F

02 julho 2014

Entrevista - Susane Matos (Angeline Sophie)

Oi devoradores..
Hoje tem entrevista com a autora Susane Matos, cujo Pseudônimo é Angeline Sophie. Ela é autora parceira aqui do blog e me conquistou com a Série Seguindo em frente. Ela sem dúvida é mais uma autora nacional com muito talento e uma escrita incrível que me agradou tanto. E não é só eu que acho isso não! Fiz essa entrevistinha para vocês conhecerem um pouco da Susane e mais sobre seus livros. Queria agradece-la pela atenção e lhe desejar muito sucesso sempre!!


Entrevista - Susane Matos, pseudônimo Angeline Sophie

Blog LVD -    Como você decidiu se tornar uma escritora?
Susane - Desde que tinha 11 anos eu me arriscava a escrever histórias, mas elas sempre eram escritas em formato de roteiro para cinema, pois eu amo por demais! Só quando li Senhora, de José de Alencar, a pedido de uma professora no ginásio, foi que passei a me encantar pelo universo dos livros. Porém, coragem para escrever um livro só foi recentemente, há mais ou menos dois anos. E para eu expor ele para demais pessoas só ocorreu com incentivo de duas pessoas próximas a mim, pois até então eu desconhecia as demandas e entraves do cenário literário nacional. Mas resolvi arriscar, e que bom que fiz isso. rsrs 

Blog LVD -   Como surgiu a ideia de criar a série Seguindo em frente? Algo ou alguém te inspirou?
Susane - A premissa básica do SEF foi de um pesadelo que tive no início da adolescência, acho que estava com 12 ou 13 anos na época. Eu tenho mania de anotar os sonhos que eu tenho, e foi o que fiz naquele momento. A questão do estupro foi muito forte no sonho, na verdade pesadelo, tanto que me recordo nitidamente até hoje. Foi algo que me marcou bastante e decidi escrever um roteiro de filme com isso (sim, cinema sempre foi minha primeira paixão antes da literatura se aplacar de vez em mim). Meu ex-namorado e uma prima leram esse “roteiro” anos depois e gostaram da história. Ai meu ex deu a ideia: por que não transformá-lo em um livro? E foi o que fiz.
No roteiro eu já tinha as cenas com os personagens descritos, seus diálogos, a entonação vocal e suas expressões corporais, e para passar pra uma narrativa literária foi meio complicado, pois tive que mesclar esses elementos aos pensamentos e divagações da personagem principal. No final, acho que isso favoreceu um pouco a minha escrita, já que tornou a linguagem do primeiro livro bem mais concisa e direta, e foi muito importante para que meu crescimento em escrita ficasse bem mais nítido no segundo livro.

Blog LVD - O livro e em especial o personagem Taylor tem causado reações femininas, você esperava tudo isso quando criou a história?
Susane - Eu não esperava todo esse retorno positivo a respeito de Taylor. Quando o criei, eu coloquei nele todas as características físicas e de personalidade que me atraem em um homem, e claro, outras características que eu via como defeitos, afinal, mesmo como um verdadeiro sonho de consumo, a imperfeição encontrada nele o faria ser um homem ‘real’. E lhe garanto que a paciência e determinação dele, bem como sua possessividade e extrema proteção foram baseados numa pessoa real.
Quanto a história, pelo tema ser pesado, com elevado drama e carga emocional, pensei que muitas pessoas sentiriam repulsa. Mas pelo que vi de retorno, graças a Deus consegui escrever sobre um tema sério que, em vez de repúdio, encantou e prendeu as pessoas pela minha forma de abordá-la. E estou muito feliz com isso.
Muitos leitores, principalmente mulheres (não sei por que, rsrs), vieram até mim para comentar que ficaram com a história em suas mentes por dias, e até mesmo nos momentos de pausa da leitura tinham em pensamento o que viria ocorrer com Tay e Sam. Não esperava por tudo isso, mas tem sido extremamente gratificante.

Blog LVD  - "Confiar", o segundo livro da série teve um final surpreendente e que deixou todos na expectativa. Tem uma previsão para o terceiro livro?
Susane - Infelizmente, eu não tenho uma previsão para o terceiro livro. (Perdoem-me por isso).
Deixe-me contar uma coisa. A série na verdade seria uma trilogia, porém, quando vi que o segundo livro ficaria muito grande, resolvi separá-lo em dois, até mesmo para não ficar muito caro para as pessoas que fossem comprá-lo impresso, pois quanto mais páginas existirem numa edição independente, mais caro será o livro.
E conforme o pedido de algumas leitoras e reclamação sobre essa odiosa espera, estou escrevendo tanto o terceiro como o último livro da série, e espero distribui-los para venda e para meus blogs parceiros com uma diferença muito curta de dias, ou até mesmo em uma similar data.
Prometo que toda essa espera valerá a pena. Confesso que escrevê-los está me desgastando emocionalmente, pois Sam e Tay são muito intensos e parecem ser reais e como filhos para mim. As dores deles, as coisas pelas quais eles passam, acabam me afetando também, só não sei se em menor ou maior proporção que afetarão vocês. Então se preparem, pois terão emoções fortes pela frente.

