F

29 junho 2013

Prazer em Ler

Oi leitores...

Hoje vou trazer trechos de uma reportagem deste mês da revista "Ponto de Encontro", achei bacana e vou compartilhar com vocês.




PRAZER EM LER
Por Ana Carolina Contri e Mari Bellini

Uma pergunta não quer calar: será que as mídias digitais dominarão o mundo? A expansão de e-books e o barateamento de tablets e computadores portáveis permitem a leitura virtual. Mas contrariando todas as pesquisas, muitos brasileiros e cidadãos pelo mundo afora continuam mantendo acessa sua paixão pelos livros e cuidam com todo carinho de verdadeiras relíquias em suas bibliotecas particulares. Basta dar uma volta pelo planetinha azul e descobrir algumas delas, verdadeiramente incríveis!
 
RARA BELEZA
"A gente só se arrepende do livro que não compra", costumava dizer o advogado, empresário e bibliófilo José Mindlin. Não é à toa que, durante seus 95 anos de vida, reuniu livros para lá de especiais em uma coleção raríssima que neste ano ganhou um lugar só para ela, com 20 mil m2, na Universidade de São Paulo.
...
Entre as obras raras, estão a primeira edição do livro "O Guarani", de José de Alencar, o original de "Vidas Secas", de Graciliano Ramos, e a primeira edição de "Marília de Dirceu", de Tomás Antônio Gonzaga.
 
A LITERATURA PELO MUNDO
É só fazer um passeio virtual para descobrir que os apaixonados pelos livros e revistas ainda resistem à tecnologia e revelam a beleza de uma coleção de raridades.
E quem não se lembra de George Lucas? O gênio criador de "Star Wars" e outros sucessos do cinema, construiu uma biblioteca de dois andares no Rancho Skywalker, um retiro em Marin County, Califórnia. A biblioteca dispõe de uma cúpula em vitral, uma escadaria circular, painéis de madeira e estantes por todos os lados. Ela abriga 27 mil livros.
O que não falta são apaixonados por livros e revistas para provar que talvez as contas de quem acredita que eles sumirão nos próximos 15 anos esteja errada. Tomara!
 
 
 
Minha opinião
Acredito que  o mundo vive em constante mudança, tudo se renova. Eu particularmente prefiro os livros em formado físico, pois gosto de tocar e sentir o cheirinho de livro novo, e acredito ser mais confortável ler. Gosto de ler revistas também. Mas também ler e-books não está fora de cogitação.
Bom, o número de livros publicados pode até diminuir, mas creio e espero que não acabem.
 
 
 
Beijos e até mais...
 
 
 
 
 
 
 

26 comentários:

  1. É de sentir inveja quem me dera ter alguma rara edição ou a primeira de algum livro.

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, quem me dera ter também. Já imaginou?

      Excluir
  2. Oi Lê.
    Muito boa a matéria.
    Pois é, as coisas evoluem mesmo, mas acho que os livros físicos sempre vão ter um lugar de destaque.
    Eu particularmente prefiro eles né. Eu gosto de ver o livro na estante, de saber que eu posso toca-lo, emprestar ele, que eu posso pegar a qualquer momento e abrir em uma página aleatória e rir sozinha lembrando que eu já li aquele quote. kk É uma coisa de toque mesmo.
    Espero mesmo que essa evolução não extingua os nossos livros físicos. Eu queria tanto uma biblioteca particular de 2 andares kkkkkkkk Sonho com isso um dia.
    O post foi muito bom viu Lê, adorei.

    Beijo :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica, que bom que você pensa assim também.
      Eu queria muito também ter uma biblioteca de 2 andares, ou até mais né..rs
      Mas é bem melhor quando podemos toca-los né, sentir o cheirinho e tudo mais, igual você falou.
      Vamos torcer para a tecnologia não influenciar nos nossos livros queridos físicos.

      Excluir
  3. Ah não vai acabar o livro físico não tem muita gente que gosta de sentir e cheirar o livro como eu, se um dia for acabar espero que seja depois que eu morrer rsrs

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha.. eu também Taty, espero que se um dia eles acabarem, eu já tenha morrido..rs

      Excluir
  4. "A gente só se arrepende do livro que não compra", adorei!

