F

24 março 2013

A Menina que roubava livros - The Book Thief

"Quando a morte conta uma história, você deve
parar para ler"

Livro: A menina que roubava livros
Título original: The Book Thief
Autor: Markus Zusak
Genêro: Ficção
Editora: Intrínseca
Páginas: 382

Onde comprar? Submarino / Saraiva / Americanas


Olá galera, o livro de hoje muitas pessoas já conhecem e amam.
 
Sinopse
Desde o início da vida de Liesel na rua Himmel, numa área pobre de Molching, cidade próxima a Munique, ela precisou achar formas de se convencer do sentido de sua existência. Horas depois de ver seu irmão morrer no colo da mãe, a menina foi largada para sempre aos cuidados de Hans e Rosa Hubermann, um pintor desempregado e uma dona-de-casa rabugenta. Ao entrar na nova casa, trazia escondido na mala um livro, 'O manual do coveiro'. Num momento de distração, o rapaz que enterrara seu irmão o deixara cair na neve. Foi o primeiro dos vários livros que Liesel roubaria ao longo dos quatro anos seguintes. E foram esses livros que nortearam a vida de Liesel naquele tempo, quando a Alemanha era transformada diariamente pela guerra, dando trabalho dobrado à Morte. O gosto de roubá-los deu à menina uma alcunha e uma ocupação; a sede de conhecimento deu-lhe um propósito. E as palavras que Liesel encontrou em suas páginas e destacou delas seriam mais tarde aplicadas ao contexto da sua própria vida, sempre com a assistência de Hans, acordeonista amador e amável, e Max Vanderburg, o judeu do porão, o amigo quase invisível de quem ela prometera jamais falar. Há outros personagens fundamentais na história de Liesel, como Rudy Steiner, seu melhor amigo e o namorado que ela nunca teve, ou a mulher do prefeito, sua melhor amiga que ela demorou a perceber como tal.
 
 
 
Tirei alguns trechos marcantes:
 
EIS UM PEQUENO FATO
Você vai morrer.
 
 
REAÇÃO AO FATO SUPRACITADO
Isso preocupa você?
Insisto- não tenha medo.
Sou tudo, menos injusta
 
 
UMA PEQUENA TEORIA
As pessoas só observam as cores do dia no começo e
no fim, mas, para mim, está muito claro que o dia se funde
através de uma multidão de matizes e entonações,
e cada momento que passa. Uma só hora pode consistir
em milhares de cores diferentes.
Amarelos céreos, azuis borrifados de nuvens. Escuridões enevoadas.
No meu ramo de atividade, faço questão de notá-los.
 
 
UM ANÚNCIO TRANQUILIZADOR
Sou só garganta...
Não sou violenta.
Não sou maldosa.
Sou um resultado.
 
 
Ela deixou cair o livro.
Ajoelhou-se.
A roubadora de livros uivou.
 
 
 
Um pouquinho do autor
Mora em Sidney, na Austrália.
Markus Zusak, falando de suas razões para escrever A Menina que roubava livros, ele explica: "Eu queria escrever algo muito diferente do que tinha escrito antes. A idéia de um ladrão de livros estava em minha cabeça quando escrevi Eu Sou Mensageiro, mas não estava pronto para ser escrita. A idéia original ambientava-se no presente, em Sidney, e isso não parecia muito certo. Depois, pensei em escrever sobre as coisas que meus pais tinham visto, ao crescerem na Alemanha nazista e na Áustria, e, quando juntei as duas idéias, a coisa pareceu funcionar, especialmente quando pensei na importância das palavras naquela época, e naquilo em que elas conseguiram levar as pessoas a acreditar, assim como levá-las a fazer"
 
 
Bom, espero que quem ainda não leu, goste!
Até a próxima postagem.


21 comentários:

  1. amei seu blog tem muito a ver comigo pq eu tambem mo ler mil beijocas pra vc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada...
      Volte sempre, em breve novidades!

      Beijinhos
      Leh

      Excluir
  2. Nuncalia a meninas que roupava livros. Mas sempre teve voltade, e apos le seu poste vou compra um amanhã! >.<

    Seguindo de volta

    Xero

    http://clichesicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adorei o que vi. LIVROS,amooo*--*

    Volte e volto sempre.

    http://emummundopossivel.blogspot.com.br/

    beijo

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Então vc já conhece né...obrigada pela visitinha..
      Beijos

      Excluir
  5. Adorei conhecer o seu blog, quero muito comprar este livro " A Menina que roubava livros" minhas amigas falaram que ele é muito bom.
    seguindoo
    http://patonilda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Patricia, ele é bom mesmo!
      Volte sempre!

      Beijoss
      Leh

      Excluir
  6. Eu amooo esse livro!
    Acabei de conhecer seu blog, e realmente, os quotes que voce postou, são tão <333333
    adoro adoro adoro demais! Esses dias fui marcar uns quotes no meu, eu ja tava chorando quando cheguei ao final :T
    superemos!
    Curti seu blog!
    Vem conferir o meu? ;D
    Pâm
    http://interruptedreamer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Superemoss!! :)
      Obrigado pela visitinha...

      Beijoss

      Excluir
  7. Todos falam muito desse livro, mas ainda não li. ótima postagem.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Já ouvi falar, mas ainda não tive a chance de ler, parece ser muito bom! =)

    Curti sua fã page, curte a minha também! =*

    Blog: www.kaahmenezes.com
    Fã page: www.facebook.com/pages/Kaah-Menezes/146488652178125

    ResponderExcluir
  9. Já li esse livro e simplesmente amei a estória, pra mim " EIS UM PEQUENO FATO
    Você vai morrer " é uma das frases mais marcantes do livro.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm acho Delmara...quando já começa o livro assim..vc já pensa...vem uma historia boa por ai...! :)

      Beijos

      Excluir
  10. Nossa que legall a minhas irma ja leu esse livro heheh
    adotadospelopai.com.br

    ResponderExcluir
  11. Já faz algum tempo que eu li esse livro e o que me levou a ler foi a curiosidade a respeito de ser a morte que contava a história. Adorei. Apesar de ser muito triste, assim como todos os livros que se passam nessa época, vale muita a leitura do livro.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale mesmo Sil, o que mais atrai tbm é justamente ser a morte quem conta a história! Sinistro!

      Beijosss

      Excluir
  12. Olá!
    Já faz muito tempo que quero ler esse livro. Todo mundo fala tão bem e a história parece ser aquelas que você sempre pra sempre..

    Beijos
    @blogscl
    http://sonhando-com-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá Letícia, que livro perfeito!!!! Li e me encantei, ele tem uma história sensacional, parabéns pela resenha e seu blog é muito lindo!!!
    Adorei sua visitinha e vim conhecer seu cantinho!! Já estou seguindo!!!
    Bjuuuuuuuuuuus e volte sempre ao aprendendocuriosamente.blogspot.com

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao meu blog.
Sua opinião é muito importante, mas se lembre que respeito é bom e eu gosto!
Seguiu? Deixa o link que eu sigo de volta. E também retribuo os comentários.

Obrigada por vir até meu cantinho!