Blog LVD - Vemos que os autores nacionais vem ganhando reconhecimento a cada dia, mas muitos ainda não conseguiram publicar seus livros. Qual sua maior dificuldade para a publicação?
Susane - O valor cobrado pelas editoras. Para um autor iniciante é muito raro conseguir uma publicação gratuita, a não ser que seja através de algum concurso de publicação feito por uma editora ou conheça pessoalmente um editor que dê um voto de fé a sua obra. Para você ter noção, meu livro Seguindo em Frente foi aceito por todas as editoras que enviei, no entanto, o valor mais barato que achei foi quase 5 mil e o mais caro um valor maior que 17 mil. Sim, você não leu errado, 17 mil.
Então optei por publicar independente, pois mesmo sabendo que teria que batalhar sozinha para fazer propaganda e vender a ideia do meu livro para que leitores se dessem a oportunidade de conhecê-lo, esse esforço valeu a pena.
Mas claro que se conseguir publicar numa editora de renome será algo estupendo, até mesmo porque facilitará quanto à distribuição das minhas obras em várias livrarias. E sabemos que quanto mais fácil se ter acesso a uma obra, mais ela pode ser vendida.

Blog LVD - Você pode citar algumas de suas obras e falar um pouquinho delas?
Susane - A série Seguindo em Frente é composta por quatro livros: Seguindo em Frente, Confiar, Prova de Amor e Renascer.
O livro Seguindo em Frente conta a história de superação de Samanta diante de seu passado cheio de mágoas e traumas, e sua relação com Taylor Vasquez, que surge em sua vida e faz uma extrema bagunça, porém com seu amor acaba se tornando um meio de salvação para Sam. Taylor age como um grande impulso para Samanta aprender, verdadeiramente, a seguir em frente lidando com seus sentimentos, não fugindo deles como se habituara a fazer para se defender.
No livro Confiar temos Samanta e Taylor após quase seis anos de um harmonioso relacionamento, lutando para provar que o amor existente entre eles é forte o suficiente para enfrentar obstáculos que surgem. Tais empecilhos são do passado conflituoso e obscuro de ambos, que podem prejudicar o matrimônio caso eles não se atentem contra qual o verdadeiro inimigo terão que lutar.
Além desses dois títulos da série, eu tenho lançado um conto erótico chamado Apaixonante Submissão, que traz os personagens Dominic e Marianne, além do tema BDSM. Também estou publicando no Wattpad capítulos de uma nova história chamada “Voltas que a vida dá”, que narra sobre o romance entre Clarice Valente, uma autêntica ítalo-americana, batalhadora, corajosa e extremamente persistente, e o tempestuoso, frio e arrogante italiano Enzo Romano, que está agradando muitas leitoras.
E irei lançar uma comédia romântica em formato digital por uma editora conhecida. Consegui essa oportunidade através de um concurso literário, no qual fui vencedora. E já já estarei fazendo a divulgação do mesmo para vocês. Foi uma experiência nova escrever comédia, mas me diverti muito e isso é um bom sinal, né? rs

Blog LVD - Agora vamos falar um pouquinho de você. Como leitora, quais seus livros favoritos?
Susane - Eu não tenho um gênero preferido específico. O que ocorre é que tenho meus momentos de leitura, assim posso ler de autoajuda a até mesmo fantasia, um gênero no qual empaco muito, pois prefiro narrativas de cunho mais real. Contudo, eu leio com enorme frequência e uma grande quantidade de livros em que há uma mistura de romance e drama. E minha seleção de livros favoritos que listarei aqui hoje será nesse estilo: Dançando sobre cacos de vidro, de Ka Hancock; Maybe Someday, de Colleen Hoover;  A Canção de Annie, de Catherine Anderson (lindo, lindo, lindo!); e claro, Confiar, de minha autoria. Rsrs. Infelizmente, não conheci nenhum outro livro nacional em que os aspectos drama e romance estejam mesclados em grande dosagem. Se conhecer algum, me apresenta.

Blog LVD - Deixe um recadinho para quem ainda não leu os primeiros livros da série Seguindo em frente:
Susane - Para você que curte uma história recheada de romance, ação, erotismo, suspense e drama; que te leve às lágrimas, lhe faça dar sorrisos bobos e suspiros; que te esclareça profundamente valores como amizade, amor e verdadeira família, os livros da série Seguindo em Frente serão perfeitos para você!
Você conhecerá, se apaixonará e odiará, será complacente e vivenciará os receios de Samanta, a dificuldade de superar seu passado, e suas vitórias e conquistas.
SEF é uma leitura cuja mensagem fala sobre recomeço, superação, sobre valorizar e seguir com nossas vidas passando por cima de dores e frustrações, agarrando com coragem as oportunidades que aparecem, sem temer em se arriscar com o que é novo. Enfim, você só ganhará lendo. Rs

Lety, minha linda! Obrigada por todo seu carinho e apoio. Estou muito feliz com nossa parceria e você sabe que minha consideração por você vai muito além dela. Espero conhecê-la em breve!
E a você, leitor, meu sincero agradecimento simplesmente pelo tempo disposto para ler essa entrevista e me conhecer um pouquinho. Beijo no seu coração!


