F

24 dezembro 2014

Trecho de livro [5] - Canção de Natal



Sinopse:  'A Christmas Carol' de Dickens (1843) — ilustrado por Quentin Blake. Grande clássico natalino de todos os tempos. "Depois de visitar a sua vida passada, presente e futura, pela mão de três Espectros, o velho sovina Scrooge nunca mais foi o mesmo. Agora ele só queria uma coisa — mudar. Queria ser outro e alterar o futuro. Seria possível?"



Trecho 

Scrooge aproximou-se dele novamente e, tentando adivinhar por que e para onde estavam indo, viu-se diante de um portão de ferro. Antes de entrar, olhou ao redor.

Um cemitério. Era ali, portanto, que o desgraçado cujo nome ia ficar sabendo agora repousava debaixo da terra. O local era respeitável. Cercado pelas paredes dos edifícios; tomado pela relva e pelas ervas daninhas, sua vegetação apontava para a exuberância da morte, e não da vida; engasgado com o excesso de sepultamento; gordo de tanto fartar o apetite. Um local respeitável! 

Em pé no meio dos túmulos, o Espírito apontou para um deles. Trêmulo, Scrooge se aproximou. O Espectro estava idêntico ao que era antes, mas Scrooge tinha medo de encontrar um novo significado em sua forma solene. 

- Antes de olhar para essa lápide que você aponta - disse Scrooge -, responda a uma pergunta. Essas são as sombras das coisas que Serão, ou apenas as sombras das coisas que Poderão ser? 

O Fantasma continuou apontando para baixo, para o túmulo junto ao qual se encontrava.

- As trajetórias da vida dos homens acabam encobrindo certos objetivos em direção aos quais, se eles perseverassem, seriam conduzidos - disse Scrooge. - Mas se essas trajetórias são abandonadas, os objetivos se modificarão. Suponho que seja isso que você tem procurado me mostrar.

O Espírito, como sempre, permaneceu impassível.

Com dificuldade, Scrooge acercou-se ao túmulo, tremendo muito; e, seguindo com o olhar a direção para a qual o dedo apontava, leu, na lápide do túmulo abandonado, seu próprio nome, EBENEZER SCROOGE. 

- Então era eu aquele homem na cama? - gritou, caindo de joelhos.



Trecho do livro Canção de Natal, de Charles Dickens (p. 134) 



Esse livro é simplesmente perfeito! Minha releitura de sempre!! Recomendo muito nessa época natalina. Espero que tenham gostado do trecho.

Um feliz Natal a todos vocês!

Siga o blog nas redes sociais:
 Facebook  |  Skoob  |  Twitter  | Youtube | Instagram





4 comentários:

  1. Que mega sombrio, Lê. Adorei o trecho e o suspense, fiquei curiosa para saber a história toda. Eu nem conhecia o livro, na verdade.
    Li um livro para resenhar amanhã no Natal, mas confesso que queria ter lido esse aí, parece muito bacana.
    Amanhã você verá qual eu li e o que achei dele. Meeeeeeega suspense também, igual você fez comigo. A diferença é que você descobrirá amanhã e eu só descobrirei quando achar esse livro e ler HAHAHA.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 6 livros para escolher, kit de marcadores e 3 ganhadores.

    ResponderExcluir
  2. Ué, conseguiu acessar a internet mulher?
    Eu fico feliz, até porque vc disse que não tem nada pra fazer onde vc tá (risos)
    Mas espero que esteja bem e espero que vc tenha separado a resenha também para postar no I LOVE MY BOOKS. Mas fique tranquila, porque qualquer coisa eu posto pra vc. Mas deixa nos rascunhos pra mim ok?

    Agora falando da sua postagem, tenho que confessar que sempre quis ler a história de Scrooge, porque eu acho uma história muito significativa para o NATAL. É lindo pra falar a verdade. Acho que é um dos meus desenhos preferidos. Enfim...Espero ter a chance de ler o livro também. Mas gostei das passagens que vc colocou. Meus parabéns minha amiga.

    Olha eu espero que vc tenha um BOM NATAL e um ótimo ANO NOVO com todos que ama viu?
    E hoje a noite estarei usando a minha correntinha o/

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oii.. Gostei de todo esse mistério, me interessei pelo livro.
    Beijoss
    estantedorefugio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, querida Letícia
    Um abençoado Natal...
    Bjm festivo e natalino

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao meu blog.
Sua opinião é muito importante, mas se lembre que respeito é bom e eu gosto!
Seguiu? Deixa o link que eu sigo de volta. E também retribuo os comentários.

Obrigada por vir até meu cantinho!