F

07 julho 2013

Li na Infância #1



Oiee devoradores..

Vim trazer uma coluna bem legal. Vou relembrar os livros que eu li na infância, são livros que despertaram em mim esse amor pelo mundo literário. Acredito que todos nós, amantes de livros, começamos cedo não é?
Vou começar com "O caso da Borboleta Atíria", da coleção Vagalume. Quem não se lembra dessa coleção? Eu tenho vários desses livros, pena que não a coleção inteira.


Livro: O caso da borboleta Atíria
Autora: Lúcia Machado de Almeida
Genêro: Infanto-Juvenil
Coleção: Vagalume
Editora: Atica


Vamos a sinopse: Atíria, uma borboleta recém-nascida, adotada por uma Jitiranabóia, tem um defeito nas asas e por isso precisa ter muito cuidado para não voar longas distâncias. Esse defeito se revela,   mais tarde, como um fato que acaba por colocar a vida da borboleta em perigo. Atíria se vê envolvida com o Príncipe Grilo, que acaba de perder a noiva Helicônia, que foi encontrada morta. Outra borboleta que se envolveu com o Príncipe, Vanessa, é encontrada agonizando próxima à uma caverna. Atíria é a próxima, e para ela estão reservadas coisas horríveis: uma dupla misteriosa, que consegue agir sem ser descoberta, pretende tomar o poder da floresta. Cabe agora ao inteligente detetive ligar os fatos que ocorrem para descobrir o culpado e impedir que mais mortes aconteçam.


Onde comprar? Submarino 


Este livro é um clássico da infância e pré-adolescência nos anos 70-80. A coleção Vagalume marcaram época. Li mais de uma vez esta história, de tão boa que é. Não lembro dos detalhes tão facilmente, mas da maioria das coisas para dizer que gostei muito.
Lembro que dava aflição e uma grande ansiedade para que Atíria sempre escapasse do perigo. Por causa de um defeito em suas asinhas ela não pode voar longas distâncias - todos os insetos colaboram para ajudá-la em suas revoadas pela mata.
Deu muita curiosidade para descobrir quem era o ser misterioso que estava matando algumas borboletas. Quando Atíria se envolve com o Príncipe Grilo, sua vida também passa a correr perigoso. Parece que todos que se envolvem com ele acaba morto.
Mas Atíria, apezar do defeito em suas asinhas, não teme e enfrenta corajosamente os inimigos (passa pela tal câmara da tortura, enfrentando o vilão do livro Esqueleto-Vivo). Enfim, até desvendar todo o mistério.
Muito encantadora essa história para uma criança. Gostei muito e recomendo para a infância de hoje, que precisa desde sempre, incentivo a leitura.



Beijos e até mais....







56 comentários:

  1. Oi Lê:
    Eu li vários livros dessa coleção.
    Mas já faz tanto tempo, rsrsrsrsrsr.
    Aproveito pra te avisar que tem TAG pra você, lá no meu blog.
    Passa pra conferir, ok.
    Bjs.:
    Sil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvana, tem muita gente que leu mesmo.
      Parece que é o começo da paixão pelos livros de muita gente.

      Excluir
  2. Lê.
    Que legal. Poxa, eu não lia muito quando criança. Minha paixão
    pelos livros começou quando eu já era um moça velha (como diz minha avó).
    Mas eu tinha livros, eu tinha uma coleção inteira dos irmãos Grimm que eu li milhares de vezes.

    beijo

    http://elaeseuslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os irmãos Grimm eu também gostava.
      Mas a série Vagalume eu lia mais.

      Excluir
  3. Oi Letícia!

    Muuuuito legal essa nova coluna, estou curiosa para saber quais serão os próximos da lista. Comecei a ler livros do gênero com 09 anos, mas já lia antes.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sofia, fico feliz que tenha gostado.

      Excluir
  4. Não conhecia o livro, mas já li vários da Coleção Vagalume! É bem coisa de infância...

    Beijos,
    http://caheoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É são histórias leves que servem mais para crianças mesmo.
      São Infanto-juvenis.

      Excluir
  5. Oi Leticia! Amo essa coleção e com ela também dei início a minha vida literária.. muito bom. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que a maioria de nós começou assim, foi uma ótima inspiração!!

      Excluir
  6. Hm, nunca li, parece ser legal.

    Passa no meu blog??
    http://historiaimperfeita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem legal mesmo Raquel.
      Obrigada pela visita, volte sempre!

      Excluir
  7. Oi!
    Ainda não conhecia o livro, mas ele não chamou minha atenção.

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena, pois é uma história muito bonitinha.
      Na verdade não nós interessa mais nesta idade.

