F

20 abril 2013

Poesia Brasileira

Oii...
Vou colocar hoje uma poesia que tirei de um livro que tenho aqui em casa - Clássicos da Poesia Brasileira - da coleção do ESTADÃO.
Confesso que nunca fui de gostar muito dessas poesias antigas, por que são muito dificeis de ler. :) Mais tem uma aqui muito bonita, e vou compartilhar.
Ela é de Alberto de Oliveira (1859-1937), essa poesia foi escrita na fase do Romantismo.

Quer comprar o livro - Compre AQUI no Submarino


CHEIRO DE ESPÁDUA
"Quando a valsa acabou, veio à janela,
Sentou-se. O leque abriu. Sorria e arfava
Eu, viração da noite, a essa hora entrava
E estaquei, vendo-a decotada e bela.
Eram os ombros, era a espádua, aquela
Carne rosada um mimo! A arder na lava
De improvisa paixão, eu, que a beijava,
Hauri sequiosa toda a essência dela!
Deixei-a, porque a vi mais tarde, oh ciúme!
Sair velada da mantilha. A esteira
Sigo, até que a perdi, de seu perfume.
E agora, que se foi, lembrando-a ainda,
Sinto que, à luz do luar nas folhas, cheira
Este ar da noite àquela espádua linda!"
Alberto de Oliveira
Até mais pessoal...

59 comentários:

  1. Não conhecia, mas já anotei o nome do autor, tenho grande paixão por poesia, mas prefiro as mais simples, e adoro as contemporâneas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto das contemporâneas, e as mais simples..rs!

      Excluir
  2. Ler é tão importante!
    Fico por aqui!
    Bom Domingo.
    Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é muito mesmo! Além de prazeroso!

      Excluir
  3. Não gosto muito do que não
    compreendo, e não consigo compreender
    a poesia. Mas acho lindas as palavras mesmo
    sem entender o que elas dizem.. Eu sei que a poesia
    não se entende, mas se sente. Eu não consigo sentir, por isso
    admiro os amantes da poesia por sentir a profundidade dessas palavras.
    Mas eu sigo aqui tentando e um dia eu vou pertencer a esse time.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Delmara, eu também não compreendo muitas poesias, tanto que neste livro tem inúmeras que não entendi, mas escolhi essa pois pude compreender melhor! E gostei!
      Mas é assim mesmo, principalmente com essas antigas!

      Excluir
  4. Adoro ler, sou apaixonada por livros e super curti seu post. Que blog lindo já estou seguindo..

    http://devaneiosdeuma-adolescente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Uma coisa que eu peco muito é não dedicar nenhum tempinho da minha leitura para os nacionais, os clássicos e a poesia.
    Quem sabe não passo a me interessar?

    Beijos, sucesso.
    http://bestherapy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poesia de vez em quando é bom, se as vezes não compreendemos vai ver é de pouco lê-las! :)

      Excluir
  6. Apesar de nao ser fan de poesias, eu achei essa bem bonitinha =)

    Beijos,
    Carol e seus livros.

    ResponderExcluir
  7. Eu também não sou muito fã de poesia antigas, são bem difíceis de ler e de entender, mas eu eu gostei e entende, bonitinha!!!

    Beijinhos Michellen!!!
    /(.”)__☆
    /||\
    _||_
    http://comente-se.blogspot.com.br/
    Espero você no meu blog!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tirei essa pois foi uma das poucas que compreendi!

      Excluir
  8. Oiii,
    Estou te indicando para responder a TAG: Te Conhecendo Melhor:
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/2013/04/tag-te-conhecendo-melhor.html
    bjus

    ResponderExcluir
  9. Tem selinho pra vc lá*-*

    http://vivianapombo.blogspot.pt/2013/04/selinho-best-blog-recebi-uma-tagselinho.html

    ResponderExcluir
  10. Lindo! Alias teu blog é lindo, tudo bem apresentavel. Te convido a visitar o meu blog tb.

    http://gagopoetico.blogspot.com.br/

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola amiga !!! Todas as poesias de meu blog são de minha autoria sim. Gosto muito de ler, escrever, deixar a imaginação correr solta. Os homens, ainda mais da minha faixa etária, consideram poesias como algo feminino, mas estou aí para desmitificar. As vezes passo noites andando de blog em blog, para ver a criatividade das pessoas, a organização, e como te falei, o seu é show de bola. Grande abraço, fique na paz !

      Excluir
  11. Adorei seu blog , esse livro é mt bom , amo poesias .

