F

17 agosto 2015

5 motivos para ler Khaled Hosseini




Oi galera!
Quem me conhece sabe o quanto eu amo de paixão os livros do Khaled Hosseini. 0/ Então, acho que esse post vai ficar meio suspeito. Passei a admirar a escrita do autor com seu primeiro livro, o best-seller "O caçador de Pipas", e depois de ler "A cidade do sol", já estava totalmente rendida. Seu terceiro livro, "O silêncio das montanhas", também é incrível, apesar de ser a obra dele que menos gostei, acredito que quem conheça os livros anteriores dele, irá entender toda o amor que ele coloca na escrita. Estou aqui para mostrar e, quem sabe convencer, de que vale a pena ler os livros de um autor que é puro amor.


  • 1. Histórias silenciadas - O que conhecemos sobre o Afeganistão? O que ouvimos nos jornais da TV? A gama de informações que recebemos, talvez, não seja suficiente para entendermos tudo. É aquela tal coisa: toda história tem dois lados. Muitas e muitas histórias estão escondidas por traz de um véu, ou de uma aldeia destruída. Khaled traz personagens fictícios, mas com histórias reais. As experiências vividas pelos personagens, como inúmeras torturas, períodos de guerras e injustiças às mulheres muçulmanas, apesar de fictícias nas obras do autor,  são as vozes silenciadas do Afeganistão, diante de um regime covarde e desumano como o Talibã. Ler Khaled Hosseini nos mostra  o quanto conhecemos pouco do oriente. 


  • 2. Conhecimento cultural - Tendo nascido em Cabul, no Afeganistão, Khaled se mudou para a França aos 11 anos com sua família. Ao retornar ao Afeganistão em 2003, já adulto, ele diz ter se sentido um turista em seu próprio país, e de certa forma culpado por ter escapado da invasão soviética e das guerras subsequentes. Talvez, está sua ausência em seu país, tenha lhe inspirado a escrever histórias, que tenham como plano de fundo os momentos históricos e tristes que assolaram o país. Seus livros exalam cultura! Suas três obras trazem conhecimentos sobre os costumes e hábitos de um cidadão de Cabul na sociedade, e o lugar de cada um. O caçador de Pipas, por exemplo, tem um contexto histórico desde a monarquia até o colapso do regime Talibã, além de conflitos étnicos. Talibã. Não há como criar personagens afegãos sem falar do talibã. Mais uma marca registrada em todos seus livros! 


  • 3. Personagens fortes - Motivo inegável! Seus personagens são totalmente marcantes e ficam em nossa mente por muito tempo, e na minha, ouço dizer, para sempre. O caçador de Pipas nos apresenta dois meninos que cresceram juntos e são amigos, apesar das diferenças étnicas. A amizade vinda de Hassan é leal e indescritível, deixando-nos incomodados com a covardia de seu amigo Amir. E, para quem ainda não sabe, esse livro foi inspirado em um menino da etnia hazara, que trabalhava na casa do autor. Culpas e desencontros marcam essa obra prima de Khaled. Já em A cidade do sol, conheci as personagens mais marcantes da literatura - Mariam e Laila. Duas mulheres completamente diferentes, mas iguais em sofrimento e solidão. O destino pode ser imensamente cruel em tempos de guerras - mas especialmente para as mulheres. Em O silêncio das montanhas temos uma mescla de personagens, também inesquecíveis, que compartilham algo em comum em suas relações com o Afeganistão. 


  • 4. Autor, médico, e que não está alheio ao sofrimento de "seus personagens" - As guerras deixaram o Afeganistão com milhões de refugiados, e a Fundação Khaled Hosseini presta assistência humanitária a milhares de pessoas. Ela ajuda principalmente mulheres e crianças, trazendo além de abrigo, educação e saúde. Khaled afirma que as pessoas que são inspirações para seus personagens, precisam ser ajudadas, pois são reais e, ele se sentiu no dever de fazer algo por elas. Agora eu penso: histórias e personagens incríveis, uma escrita maravilhosa e enriquecedora e um autor que é puro amor. Eu deveria parar por aqui? Não, é agora que vem o maior motivo para amar as obras de Hosseini e admirá-lo.