    Acho que livro é uma das coisas que mais deve sobreviver a digitalização, e-book é algo prático, mas, mesmo que eu compre um reader, e leia nele, os livros que eu mais gostar irei querer ter em mãos. Eu falei recentemente lá no blog, que livros pra mim são mais do um entretenimento também são adereços quem embelezam um lugar

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou.
      Também acho que os livro devem sobreviver a tecnologia.
      Gosto de ter eles em mão também, é mais prazeroso.

      Excluir
  5. Adorei essa sua abordagem Lê... Na verdade eu leio em e-book também, mas a minha preferência é livro físico e torço para que jamais o tirem de circulação, seria uma ofensa aos amantes da leitura e eu ficaria muito decepcionada com esse poder soberano da tecnologia. E-book só leio quando são livros que eu não colecionaria mas que gostaria muito de ler, mas mesmo assim ainda ando sem tempo de ler, por isso opto sempre pelo livro físico pois é maravilhosa a sensação de tê-los em mãos, sentir o cheirinho de novo, me sinto mais perto dos personagens e posso ler em qualquer lugar que eu esteja. Bom é isso! Xero!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Diana. Como disse e-book não é uma opção descartável, só há preferencias quanto aos livros físicos. poder ter uma biblioteca cheinha de livros deve ser muito bom.

      Excluir
  6. Eu também prefiro os livros físicos, do que os e-books, no livro físico acho que a leitura fica até melhor né.
    Beijinhos
    Facebook do blog
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A tecnologia sempre nos ajuda em alguma coisa, mas eu sou muito das antigas, também prefiro meus livros físicos.

      Excluir
  7. Gostei da postagem, eu adoro livro físico, tenho o prazer de colocar na estante e tal RSRSR
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Amo livros fisicos, tive que ler um que só tinha em ebook e não senti a mesma emoção que sentiria em ter um em minhas mãos

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A emoção é diferente mesmo..hehe
      Estamos juntos.

      Excluir
  9. Oi Letícia!

    Concordo com você, o mundo vive em constante mudança e acho que os ebooks vieram para somar. Afinal, não dá para ficar para trás e não aproveitar a tecnologia, mas o verdadeiro amante de livros sempre irá querer também os físicos. Retribuindo sua visita e já acompanhando seu blog. Seja sempre bem-vinda ao meu e pretendo retornar mais vezes por aqui.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo o e-book veio para somar, só não podem acabar com meus amados livros físicos..hehe
      Obrigada por retribuir a visita viu.
      Volte sempre.

      Excluir
  10. Eu não ligo de ler livro "não físicos" leio a maioria no meu Kobo. Pra mim a única coisa que importa é estar lendo histórias, não importa de onde elas estejam vindo. kkkk

    Gostei da matéria.

    Beijão :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É claro o que vale é ler boas histórias. Mas tem gente que sente aquela sensação diferente quando pega um livro na mão. Eu sou uma delas..hehe
      Mas leio qualquer coisa, só não quero que acabem com eles um dia.

      Excluir
  11. Amo os livros físicos e
    continuarei com minha meta de um dia montar minha própria biblioteca...
    Mas confesso que ler em e-book tem sido uma descoberta positiva em minha vida

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta meta todas temos ein Delmara. Esperamos conseguir.

      Excluir
  12. Adorei o post, e bela matéria hein! Gosto de livros físicos, sentir o cheiro, mudar de pagina, colocar na estante... não tem preço! hahah

    Tá rolando sorteio de um livro lá no meu blog, participe!
    theplugados.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo Matheus, isso não tem preço mesmo.

      Excluir
  13. Esses tempos atrás recebi uma cópia bem velhinha de historias agrestes , me senti top ahduhsauda
    adorei o post fofa :DD
    opaa
    tudo na Inglaterra rsrs
    Um beeijo!

    Pâm
    http://interruptedreamer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah imagina só, eu também me sentiria Pam...hehe

      Excluir

Seja bem-vindo ao meu blog.
Sua opinião é muito importante, mas se lembre que respeito é bom e eu gosto!
Seguiu? Deixa o link que eu sigo de volta. E também retribuo os comentários.

Obrigada por vir até meu cantinho!