    Bjos:*
    estou seguindo
    http://maaniadeescrever.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. O nosso pensamento é livre de voar para o outro lado do mundo, um mundo onde a fantasia e os sonhos se concretizem.
    Gostei do blog cheio de poesia e magia.
    Vou ficar por cá e já guardei lugar.
    Boa segunda-feira.
    Bjs
    Vivi
    http://esquecimedeviver.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você quase fez uma poesia agora..rs
      Valeu pela visita
      Beijos

      Excluir
  13. Não conhecia, mas é uma lindeza.

    http://iasmincruz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Adorei demais a dica, incrível!

    www.cindereladementira.com.br

    ResponderExcluir
  15. oi linda
    adoro leituras e este post entao AMEI.... vou esta por aqui para saber das novidades.... te seguindo

    me visita se puder ... ficarei muito feliz.... um grande beijo no seu coraçao....

    http://www.gostandodavida.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já estou seguindo também, deixei um recadinho no seu blog!

      Excluir
  16. Como é bom ler uma boa poesia amei
    beijos
    www.inspiresenoamor.com

    ResponderExcluir
  17. Oii Le (:
    Adorei a poesia ><
    Uma que eu amo é Almas Perfumadas, do Drummond. É linda, se não conhece, pesquise sobre!!!
    Beijos
    Descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Já ouvi falar, mas nunca li, pelo menos não me lrmbro se li!
      Vou procurar saber! Obrigada!

      Excluir
  18. Adorei seu blog flor, parabéns por ele.
    Sempre que tiver novidades passa no meu para me avisar, vou adorar voltar aqui.
    Já estou curtindo sua pag no face se puder curtir a minha vou ficar muito feliz de ter você por lá.
    Um grande beijo. Fica com Deus. E você tenha um ótimo final de semana.
    http://andressalara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, fui até sua página e tbm estou curtindo...beijos

      Excluir
  19. Oiee, tudo bem com você ?
    Espero que sim, pois eu estava mais omenos esses dias. Andei um pouco indisposta, mas agora estou um pouco melhor. Por isso que andei um pouco sumidinha (risos)


    Amiga achei lindo o poema. Parabens.
    Até bom você ter postado, porque a gente tem que conhecer além dos livros nacionais, também temos que saber aprecisar os poemas nacionais que são muito poucos divulgados nos blogs. Nossa, muito legal sua iniciativa. =] Adorei

    Depois passa no meu cantinho que tá cheio de novidade legal.
    E se puder, curte minha pagina no facebook se ainda não tiver curtindo...E me siga também se não tiver.

    bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Silvana, eu tbm andei meia sumida, muita coisa na faculdade..
      Mas estou de volta...
      Obrigada pela visita e que bom que gostou do poema.
      Já sigo sua página no face, ta bom
      beijos

      Excluir
  20. Oi!
    Eu vou ser sincera, eu não curto muito a literatura brasileira, nem as poesias, mas eu adoraria gostar :/
    Beijos

    altacostura20.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem gente que não curte mesmo Milena...obrigada pela visita..beijos

      Excluir
  21. Lindo poema...Beijos

    Blog http://segredosdacahlima.blogspot.com.br/
    instagram @camilalopes03
    Twitter @camilalima03
    facebook www.facebook.com/MakeDaCah

    ResponderExcluir
  22. Adorei o blog estou seguindo bjs

    http://arrasowl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada linda, vou fazer uma visitinha no seu.

      Excluir
  23. Oi Leticia!
    Não sou muito fã de poesia, mas adorei esse poema.
    Dos poetas brasileiros, gosto do Fagundes Varela.

    BjO
    www.the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não lembro de ter lido Fagundes, mas já ouvi falar que é muito bom..fico feliz que tenha gostado desse..

      Excluir
  24. Oi Leticia

    Adoro poesia, nem sei se gosto mais de ler ou de escrever. Seu blog é lindo. Estou seguindo.

    www.reticenciando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi linda, que bom que gostou do blog.
      Sabe que eu tbm não sei se gosto mais de ler ou de escrever..rs..Algo em comum.

      Excluir
  25. Adoro poesia!
    E como hoje já é sábado..desejo-te um dia excelente cheio de sonhos coloridos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  26. Esse eu nunca li :D

    http://emummundopossivel.blogspot.com.br/

    Beijos!

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao meu blog.
Sua opinião é muito importante, mas se lembre que respeito é bom e eu gosto!
Seguiu? Deixa o link que eu sigo de volta. E também retribuo os comentários.

Obrigada por vir até meu cantinho!