  • 5. Sobre o amor e humanidade - Uma guerra nunca é fácil, mas uma guerra na pobreza e em um país que impõe a religião a qualquer custo, é pior ainda. Em todo esse cenário que já citei, com referências culturais, histórias silenciadas com personagens marcantes, os livros de Khaled são cheios de inúmeros sentimentos, de compaixão, amor, ódio... O autor trata das humanidades de uma forma que consegue arrancar lágrimas. A vida no Afeganistão não é fácil, não só para as mulheres, que sofrem as maiores injustiças, mas para as crianças e até para os homens. Todas suas obras abrangem a realidade nua e crua de seu país, e traz um sofrimento quase palpável em cada página. Emociona, toca, causa repúdio, tristeza e até alegria, pois sempre existe a esperança. O primeiro motivo, eu diria, que me fez amar o autor desde o primeiro livro.
















34 comentários:

  1. Olá, Leticia.
    Adoro a escrita do Khaled e concordo plenamente com os cinco motivos listados por você. Aliás, dois desses motivos são os que mais me chamam a atenção na escrita dele: os personagens fortes e o aprofundamento na cultura local nas obras.
    Adorei a postagem!

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  2. Confesso que tenho O caçador de pipas há 07 anos e nunca li.
    total vergonha
    Vou me empenhar e tentar ler esses dias.
    Adorei as razões.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. senta com um lencinho do lado.Vc irá se derreter de chorar...

      Excluir
  3. Gente, que tudo esse autor, não conhecia a história dele e nem o ouro livro citado, só conhecia O Caçador de Pipas. Entendi o seu amor pelo autor e por sua escrita. Assim que puder irei ler O Caçador e mais obras dele.

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Leticia!
    Ainda não li nada do autor! kkkkk Faz alguns anos que lembro de ter pego emprestado, mas não me empolguei tanto e nunca terminei de ler. Acho que talvez hoje em dia eu curtisse mais do que na época, meu gosto por livro se apurou mais, sabe? Naquele tempo só lia infanto juvenil e devo ter estranhado um pouco. Acho que vou dar uma nova chance ao autor u.u
    Abraços,
    Duda - www.mylittlewonderland.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não li nenhum livro desse autor, mas já ouvi muito falar sobre suas obras.
    Gostei dos seus motivos, vou tentar ler futuramente algum livro desse autor.

    ResponderExcluir
  6. uau, adorei vou comprar esse livro pra ler com certeza

    ResponderExcluir
  7. uau adorei sua resenha quero ler com certeza !
    http://cantinhoparalivro.blogspot.com.br/2015/08/resenha-ultima-chance.html

    ResponderExcluir
  8. Oi Leticia,

    Ainda não tentei ler nada desse autor. Primeiro porque não é do meu gênero favorito. Sou mais adepta a fantasia. Depois porque fico dias repensando na história, quando ela é triste ou tem finais tristes. Sei que as histórias dele envolvem temas mais sérios e por isso me esquivo delas.
    Mas adorei seu post, você realmente me convenceu que preciso ser alguma coisa, um dia.
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Eu assisti ao filme O Caçador De Pipas a muito tempo, mas mal lembro da historia.
    Eu nunca li nenhum livro desse autor mas já ouvi muitos elogios, falam que suas obras são muito bonitas, que não tem como não se emocionar.
    Pretendo ler o livro A Cidade Do Sol futuramente.

    ResponderExcluir
  10. Eu ainda não li nenhum livro desse autor mas achei muito bom os seus motivos.
    Se eu não me engano, tenho o livro A Cidade Do Sol, assim que tiver um tempinho vou pega-lo para ler.

