F

28 janeiro 2014

Qual o tema? #1 - Verão



Oi galerinha..
Todos nós temos nossas preferencias, quanto a gêneros literários. Romances, ficção, não ficção, fantasia, terror, eróticos, auto-ajuda, etc. Mas alguns de nós também temos preferencia por temas de livros. Aquele tema que transforma a história em um livro inesquecível. 
Com esta coluna, vou começar hoje com um tema simples. Como estamos nesta estação, reuni alguns livros que tinham como tema o verão!




Sinopse - William Shakespeare

Numa noite de verão, num bosque, quatro jovens enamorados encontram-se e desencontram-se: Lisandro ama Hérmia que ama Lisandro e é amada por Demétrio, que é amado por Helena; depois, Demétrio ama Helena, que ama Demétrio e é amada por Lisandro, que é amado por Hérmia. Na manhã seguinte, tudo se resolve, e há um casamento triplo, pois casam-se também o Duque de Atenas e a Rainha das amazonas. Na festa, no palácio do Duque, apresenta-se uma peça de teatro amador, escrita e encenada por trabalhadores locais. É hilariante de tão ruim a "comédia trágica", que teve ensaio naquela noite de verão, naquele bosque, habitado por fadas e duendes que têm seu Rei e sua Rainha, que disputam a guarda de um menino indiano, e por isso esta Rainha apaixona-se, naquela noite de verão, por um mortal com cabeça de burro.





Sinopse - Sally Nicholls

Quem será o misterioso homem verde que somente Molly consegue ver? Após a morte de sua mãe, tudo muda para as irmãs Molly e Hannah. As duas meninas são mandadas pelo pai para morar com os avós numa pequena cidade do interior. Certa noite, Hannah decide fugir, e obriga a irmã a ir com ela. Em meio a uma forte tempestade, Molly vê um rapaz perseguido por uma matilha de cães e por um caçador com chifres. No dia seguinte, na coluna de uma velha igreja, Molly observa um rosto esculpido e percebe, estarrecida, que é o mesmo homem que ela viu sendo caçado no dia anterior! Existe algo de mágico nesse Homem Verde. A grama cresce à sua volta e árvores brotam sob o seu toque. Será ele fruto da imaginação de Molly... ou será um antigo deus esquecido? Se ele tem poder para devolver vida às plantas, não poderia também fazer a mãe de Molly retornar à vida? Esta enternecedora fábula sobre amor, perda e superação, em que o estado da alma dos personagens se confunde com as estações do ano, vai encantar leitores de todas as idades. 





Sinopse  - Álvaro Cardoso Gomes

Valter é um adolescente como os outros, mas não acredita em si mesmo. Julga-se feio, usa óculos e tem muita dificuldade de aproximar-se das meninas. Morre de amores por Ana e ela por ele, mas sua insegurança impede-o de declarar-se. E a história se desenvolve num roldão de acontecimentos, até o amadurecimento de Valter. Uma história deliciosa, para ser degustada por todos os leitores, dos mais exigentes aos mais preguiçosos.








Sinopse  - Ann Brashares

Nosso Último Verão é a encantadora e emocionante história do triângulo de amizade praiana entre jovens adultos para quem o verão na vila de Waterby significavam tudo. Ao longo de toda sua vida, as irmãs Riley e Alice, agora em seus vinte anos, retornavam à modesta casa de praia de seus pais a cada verão.
A pequena e tenaz Riley é uma moleca e uma salva-vidas, sempre pronta para um mergulho à meia-noite, um velejo tempestuoso ou uma disparada de pés descalços ao longo da praia. A bela Alice é doce, maleável, uma leitora e pensadora, e admiradora de sua irmã mais velha. E, crescendo na grande mansão que eclipsa a humilde casa das irmãs, vivia Paul, um amigo tão importante para as duas meninas quanto o próprio lugar e que agora finalmente volta à ilha após três anos de ausência. Mas seu retorno marca uma estação de tremendas mudanças, e quando uma atração fervilhando em silêncio, uma séria doença e um grande segredo colidem, os três amigos são lançados num mundo adulto desconhecido, um mundo contra o qual seu refúgio de verão já não pode protegê-los.





Sinopse -  Alyson Noël

Having recently discarded her dorky image—and the best friend that went with it—Colby Cavendish is looking forward to a long hot season of parties, beach BBQ's, and hopefully, more hook-ups with Levi Bonham, the hottest guy in school. But her world comes crashing down when her parents send her away to spend the summer in Greece with her "crazy" aunt Tally. Stranded on a boring island with no malls, no cell phone reception, and an aunt who talks to her plants, Colby finds herself worrying that her new friends have forgotten all about her. But when she meets Yannis, a cute Greek local, everything changes. She experiences something deeper and more intense than a summer fling, and it forces her to see herself, and the life she left behind, in a whole new way... 





Sinopse - Adriana Brazil

“O que valeria um momento? Um espaço de tempo de uma alegria única... Um breve pensamento, um vazio... ou até mesmo uma eterna lembrança de um brilho que não foi visto, de sonhos que não nasceram, de uma suave brisa que ainda sopra nos dias de saudades... No abrir das mãos um vento sopra, levando os desejos que traziam uma profunda inspiração... O amor desenhou formas e deu expressões a uma recordação admirável que ficou gravado numa linda lembrança de vida, que fugiu das minhas mãos... Aprendi a agradecer os momentos de dores e crer que eles sempre terão um propósito admirável de levar-me a escada da vida que me faz crescer.”