      Excluir
  8. oi Letícia, adorei a nova coluna.
    sempre bom relembrar as obras que fizeram parte da nossa história
    bjus
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bru, muito bom mesmo relembrar.
      Por que não né?

      Excluir
  9. Esse livro eu nunca li, acho que o primeiro livro que eu li na infancia, foi o meu pé de laranja lima!
    Beeeijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já O pé de laranja lima, até hoje eu nunca li.
      Mas tinha muita vontade!

      Excluir
  10. Nunca li esse livro quando era menor, mas deve ser bom ele :D
    Beijinhos
    Facebook do blog
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Dayane é muito bom
      Vale a pena ler.

      Excluir
  11. Não conheço este livro. O livro que deu início a todo meu amor por livros foi "Um crime na escola sinistra". Adorei o post!

    Beijos ♡
    comoumrefugio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este que você mencionou eu nunca li.
      Que bom que gostou do post, agradeço a visita!

      Excluir
  12. Nunca li esse livro e nem o conhecia, mas parece ser bem legal! ;)

    Bjs
    Ta rolando sorteio de um livro no meu blog, corra e participe!
    theplugados.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou.
      É mais ligado a turma Infanto-Juvenil

      Excluir
  13. Oi Lê... adorei a dica e achei interessante a leitura, vou comprar para a minha filha ela já gosta de bichinhos e essa história então vai ser um prato cheiro para ela. Xero!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah sim, com certeza ela vai gostar.
      Ele é bem descritivo em relação a isso.

      Excluir
  14. Oi Letícia, estou retribuindo a visita.
    Menina li quase todos os livros da série vaga-lume, acredito que instigou meu apetite por leitura, e até hoje sou uma devoradora voraz de livros e acredito que esse meu apetite nunca vai acabar.
    Também estou te seguindo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, obrigada por retribuir.
      Acredito que a maioria de nós fomos instigados á leitura por esta coleção.
      Que bom saber disso.

      Excluir
  15. Adoooro os livros da Coleção Vaga-lume *-*
    Esse não conhecia mas vou dar uma olhada na biblioteca depois pra ler !!
    BJoos
    http://chacombolacha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, vale a pena ler.
      Embora seja mais ligado para o Infanto-Juvenil!

      Excluir
  16. Hello from France
    I am very happy to welcome you!
    Your blog has been accepted in America South Brazil_____N°1647 a minute!

    On the right side, in the "green list", you will find all the countries and if you click them, you will find the names of blogs from that Country.
    Invite your friends to join us in the "directory"!
    The creation of this new blog "directory" allows a rapprochement between different countries, a knowledge of different cultures and a sharing of different traditions, passions, fashion, paintings, crafts, cooking,
    photography and poetry. So you will be able to find in different countries other people with passions similar to your ones.
    We are fortunate to be on the Blogspot platform that offers the opportunity to speak to the world.
    The more people will join, the more opportunities everyone will have. And yes, I confess, I need people to know this blog!
    You are in some way the Ambassador of this blog in your Country.
    This is not a personal blog, I created it for all to enjoy.
    SO, you also have to make it known to your contacts and friends in your blog domain: the success of this blog depends on all Participants.
    So, during your next comments with your friends, ask them to come in the 'Directory' by writing in your comments:
    *** I am in the directory come join me! ***
    You want this directory to become more important? Help me to make it grow up!
    Your blog is in the list America South Brazil_____N°1647 and I hope this list will grow very quickly
    Regards
    Chris
    We ask that you follow our blog and place a badge of your choice on your blog, in order to introduce the "directory" to your friends.
    http://nsm05.casimages.com/img/2012/09/06/12090603083012502810288938.gif
    http://nsm05.casimages.com/img/2012/03/19/120319072128505749603643.gif
    http://nsm05.casimages.com/img/2012/07/12/12071211040212502810092867.gif
    http://nsm05.casimages.com/img/2012/03/28/120328020518505749640557.gif
    http://nsm05.casimages.com/img/2012/03/15/1203150723211250289584870.png
    http://nsm05.casimages.com/img/2012/09/21/12092110155912502810343002.gif

    If you want me to know the blog of your friends, send me their urls which allows a special badge in the list of your country
    I see that you know many people in your country, you can try to get them in the directory?
    Please! Actively support the "Directory" by making known to your friends! Thank you! "Unity is strength"
    Not need an invitation to join the Directory. Any person who makes the request is entered
    ******************
    New on the site
    Ranking of Countries
    Invite your friends know made ??
    the website to raise your ranking in the Country

    ResponderExcluir
  17. Na época da escola, não lia muito... tinha preguiça kkkk.
    Então não conheço tantos livros, mas lembro dos poucos que li e é uma recordação maravilhosa.
    Comecei a ter gosto pela leitura qndo minha mãe me dava os livros de Shakespeare, tenho a coleção quase toda, mas minha paixão foi despertada por causa desse autor incrível.
    Seguindo seu blog flor. ^_^
    Resenha #95 – As Regras da Sedução - Os Rothwells - Livro 01 - Madeline Hunter.
    Confere lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li Shakespeare na minha infância também. Mas o que amava mesmo era esta Coleção, pois eram histórias mais leves.

