F

07 março 2015

Dicas de livros: Dia internacional da mulher

Oi pessoal!

Pensando no Dia internacional das mulheres, o que não faltam são dicas de livros que estejam relacionados a uma personagem feminina marcante, corajosa e guerreira! Essa postagem é especial para este dia. Vou falar de alguns livros que li e também de outros que ainda quero muito ler.

Clique no titulo do livro para ler a resenha




Mulheres Guerreiras - Este livro é uma ótima pedida para quem gosta de mulheres fortes e determinadas. Todas podemos buscar a felicidade, mesmo diante de conflitos pessoais, ou da correria do dia-a-dia. Este livro passa muita reflexão sobre o valor de uma mulher guerreira. Com uma narrativa clara e fluída, e por vezes, fazendo a descrição de sua própria vida, Fátima nos envolve e nos encanta! 

A casa das sete mulheres - Acredito que este seja um livro do conhecimento de todos, ou pelo menos da grande maioria. Mesmo quem ainda não leu, certamente ouviu falar, ou assistiu a minissérie. O que posso dizer dele é que a leitura é extremamente envolvente. As mulheres que conhecemos tem que suportar a dor de um amor não correspondido, a perda de um marido ou irmão para a guerra, e a longa espera em suas casas, com a esperança de que seus homens irão voltar vivos.

Uma burca por amor - Sem dúvidas umas das leituras que mais amei. Uma mulher com uma burca na capa de um livro já me diz que a história promete. Maria Galera foi para mim uma personagem marcante. Com uma personalidade forte e independência que sempre teve, ela é submetida as leis rígidas do Afeganistão, país de seu amado marido. Por amor ela enfrentou meses de angustia e sofrimento.


A cidade do sol - Como falar de mulheres fortes e não falar do livro A cidade do sol. Mariam e Laila foram duas personagens muito marcantes, e todos deviam ler este livro. Uma história um pouco parecida com a de Maria de Uma burca por amor, quando se trata da cultura de um país. Elas foram submetidas a um casamento em que eram maltratadas e obrigadas a seguir todas as vontades de um marido controlador. As emoções sentidas nesse livro são quase palpáveis. Será que a história dessas mulheres é mesmo fictícia? 

Memórias de uma gueixa - Sayuri é outra personagem inesquecível para mim. Sem saída, ela vê o destino a levar a uma vida totalmente diferente do que imaginou para ela. Apesar do luxo e de homens querendo agradar o tempo todo, ser uma Gueixa não era fácil. Presa ao seu vestuário e a maquilagem, uma mulher poderia não viver o amor intenso que sempre almejava.  

Beijos de Areia - Mais uma mulher forte e que sofreu muito foi Laia. Escondendo um grande segredo, ela se vê nas mãos de sua "família", e é impedida de ser livre. As opressões impostas na cultura do Oriente, nem sempre estão dentro da lei, e as mulheres são as maiores vitimas. Laila terá que ser muito corajosa para enfrentar os segredos de seu passado, e conquistar a liberdade!


Outros livros que ainda quero ler

E para vocês, quais as personagens femininas mais marcantes?

História do 8 de março - No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU(Organização das Nações Unidas). Fonte

Siga o blog nas redes sociais:
 Facebook  |  Skoob  |  Twitter  | Youtube | Instagram

17 comentários:

  1. Leticia você é incrível nas suas opiniões, na sua percepção de tudo, do todo. Te admiro demais sabia? Nunca te esquecerei e ainda vou citá-la em meus vários livros e outras cositas mais que estão por vir. Obrigada pelo apoio e pela torcida e por acima de tudo ser uma linda mulher guerreira. Estou torcendo muito por você viu? ;)

    ResponderExcluir
  2. Oiii
    Dos livros citados, li apenas "A cidade do sol" e é um livro realmente incrível. Fiquei curiosa com a maioria deles. Já tem tempo que quero ler "Memórias de uma Gueixa". Acho a cultura deles muito rica, embora reduzam a mulher a quase nada. É sempre bacana conhecer livros com personagens femininas fortes.
    Um grande beijo

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir
  3. Cidade do Sol <3333
    A casa das sete mulheres! Fiquei com muita vontade de ler. Acho que já tinha ouvido falar que era um livro, mas não lembrava...
    Amei seu post! Excelentes indicações :)

    Beijooos!

    Blog >>> kissofgloss.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Só Deus sabe como faz tempo que desejo Memórias de Uma Gueixa, desde que vi o filme.
    Aos demais, não li nenhum, inclusive não tenho nem muito interesse. Mas com certeza devem ser livros com personagens femininas fortes. Amei o post.

    bjos
    DAMA DE FERRO

    ResponderExcluir
  5. Letícia!
    Adorei as dicas em data tão importante para nós.
    Li apenas Malala e é o maior exemplo de mulher que luta por seus princípios, mulher/menina guerreira e forte.
    “A mulher é um efeito deslumbrante da natureza.”
    Feliz dia da mulher!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Não li nenhum, Lê.
    Mas o Marcos já leu o primeiro livro da sua lista.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 3 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, já li dois da lista. Mulheres Guerreiras e A Cidade do Sol. Indico ambos, sem dúvidas.

      M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de março. Você escolhe o livro que quer ganhar!

      Excluir
  7. Oi Le! Não li nenhum destes livros, mas Julieta é um que tenho muita vontade de conhecer a trama. Feliz Dia da mulher.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Ótimas indicações, adoro o seu blog <3

    ResponderExcluir
  9. Adoro memórias de uma gueixa :333 o filme é perfeito

    eu te segui, poderia seguir de volta? Eu faço templates grátis e por encomenda, você vai adorar, dá um olhadinha :3
    Leitoras Ocultas

    ResponderExcluir
  10. Acredita que ainda não li nenhum desses livros? Vou colocar alguns na minha lista, com certeza. Obrigada pelas dicas.
    beijos!

    ResponderExcluir
  11. Adorei as dicas de livros... já li A Casa das Sete Mulheres, gostei demais, é muito bom... fiquei querendo ler alguns da sua lista!
    Beijos!
    islary34.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Impossível esquecer A Casa das Sete Mulheres, obra de nossa xará! Depois de sua indicação, quero muito ler Uma Burca por Amor. E Eu Sou Malala está na lista há tempos: adoro esta menina corajosa :)
    Beijos!

    www.diarioquaseescritora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Leticia, eu ainda não li nenhum dos livros que você citou, mas adorei as dicas e já anotei para poder ler no futuro.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oie, tudo bom?
    Eu queria muito ler A Cidade do Sol, pois é o único livro da autora que eu não li ainda. Ele tem uma escrita envolvente e emocionante. Também quero ler Eu sou Malala porque ela é um exemplo de garota.
    Feliz dia internacional das mulheres atrasado para nós.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Desses só li A Cidade do Sol e gosto muitoooooo desse livro, é lindo!
    Tudo que Motiva

    ResponderExcluir
  16. Vi o filme Memórias de uma Gueixa e é realmente maravilhoso! A Casa das sete mulheres é outro que conheço só a adaptação, e até hoje, é uma das minhas minisséries favoritas. Mas, como já conheço as histórias, não animaria de ler os livros.
    Dos outros, tenho vontade de ler Mulheres Guerreiras e Escravas da coragem
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao meu blog.
Sua opinião é muito importante, mas se lembre que respeito é bom e eu gosto!
Seguiu? Deixa o link que eu sigo de volta. E também retribuo os comentários.

Obrigada por vir até meu cantinho!