F

03 agosto 2015

[Primeiras impressões] Dez coisas que aprendi sobre o amor


Título: Dez coisas que aprendi sobre o amor
Autora: Sarah Butler
Editora: Novo Conceito
Páginas: 256
Ano: 2015

Sinopse: Por quase 30 anos, quando a brisa de Londres torna-se mais quente, Daniel caminha pelas margens do Tâmisa e senta-se em um banco. Entre as mãos, tem uma folha de papel e um envelope em que escreve apenas um nome, sempre o mesmo. Ele lista também algumas coisas: os desejos e o que gostaria de falar para sua filha, que ele nunca conheceu. Alice tem 30 anos e sente-se mais feliz longe de casa, sob um céu estrelado, rodeada pela imensidão do horizonte, em vez de segura entre quatro paredes. Londres está cheia de memórias de sua mãe que se fora muito cedo, deixando-a com uma família que ela não parece fazer parte. Agora, Alice está de volta porque seu pai está morrendo. Ela só pode dar-lhe um último adeus. Alice e Daniel parecem não ter nada em comum, exceto o amor pelas estrelas, cores e mirtilos. Mas, acima de tudo, o hábito de fazer listas de dez coisas que os tornam tristes ou felizes. O amor está em todas as partes desta história. Suas consequências também. Sejam boas ou más. Até que ponto uma mentira pode ser melhor do que a verdade?

Recebi a degustação desse livro da Editora Novo Conceito, e pude apreciar os primeiros capítulos de Dez coisas que aprendi sobre o amor e, ter noção do que posso aguardar do livro. 

Os capítulos são alternados entre a narrativa em primeira pessoa de Alice e Daniel. Enquanto Alice sente-se frustada com dramas familiares, Daniel tem apenas uma pessoa em mente. Ainda é preciso ler mais para conhecer profundamente os personagens, mas nessas poucas páginas, dá para determinar qual será o foco dos sentimentos de cada um ao longo da história. Confesso que gostei mais da narrativa de Daniel, que é um tanto emotiva. A visão de Alice nos traz uma narrativa mais detalhada.

Acredito que posso esperar uma história boa e com algumas revelações ainda. A escrita da autora é gostosa e fluida e de certa forma poética. Dois personagens que parecem ter pouco em comum, mas que acredito que o destino irá juntar, e parece que dá para prever o que virá. Vou aguardar ansiosa para ler o restante dessa história.



Melhores quotes

"Esperava que você estivesse ali, que tivesse parado e perguntado se eu estava bem, mas você não estava; de qualquer modo, estou acostumado às pessoas não prestarem atenção." (p. 14) 
"Uma vez que tenha me apaixonado, acho quase impossível me desapaixonar; aprendi isso sobre mim mesmo. Não é algo que torne a vida mais fácil." (p. 15) 
"Ao me sentar na cadeira, ela range alto. Eu me mantenho imóvel. Ele não acorda. Quero tocar sua mão, mas ela está sob o lençol, por isso fico sentada olhando para meus próprios dedos — pilhas de anéis de prata, as unhas roídas demais." (p. 21) 
"Coloco-o numa caixa do correio e sonho, nessas noites, com o envelope sendo colocado numa caixa de correio e você se aproximando dela." (p. 28)


Agora as 10 coisas que eu aprendi sobre o amor


1) Ele pode transformar uma lágrima em sorriso, e um dia triste em um dia melhor;
2) Ele é, sem dúvidas, o sentimento maior e mais lindo do mundo;
3) Pode ser bem cruel, às vezes, mas sempre vai te fazer sorrir quando entregue verdadeiramente;
4) Ele não pode ser cobrado, e sim, sentido naturalmente;
5) Ele está presente em um simples gesto, que parece não fazer diferença nenhuma, mas faz;
6) Tem inúmeras formas;
7) Apesar de invisível, é uma necessidade, uma urgência, que todos precisam sem se dar conta;
8) Quando verdadeiro, não exige nada em troca;
9) Compaixão também é amor;
10) É divino.







20 comentários:

  1. Ah o amor!
    O sentimento tão profundo que nos faz realizar e sentir coisas antes inimagináveis!
    Ontem estava assistindo A culpa é das estrelas e tem uma passagem que realmente me toca e que eu acredito ser completamente verdadeira:
    " a gente não pode mesmo escolher não se ferir nessa vida, mas a gente pode escolher quem vai nos ferir"
    E essa é a verdade, o amor as vezes machuca e dói. Porém a pessoa que escolhemos para compartilhar nosso momentos verdadeiros faz com que tudo valha a pena!