      Excluir
  18. Aaah, a coleção vaga-lume... Não me lembro de ler esta em especial, embora tenha visto na estante da escola...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que também gostava, valia muito a pena ler.

      Excluir
  19. Eu lembro dessa série na escola. Quando tínhamos aula de leitura, os melhores livros eram esses!
    Criei uma nova coluna no meu blog. Passa lá.

    Beijos.
    http://arianaviajante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era uma época muito boa, não dá para negar!
      Vou lá conferir!

      Excluir
  20. não conhecia esse livro, mas lembro dos livros do vaga-lume. Não gostava de ler quando menor, lia só porque valia nota na escola aoeieoa (:
    beeijos

    Coruja Essência

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há aqueles livros que lia só com esta intenção mesmo..hihi
      Mas a maioria é por que queria mesmo.

      Excluir


  21. Adorei o seu blog querida, tudo muito bem feito por aqui,ótimas resenhas, posts e fotos.
    Adoro ler posts com esse assunto.

    Tenha certeza que irei indicar o seu blog para as minhas leitoras e amigas.

    Também sou blogueira do Não Vivo Sem Esmaltes, um blog que fala sobre maquiagem, perfumes, cosméticos e tendências.

    JÁ ESTOU SUPER SEGUINDO AQUI, SE VOCÊ QUISER VISITAR E SEGUIR O MEU BLOG TAMBÉM:

    BEIJOOOS


    WWW.NAOVIVOSEMESMALTES.COM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada por visitar.
      Eu gosto também de blogs assim!
      Vou visitá-la!

      Excluir
  22. Eu nunca li esse livro, sério mesmo... Mas ele parece ser bom, acho que vou procura-lo pra poder ler com a minha prima de 8 anos, ela gosta bastante de leitura ;)
    Beijos ;3

    http://garota-consciente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça isso mesmo, é uma ótima idade para começar.
      E um bom livro também!

      Excluir
  23. Eu nunca li esse livro, mas deve ser bom!

    BEIJOS> semprefuiestranha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Ai, que coluna mais linda! Bateu saudade agora dos livros que li na infância, infelizmente esse eu nunca li, parece ser tão legal, é muito bom quando começamos a ler na infância.

    Vim conferir teu blog e te convidar pra me visitar e participar do primeiro sorteio no Livrices.
    bjos

    http://livrices.blogspot.com.br/

    https://www.sorteiefb.com.br/tab/promocao/225236

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da nova coluna!
      É bom ter um incentivo desde cedo né.
      Com um bom livro então...

      Excluir
  25. Nunca li esse livro.
    Achei a ideia dessa coluna bem bacana.
    abraços.
    palavrapequenas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado Sefora!
      Volte sempre.

      Excluir
  26. Eu amava Vagalume, não sei com certeza qual foi meu primeiro livro, mas sei que foi dessa coleção.

    O caso da Borboleta eu ainda tenho aqui na minha estante, mas nunca li. Abandonei na metade, não me prendeu como os outros. Nunca fui uma criança no estilo de amar tudo sobre bichinhos, sabe?!

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal saber que você também curtia esta coleção.
      Que pena, já eu li mais de uma vez..rs

      Excluir
  27. Olá, vi seu blog no Diretório de blogs e vim conhecer e seguir.Gostei muito e pretendo voltar.Eu li alguns livros dessa coleção como o escaravelho do diabo e a ilha perdida,ótima leitura,envolvente.Se puder visitar o meu fico grata,Tania Mara
    www.fuxikitosecia.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tania, fico feliz com sua visita.
      Vou retribui-la com certeza.

      Excluir
  28. Oi Letícia!!

    Adorei o post, interessante!!

    Muito legal mesmo, fazer a gente recordar das leituras da infância, eu li e não esqueço o Pequeno Príncipe, amava e a capa com aquele garotinho lourinho, linda!!

    Bj
    Rê Souza
    http://entreresenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até hoje eu não li O pequeno príncipe, mas tenho vontade de ler um dia.

      Excluir

Seja bem-vindo ao meu blog.
Sua opinião é muito importante, mas se lembre que respeito é bom e eu gosto!
Seguiu? Deixa o link que eu sigo de volta. E também retribuo os comentários.

Obrigada por vir até meu cantinho!