F

11 março 2015

[Primeiras impressões] A mais pura verdade



Título: A mais pura verdade
Autor: Dan Gemeinhart
Editora: Novo Conceito
Ano: 2015

Sinopse - Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha. Mas, em certo sentido um sentido muito importante , Mark não tem nada a ver com as outras crianças. Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram. Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier.Nem que seja a última coisa que ele faça. A Mais Pura Verdade é uma história preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável.



A mais pura verdade conta a história de Mark, que é apenas uma criança, mas já possui uma doença que ninguém deseja ter: câncer. O livro começou fazendo um mistério sobre isso, mas ao decorrer das páginas vamos percebendo o que levou o garoto a pegar sua mochila, algum dinheiro e seu cachorro Beau, e fugir de casa. Mark deseja realizar um sonho antes de morrer, e para isso deixou sua família para trás e embarcou rumo ao seu destino. O que ele não imaginava é que teria muitos obstáculos pela frente.

A narrativa de Dan é muito fluída e descontraída. Gostei de como a história foi conduzida até agora, e terminar o sexto capítulo me deixou com um gostinho de quero mais. Os capítulos são intercalados entre o que está acontecendo com Mark, e outros nos levam até a casa de seus pais e de sua melhor amiga, para acompanharmos como estão reagindo a fuga de Mark.

Quando descobri do que se tratava a história, pensei: um garoto com câncer? Uma capa azul? Seria coincidência? A verdade é que os autores também tem criado mais ultimamente, histórias de adolescentes com câncer, e as editoras por sua vez, estão usando os mesmos tons de azul. Mas de qualquer forma eu gostei muito da arte da capa, pois achei muito fofa. Nesta primeira impressão, a revisão estava impecável. 

Sobre o personagem principal, ele é muito orgulho e dificilmente quer aceitar a ajuda de alguém, mesmo quando sua caminhada poderia ter sido mais fácil se tivesse aceitado. Depois que terminei de ler esses primeiros capítulos fiquei observando a capa, e fiquei imaginando se Mark iria se perder de seu cachorro Beau em algum momento. Pelo menos tive essa impressão, espero estar enganada! Essas foram as minhas primeiras impressões sobre o livro, e acredito que vem muita coisa boa ainda pela frente.

Nota que daria até agora: 4/5

Quotes:
'' Talvez fosse verdade, mas eu não gostava de como minhas palavras soavam mais maldosas do que fortes. Toquei o vidro frio com os dedos, olhando ao longe a casa vazia para a qual meus pais voltariam.'' (p. 13)
''O amor de Beau, de alguma maneira, trouxe a tona toda a minha tristeza reprimida. Mordi o lábio e olhei para fora da janela, para a escuridão, tentando me lembrar da última vez em que estive feliz.'' (p. 25)

Siga o blog nas redes sociais:
 Facebook  |  Skoob  |  Twitter  | Youtube | Instagram

13 comentários:

  1. Oi Le!
    Preciso que meu exemplar chegue logo rs
    Só vejo boas primeiras impressões e a sua me deixou com uma vontade maior ainda.
    A Novo Conceito já enviou, mas meu endereço é ótimo para localização, hahahaha
    Beijos

    Blog Coisas da Juu

    ResponderExcluir
  2. Olá, Leticia.
    Eu também imaginei a mesma coisa quando vi a capa azul. Mas quando a Naty leu, me disse que há muitas diferenças. Talvez a capa azul tenha sido estratégia.
    De toda forma, quero muito conhecer o que Mark tem para contar. Parece fascinante.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de março. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  3. Li tantas coisas positivas sobre esse livro, e estou cada dia mais ansiosa para ler. Quero muito saber como termina essa história emocionante e cheia de surpresas.

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br
    @rs_juliete

    ResponderExcluir
  4. Oi Lê tudo bem ?

    Tanta gente falando bem do livro seja pelas primeiras impressões e do livro todo que não tem como se animar e querer ler, pretendo ler esse fim de semana vamos ver se consigo!

    Beijos

    www.livrosecocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  5. Amiga sinceramente tenho que confessar que já meio que enjoei de ver tantas primeiras impressoes e acho que se fizerem para o I LOVE MY BOOKS com certeza não vou ler, porque parece que já sei a história de cor. Mas mesmo assim gostei de tudo que você falou e me interessei bastante, até porque já estou com o livro em mãos e vou ver se faço uma maratona por esses meses da Novo Conceito e da RECORD. Espero conseguir =D

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/03/resenha-perdendo-me.html

    ResponderExcluir
  6. Leticia, já li tantas resenhas e primeiras impressões que já não me aguento mais de curiosidade. :/
    Pior que estou com a amostra, mas não quero ler, porque sei que vou ficar muito ansiosa para ler. rsrs
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  7. Nossa estou super curiosa por esse livro, já li alguns comentários ótimos em outros blogs, esse livro pelo jeito vai ser um sucesso!
    Beijos!
    islary34.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Recebi essa prévia, porém não li por estar muito cheia de livros de parceria e por não querer interromper a leitura 95 páginas depois e não ter mais previsão de continuar a ler o livro.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Esse livro parece ótimo. Já vi muita gente falando bem dele, então creio que será um verdadeiro sucesso. Gosto muito da capa e do tema que ele aborda. Acho que vou gostar.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Letícia!
    Li também a degustação enviada pela NC e essa semana chegou o livro, vou terminar a leitura para resenhar.
    Adorei! Muita amizade e determinação de Mark.
    Um final de semana de amor e paz!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Saudações Lady Leticia,
    Só depois da sua menção que me dei conta da "coincidência" das capas.
    Até agora só li criticas positivas do livro, e quero lê-lo. Mas vou empurrar para o final da fila, porque já imagino a ressaca que virá depois!

    Venha visitar o Castelo
    Att
    The Queen’s Castle, Ana P. Maia ♛
    http://booksandcrowns.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Leti, esse livro parece ser maravilhoso! São tantos os comentários positivos! Preciso de granaaa pra ontem! hahah Beijoo,

    Lua

    psicoselliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito da prova do livro, Mark é um menino muito inteligente e com seu amigo Beau tudo parece ser melhor. Acho que ainda tem muita aventura pela frente, quero muito acabar de ler
    Tudo que Motiva

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao meu blog.
Sua opinião é muito importante, mas se lembre que respeito é bom e eu gosto!
Seguiu? Deixa o link que eu sigo de volta. E também retribuo os comentários.

Obrigada por vir até meu cantinho!