Sinopse  - Barbara Delinsky

Ambientada numa ilha paradisíaca, de onde os lagosteiros partem de todas as manhãs e onde os vizinhos se reúnem à noite para comemorar a produção do dia, "Ousadia de Verão", de Barbara Delinsky, é uma história comovente da busca arriscada, mas compensadora, do que existe de mais sublime em cada um de nós, na qual sobressaem o instinto de sobrevivência e a capacidade inesgotável do espírito humano de se recuperar de uma tragédia e criar uma vida nova. Julia Bechtel, Noah Prine e Kim Colella, os únicos sobreviventes de um terrível acidente de barco na costa do Maine, em que nove pessoas morreram, são assombrados por uma indagação: o que acontece logo após o momento que mudará sua vida para sempre? Julia, de 40 anos, esposa e mãe, sempre seguiu o caminho da submissão. Considerada por uma família controladora e um marido cada vez mais distante como "leal" e "obediente", ela compreende, após ter quase perdido a vida, que há mais dentro de si - e no mundo ao seu redor - do que jamais imaginara.







Sinopse - Rosamunde Pilcher
'O Fim do Verão' narra a história de Jane Marsh, que, depois de anos residindo nos Estados Unidos, recebe a visita do advogado de sua avó, David Stuart, fazendo com que precise voltar à Escócia para resolver questões ligadas à sua herança. Retornar à tranquila Elvie, propriedade familiar, no interior da Escócia, onde passou uma infância fascinante, traz-lhe recordações inesquecíveis. Mas Jane encontra um homem diferente do que habitava as suas lembranças, pois ele usa todo o seu charme para concretizar seus objetivos mesquinhos, e ela, portanto, pressente que não pode confiar nele.Contudo, uma tragédia e segredos familiares mudarão completamente o seu destino. 








E vocês, já leram algum? Gostaram?


Siga o blog nas redes sociais:
                                          Facebook  |  Skoob  |  Orelha de livro  |  Twitter  | Youtube





22 comentários:

  1. Hum... Não li nenhum desses rsrsrsrs. Parecem livros bem antigos ou não rsrrs. O Único que me chamou atenção talvez porque já li algo da autora foi Cruel Summer... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns são mais recentes. Eu também não li nenhum..rsrs

      Excluir
  2. Oie, Leticia!
    Adorei a seleção. Mto legal pensar em livros por temas assim, mas creio que nunca parei pra fazer essa distinção, haha. Escolho meus livros aleatoriamente!
    Desses, só li "Amor de verão" e ele marcou minha adolescência! *-* É tão lindo e suave; ótimo pra passar o tempo!
    Bjos,
    La Vie d'Lee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal que você já leu..eu pretendo ler um dia.

      Excluir
  3. Oi Leticia,
    Me perdi com tantas opções, conheço apenas o primeiro e também assisti à uma peça recentemente!
    Gostei!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, eu ainda não tive oportunidade.

      Excluir
  4. Oi, Leticia!
    Ainda não li nenhum desses...

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece ser todos bons. Espero ler um dia.

      Excluir
  5. Oi oi Leticia,nunca li nenhum desses livros que tu referiste mas fiquei encantada com as sinopses de amor de verão,tambem verão de conquistas e tambem o fim do verão. Eram esses os três livros que eu gostava mais de ler. Muitos beijinhos,fica com deus e até breve!! http://musiquinhasdajoaninha.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que algum te interessou. Espero que possa ler.

      Excluir
  6. Uau, quantos livros sobre verão. Adorei as dicas!
    Só senti falta das obras da Sarah Dessen, ela já é sinônimo de verão, rsrs.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem milhares de livros com o tema verão, esses são apenas alguns.

      Excluir
  7. Só li desses sonhos de uma noite de verão e gostei, os outros também parecem ser bons.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que só eu não li este livro ainda..rs

      Excluir
  8. Oi, Letícia.

    Adorei os titulos e quero ler. Achei as capas lindas e todos me pareceram bons.

    Beijos
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei que são muito bons. Espero ler um dia também.

      Excluir
  9. Sou mais chegada ao inferno <3 Mas adoro a Alyson Noel kkkkk e esse é um livro que eu quero ler!!

    Beijos
    http://slothreaders.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Achei a postagem super interessante!
    Da lista li só Sonho de uma noite de verão, mas quando li o tema do post foi o primeiro livro que me veio na mente!

    Ana P.M. ♛ Queen Reader - Venha conhecer o Castelo!
    http://booksandcrowns.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, preciso ler ele. Acho que sou uma das poucas que ainda não li..rs

      Excluir
  11. Sonhos de uma noite de verão é um livro belíssimo!
    Adorei a lista.

    meupedepagina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Gostei demais da coluna, parabéns pela criatividade.
    Adoro verão!!! Bjos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao meu blog.
Sua opinião é muito importante, mas se lembre que respeito é bom e eu gosto!
Seguiu? Deixa o link que eu sigo de volta. E também retribuo os comentários.

Obrigada por vir até meu cantinho!