    ResponderExcluir
  11. Oi,
    Ainda não conhecia o autor, mesmo tendo ouvido falar sobre O caçador de Pipas e O silêncio das montanhas.Os 5 motivos que você citou para ler um livro de autoria dele me chamou muita atenção. Gosto de livro que me fazem conhecer mais sobre outras culturas e o fato de ter personagens marcantes, que não saem da nossa mente, me fez ficar com uma grande vontade de conhecer os trabalhos dele. Tenho que dizer que você conseguiu me convencer a dar uma chance a ele.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. nem conhecia o autor, pelos motivos que vc apresentou ate me interessei por suas obras..

    ResponderExcluir
  13. Eu só li o Caçador de Pipas :(
    Lembro que na época que li minha irmã já estava lendo "A Cidade do Sol" e disse que o primeiro livro era BEM melhor, eu acabei influenciada e nunca peguei no Cidade pra ler. Mas quero mesmo um dia voltar a degustar a escrita do Khaled, ele é um dos melhores escritores da atualidade e merece ser reconhecido (ainda mais quando a cultura norte-americana domina quase tudo globalmente ¬¬)

    beijos!
    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  14. Eu não gosto muito deste estilo de livros, então nunca li nada do autor. Já ouvi falar do Caçador de pipas, mas, honestamente, não sei se eu teria ânimo de ler algum dia. Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Ola Letícia!!

    Amo Khaled Hosseini...li O Caçador de Pipas e A Cidade do Sol, o seu terceiro livro ainda não tive oportunidade de lê-lo , mas quero muito!!
    Não conhecia essas curiosidades sobre o autor...nem que ele tinha uma fundação que presta assistência humanitárias...aí que a gente fica mais apaixonada pelo autor né?
    Parabéns pelo post..por nos mostrar o quão gente do bem ele é... antes fosse que muita gente se espelhasse em sua história!!

    Beijos, Bá.
    http://cafecomlivrosblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Leticia!
    Sou suspeita para falar, pois apesar de ter lido só um livro do autor, O Caçador de Pipas, virei fã da maneira dele de escrever e contar histórias. Tenho Cidade do Sol e O Silêncio das Montanhas aqui, só estou aguardando uma brecha na minha fila de leituras de parcerias para poder encaixá-los.
    Adorei o post e poder conhecer mais sobre o autor.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  17. Amiga eu nunca li nada desse autor.
    Eu quero conhecer ainda algum livro dele, mas por enquanto
    estou focada nos meus, porque já tenho aos montes aqui. Mas gostei da sua postagem.
    Foi muito bacana saber um pouco mais e também os pontos positivos no qual devemos ler os livros.
    Eu vou ler sem sombra de duvida, até porque quero conhecer as obras, mas o problema pra mim é TEMPO agora. =x

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/08/resenha-procura-se-um-marido.html

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Eu ainda não li nada do autor, mas já assisti ao filme "O caçador de Pipas" e foi tão forte e intenso que fiquei com medo de fazer a leitura.
    Mas depois de seu post, vou atrás dos livros dele.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Os motivos citados são plausíveis. É enriquecedor quando um autor consegue transmitir realidade em suas obras, ainda mais quando se trata de temas os quais conhecemos somente as versões que a TV nos mostra. Confesso que nunca li nenhuma obra do autor, mas tenho vontade de conhecer o Caçador de Pipas. Beijos, Érika

    ~www.queroseralice.com.br~

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bem?

    Eu acho que você vai me matar. Mas nunca li nada dele. E o livro que tinha dele, eu dei. kk Não sei porque não sinto vontade de lê-lo ainda. Mas adorei os motivos para ler. Muito convincente. Talvez leia daqui para o fim do ano. haha

    beijos

    http://www.livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Amoooo o Khaled, apesar de ter lido apenas um de seus livros. O Silêncio das Montanhas foi uma leitura simplesmente MARAVILHOSA! Intensa, inteligente, bem construída... Quero muito ler seus outros livros, principalmente A Cidade do Sol :D

    ResponderExcluir
  22. Oie! Tudo bem?

