F

11 julho 2014

Por que ler é tão importante?


Navegando na net, achei um texto bacana, que muito nos interessa. Por que é tão importante ler? E todos os benefícios que ler constantemente traz a nossa vida e saúde. Isso me fez lembrar a época da escola. Tinha uma professora de Língua Portuguesa que dizia: "A diferença de quem tem o hábito de ler e de quem não tem são gritantes! Podemos notar isso em uma redação por exemplo." Não sei porque, mas nunca esqueci isso, talvez por ser uma grande verdade! Leiam e vejam se identificam-se!!



Confira 5 motivos que explicam por que ler é importante:

1. Falar sobre diversos assuntos
Ao ler com frequência, você passa a ampliar seu conhecimento sobre diversos tipos de conteúdo, desde fatos reais até histórias de ficção. Com isso, você expande sua capacidade de compreensão e se torna capaz de trazer assuntos diferentes às conversas, o que provavelmente fará com que você se sinta mais criativo.

2. Encontrar empregos melhores
Com um conhecimento mais amplo sobre diversos assuntos, você terá mais chance de ser bem-sucedido com as oportunidades de emprego encontrar. Uma pessoa culta que mostra ter vontade de manter-se aprendendo constantemente tem mais chances de se destacar entre os candidatos a uma vaga, conquistando os recrutadores.

3. Melhorar a memória
Quanto mais livros você ler, maior será sua compreensão. Ao entender a importância de um assunto e o motivo pelo qual ele é importante, você se lembrará dele com mais clareza, fazendo com que sua memória seja aprimorada.

4. Aprimorar a capacidade de aprendizado
Se você costuma ser desatendo ao realizar suas tarefas, passar a ler mais pode ajudar. Seu interesse por assuntos diversos aumentará e você se sentirá mais motivado a procurar por novas informações, aprimorando seu aprendizado.

5. Diminuir o estresse
Realizar diversas tarefas ao mesmo tempo devido à falta de atenção é uma atitude estressante, principalmente porque essas atividades fragmentadas normalmente são concluídas de maneira incompleta e inadequada. Como a leitura aumentará o seu foco, você deixará esse hábito de lado, fazendo com que você se sinta mais relaxado por ter mais concentração, assim como acontece na meditação.




Você sabia?
Na Roma antiga, o verbo "ler" - do latim legere - além de ler, também podia significar "colher", "recolher", "espiar", "reconhecer traços", "tomar", "roubar". Para os romanos, então, ler era muito mais do que simplesmente reconhecer as palavras e frases dos outdoors de uma avenida, dos índices de desempregos noticiados nos jornais, do discurso político de um candidato à presidência da República, de um poema ou de um conto, de um romance ou de um filme.
Ler é compreender os discursos, mas também é completá-los, descobrindo o que neles não está claramente dito. Talvez "recolher" seja buscar as pistas que o texto tem, "espiar" seja distanciar-se um pouco e não de imediato aquilo que está sendo proposto, "tomar" e "roubar" talvez queira dizer estar prontos a captar, capturar, se apropriar daquilo que está escondido nas entrelinhas de um texto.
Fonte: Uol

Siga o blog nas redes sociais:
                                          Facebook  |  Skoob  |  Instagram  |  Twitter  | Youtube





8 comentários:

  1. Oi Leticia :)

    Adorei o post, muito interessante.

    Eu concordo que ler te deixa mais culto e, além disso, capaz de falar sobre diversos assuntos sem mergulhar na ignorância, como muitas pessoas fazem. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo Gabriel e adorei o texto também.

      Excluir
  2. Adorei, Letícia e não sabia sobre essa informação dos romanos. Achei incrível. Genial!

    M&N | http://desbravadoresdelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, fico feliz que tenha gostado :)

      Excluir
  3. Eu não sabia sobre isso da Roma! Que legal! Muito interessante essa curiosidade!
    Post incrível! <3

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Luara.
      Eu também não sabia, só quando fiz o post fiquei sabendo.

      Excluir
  4. oi Letícia
    Amei o texto e os motivos para ser ler, rs. Concordo totalmente, e sinto isso na minha vida. Eu sempre gostei de ler e sempre li muito, mas meu padrão de "muito" aumentou significativamente depois que terminei a faculdade, e passei a ter mais tempo. É impressionante como minha memória aumentou e o estresse diminuiu com isso.
    Gostei de conhecer mais sobre a origem da palavra Ler.
    beijos
    meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh as diferenças são gritantes mesmo.
      Eu não tenho todo aquele tempo que tinha antes pois ainda não terminei a faculdade, mas percebo também como a leitura faz bem em muitas coisas na minha vida.

      Excluir

Seja bem-vindo ao meu blog.
Sua opinião é muito importante, mas se lembre que respeito é bom e eu gosto!
Seguiu? Deixa o link que eu sigo de volta. E também retribuo os comentários.

Obrigada por vir até meu cantinho!