    Bem em relação ao livro, eu gosto bastante dos livros que mudam o tipo de narrativa e nos traz duas pessoas contando sua história. Ainda mais quando as histórias em algum momento se entrelaçam!
    Vamos aguardar o lançamento.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. ja estou super instigada com essa história, a história de Daniel ja esta me fazendo lágrimas!
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. O tipo e livro que adoro, a capa me encantou logo de cara e a lista só me fez querer ler imediatamente.

    sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Letícia,
    Pela sinopse parece ser um livro com uma leitura leve, daqueles que rapidinho lemos.Amo história quando a leitura é gostosa e poética como foi dito por você. A capa é maravilhosa. E amei As 10 coisas que aprendi sobre o amor ! Ah o amor ! Espero conseguir lê-lo em breve.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. A premissa é ótima, eu já tinha lido sobre esse livro e gostei de cara.
    A primeira coisa que me chamou a atenção foi a frase do topo do livro, achei muito bonito. E sem contar na capa que é linda.

    ResponderExcluir
  6. Acho que vou gostar, o livro parece ser bem fofo. Depois de ler a sinopse e os quotes, fiquei muito interessada, apesar de não ler muito o gênero.

    ResponderExcluir
  7. fofinho essas 10 coisas que vc citou, acho que iria gostar do livro, um homem mais emotivo e uma mulher mais "detalhada" visao ampla, gosto assim sauhasuhsaukkk
    tonsdeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    O livro parece ser ótimo, recebi um e-mail sobre ele da NC, mas ainda não li as primeiras páginas. Essa capa é linda <3.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, Letícia.
    Parece ser um livro suave e bem romântico. A premissa não me ganhou muito, mas o último quote sim. Acho que leria. rs
    Gostei da sua lista sobre o amor.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  10. Achei essa capa linda!!! Já me deixou com muita vontade de conhecer a história.
    Acho muito legal quando os livros tem esses dois lados, duas narrativas. É ótimo ver o ponto de cada personagem. Existem vários livros que são narrados em primeira pessoa e que eu daria tudo para lê-los pelo ponto de vista de outro personagem rsrsrsrs.
    Espero que você goste quando ler o livro de fato.
    Beijos
    Quer Falar de livros?

    ResponderExcluir
  11. Dez coisas que aprendi sobre o amor parece ser uma história daquelas que começamos a ler e não querer mais parar. Adorei esses quotes, são lindos e só aumentou essa vontade de desfrutar dessa leitura. E muito -muito- fofo essa listinha que você citou sobre o amor. Amável!!
    Bjs Leticia!!

    ResponderExcluir
  12. Essa capa é muito linda, gostei muito dela!!!
    Achei a premissa muito boa, não conhecia a autora, mas já estou super curiosa sobre suas obras.
    Gostei de sua lista sobre o amor, eu não saberia expressar em palavras.

    ResponderExcluir
  13. Amei o quote da página 15, comigo acontece a mesma coisa. Esquecer é mais difícil, o que torna a vida bem mais complicada do que deveria ou realmente é. Enfim, esperando pelo lançamento desse livro que parece ser bem romântico. :)

    bju

    ResponderExcluir
  14. Oi Lê!
    Eu também recebi o e-mail da Novo Conceito! Agora estou super ansiosa para ter o livro nas minhas mãos e saber o resto da história!!
    Beijocas!
    Ps: Amei suas escolhas da Lista. Achei tão difícil fazê-las.
    umlugarparaleresonhar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Que capa bonita.
    Achei o quote da pagina 14 muito bom. Muitas vezes nos sentimos assim, o autor escreveu muito bem esse sentimento.
    Estou bem animada para conhecer esse livro.

    ResponderExcluir
  16. Fiquei super curiosa pra ler essa história, com certeza entrou pra minha lista de desejados.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Pelos quotes eu iria gostar da leitura, fiquei curiosa e é um livro que facilmente me emociona... a capa é linda!
    Achei super fofa a sua listinha sobre o amor, eu não conseguiria fazer hehe, beijos!
    islary34.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oie
    Eu já vi vários blos com essa mesma postagem coletiva e adorei as listas sobre 10 coisas que aprenderam sobre o amor.Pelo o que eu vi o livro tem um pouco de drama e estou evitando histórias assim ultimamente,quem sabe até o lançamento eu já não tenha mudado de ideia.

    ResponderExcluir
  19. Se essa capa já me deixava bastante curiosa dirá agora ha, ha. Curto bastante livros narrados em primeira pessoa. Aina mais quando alterna assim e podemos ter a opinião de mais de um personagem. E cara que quotes lindos são esses. Se só nas primeiras páginas já pode tirar todos eles dirá no livro todo <3

    Inquietudes Secretas

    ResponderExcluir
  20. Adorei as dez coisas que se pode aprender com o amor. Um sentimento tão nobre e sublime, mas que anda bastante vulgarizado. Adorei os quotes e ele já foi para os meus desejados!

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao meu blog.
Sua opinião é muito importante, mas se lembre que respeito é bom e eu gosto!
Seguiu? Deixa o link que eu sigo de volta. E também retribuo os comentários.

Obrigada por vir até meu cantinho!