    Confesso que comecei a ler "O caçador de pipas" quando era mais nova e larguei a leitura. Lembro-me de ter achado a leitura um tanto quanto pesada. Hoje vejo que naquela época realmente a obra não era para mim, imatura para entender a grandeza da escrita do autor. Achei esse post imensamente fofo! Descobri várias coisas sobre o autor como, por exemplo, que ele é médico. E realmente... as questões levantadas acerca do Afeganistão são muito pertinentes. Pretendo ler mais coisas do Hosseini.

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  23. Não tem como não conhecer esse autor né? Mas infelizmente não consigo ler as histórias dele mesmo morrendo de você justamente pelos temas meio fortes, não sei :/
    Mas eu adorei a ideia do seu post...


    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  24. Olá; se eu já não estivesse com muita vontade de ler um livro do autor, certamente você teria me convencido agora! Amei o post.

    ResponderExcluir
  25. Acho os motivos 1, 2 e 5 bem ligados, e é exatamente o que você expôs neles que me fez achar a escrita do autor cansativa. Não consegui terminar O caçador de pipas, pretendo tentar de novo, já que faz anos que fiz a primeira tentativa... mas, sinceramente, não é meu tipo de livro, cada um tem um gosto mesmo.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  26. Oi, Leticia!
    Amei os motivos listados. Uma amiga, a Amanda do Expresso de Nárnia, também fez um post assim. Os motivos que vocês apresentaram me convenceram a conhecê-lo. Parabéns!
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando || Livre-se você também!

    ResponderExcluir
  27. Nossa....são cinco motivos mais do que importantes, para um livro ser atrante ao publico. Você escreve super bem. Parabéns.bjsss
    www.katiamagal.com

    ResponderExcluir
  28. Nunca li nenhum livro de Khaled Hosseini, mas sempre ouvi muitos elogios de suas obras, principalmente O caçador de pipas e A cidade do Sol.
    Por tantos motivos positivos, como seus personagens fortes, de transmitir tantos emoções para o leitor, por cenários detalhados e claro, uma escrita incrível, impossível não querer ler, fazendo até aqueles que não gostam desse gênero fugir de sua zona de conforto.
    Adorei conhecer mais desse autor, e já estou a procura de seus livros.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  29. Nossa adorei seu post,eu não sabia nada sobre esse escritor ainda mais que ele tinha nascido no Afeganistão.Eu já pensei em ler o caçador de pipas mas um certo grupo de pessoas me falaram que o livro não era bom e a leitura corria super lenta então acabei desistindo,mas depois que tudo que li agora fiquei curiosa sobre suas obras e sem dúvidas vou dar uma chance a ele.

    ResponderExcluir
  30. Nem precisa cara. Eu já li o caçador de pipas e super adorei. Me emocionei de verdade com a história, então já pode imaginar o quanto curto o autor. Mas apesar disso ainda não tinha ouvido falar desses outros livros dele, mas logo vou comprar. Já necessito.

    Inquietudes Secretas

    ResponderExcluir
  31. Adoro esse autor. Ele tem uma capacidade surreal de transmitir histórias verossímeis e maneira emocionante, que fazem o leitor se identificar com elas e viver a vida daqueles personagens. Amei vê-lo aqui.

    ResponderExcluir
  32. Oiii Letícia!
    Realmente esse cara escreve pra valer e de coração. Infelizmente só li caçador de pipas, mas já inclui na lista "Cidade do Sol" e "O Silêncio das Montanhas". Com certeza terá muito conhecimento envolvido!

    ResponderExcluir
  33. Oi Letícia, tudo bom?
    Já li O Silêncio das Montanhas e O Caçador de Pipas, dois livros que me envolveram profundamente. Gostei muito do seu top 5 e realmente as obras do autor exalam pura cultura. Ele nos leva para a cultura do Oriente Médio onde tudo acontece sem glamour ou humanidade. O Silêncio das Montanhas, por exemplo, é um livro repleto de reviravoltas que me cativou. Não sabia que o autor tem uma fundação.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao meu blog.
Sua opinião é muito importante, mas se lembre que respeito é bom e eu gosto!
Seguiu? Deixa o link que eu sigo de volta. E também retribuo os comentários.

Obrigada por vir até meu cantinho!