Gente, eu recomendo esta série, pois ela é demais! Nem preciso falar muito, ela já deixa tudo claro na última pergunta! Ah e você irá se encantar pelo Taylor, né Susane..rs

Quem quiser conferir as resenhas dos dois primeiros livros da Série Seguindo em frente:
Livro 1 - Seguindo em frente
Livro 2 - Confiar

Onde comprar? Amazon | Clube dos autores |



Onde encontrar a autora?  



21 comentários:

  1. Fiquei interessada pela leitura de ambos os livros, Letícia.
    Uma jovem escritora, mas que é bem simpática nas respostas. Gostei bastante.

    M&N | http://desbravadoresdelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, ela é demais, assim como suas obras.

      Excluir
  2. Gostei da entrevista. A autora é simpática, nunca tinha ouvido falar dos livos dela.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Ines, vale a pena conhecê-la.

      Excluir
  3. Adorei a entrevista

    Estou Seguindo

    http://enfoqueliterarioo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oiee

    Adorei a entrevista e não conhecia a autora e seus livros com certeza fiquei morrendo de vontade de ler.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andressa, que bom que se interessou.

      Excluir
  5. Adorei a autora, n conhecia!

    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei a entrevista... Gostei de conhecer um pouquinho sobre a autora, ainda não conhecia ela... Mas fiquei com vontade e muita, para ler os livros dela.. *-*

    Beijos
    http://www.garotaeseuslivros.com/
    https://www.youtube.com/user/anacrisinah <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Ana, que despertou seu interesse.
      Volte sempre.

      Excluir
  7. Não conhecia a autora, e adorei a entrevista, *O*
    Vou procurar essa série que você gostou tanto! rs
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dessa
      Vale a pena ler viu, eu garanto.

      Excluir
  8. Eu não conhecia a autora e suas obras, ela é uma graça, fiquei com vontade de conferir os livros. Se ela gosta de Colleen Hoover então é das minhas, hehe.

    Beijo, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa.
      Que bom que voces tem algo em comum.
      Espero que possa ler suas obras um dia.

      Excluir
  9. Amiga querida sei que estou em grande dívida com você e peço desculpas por não ter passado aqui nas outras vezes no seu blog, pois andei com alguns problemas pessoais que já tinha comentado em meu blog e só agora estou voltando a comentar nos blogs mesmo.
    Estava tão chateada com as coisas que acabei até desanimando, mas agora estou aqui para dizer que achei fantástica a entrevista que você fez com a autora, até porque eu não sabia nada de suas obras. Já li algumas resenhas de CONFIAR, mas não tinha me chamado muita atenção, mas sabe do que ele me lembrou? De um filme com o mesmo nome. Não sei se fala da mesma coisa, mas acho que n. Enfim...Quero poder ter a oportunidade de ler o livro assim que eu me desafogar um pouco da minha lista enorme de livros, porque eu já até arrumei colunista por conta disso (risos) Enfim...

    Parabens pelo seu blog. Sempre muito bem organizado e postado com ótimas resenhas e entrevistas principalmente =] Continue assim.
    E obrigada pelo o assunto de ontem...vc sabe o que é =x hahahaha

    Se cuida

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga..
      Que isso, acima de nossa vida de blogueira está nossa vida pessoal.
      Olha, sobre os livros, eles são ótimos e eu adorei.
      A leitura é leve e de fácil entendimento. Tenho certeza que irá gostar.
      Obrigada pelos elogios..rs Seu blog que é lindo.

      Excluir
  10. Leti, minha querida flor!!! Amei ter participado de uma entrevista para seu blog e respondido para você. Tentei o meu melhor para passar, através das respostas, um pouco do que sou e estou expectante pelo retorno! Obrigada por sua atenção e carinho comigo e meu trabalho. Você é uma blogueira e pessoa extremamente maravilhosa!! Te adoro! Grande beijo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi minha linda.
      Magina, obrigada voce, por me dar essa entrevistinha.
      Voce merece por todo o talento. Quero que todos conhecem suas excelentes obras.

      Excluir
  11. Eu conheço a autora e os livros, aliás, conheci primeiro a autora e confesso que me surpreendeu e me encantou o livro assim que o li. Não que eu achasse que a autora não fosse competente para tal, mas a carga emocional, o drama vivido pela personagem e até mesmo a escrita poderia facilmente deixar a entender que uma autora calejada o escreveu e não uma autora com seu primeiro romance. Não foi a toa que virei uma fã incondicional. Fiquei semanas com a história de Samantha na minha cabeça, incapaz de me apegar a qualquer outro livro. Susane, após este livro esplêndido, passou a encabeçar a minha lista de livros e autores prediletos. Eu recomendo.

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao meu blog.
Sua opinião é muito importante, mas se lembre que respeito é bom e eu gosto!
Seguiu? Deixa o link que eu sigo de volta. E também retribuo os comentários.

Obrigada por vir até meu cantinho!