tempo pra séries, mesmo com as minhas em dias, mas mais por falta de tempo, pois esses últimos meses tem sido bem corrido pra mim, inviabilizando eu cair de cara em série nova kkjk. Adorei a sua dica da série e assim que tiver tempo espero assistir e gostar tanto quanto você gostou. Até mais
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Eu ainda não assisti a série, mas muitas pessoas me indicam. Eu tenho um pouco de receio em assistir e não gostar, pois o cenário da história não chama muito a minha atenção, mas o trama em si me instiga muito. Eu vou tentar assistir e comento com você, sua critica me deram uma animada! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  7. Ouvi falar da série durante a temporada de premiação no início deste ano e fiquei bem curiosa a respeito da série. É uma que pode me motivar a voltar a ver seriados. É muito bom saber sobre a semelhança do elenco com os personagens reais. Obrigada pela indicação! Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    A série parece mesmo ter uma fotografia bonita, e acho que é bem o que vc destacou, o conteúdo histórico, verídico, certo? Bem, confesso: me interessei! XD

    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Assisti aos dois primeiros episódios dessa série e me apaixonei mas por falta de tempo não pude continuar. Assim como você nunca me interessei muito pela vida da família real, mas com a série surgiu toda uma curiosidade em torno da história e das regras e responsabilidades que os cercam. Sem falar que todo o trabalho feito com a série está maravilhoso e enche os olhos.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Não sabia que essa série era tão boa! Agora fiquei curiosa! Obrigada pela dica! Vou assistir! :*

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? Essa série está anotada a tempo na minha listinha do que ver, mas confesso que a falta de tempo não me ajuda a iniciar ela. Adorei saber que ela vai poder atender minhas expectativas. Estou apostando alto nela. Adorei!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Eu não tinha dado muita importância para a série, mas com a sua resenha até que é bem interessante, gostei.

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao meu blog.
Sua opinião é muito importante, mas se lembre que respeito é bom e eu gosto!
Seguiu? Deixa o link que eu sigo de volta. E também retribuo os comentários.

Obrigada por vir até meu cantinho!