F

15 março 2017

Resenha | O Encantador de livros

Título: O Encantador de livros
Autor: Lucas de Sousa
Editora: Ler Editorial
Gênero: InfantoJuvenil
Páginas: 148
Ano: 2016
Skoob

(Cortesia da editora)

Sinopse: Aventure-se na Cidade dos Livros ― um lugar mágico, onde a leitura é mais que uma paixão, os moradores são leitores insaciáveis e as árvores são recheadas de frutos e livros. Conheça o Encantador de Livros, um contador de histórias capaz de fazer os livros voarem, e Benjamim, um menino analfabeto que, juntamente com seus amigos, terá que salvar a cidade de uma terrível ameaça. Um romance infantojuvenil que desperta a consciência para a importância da leitura e as ações transformadoras que ela pode gerar.



Imagine viver em uma cidade onde tudo é movido a livros e até as construções são baseadas neles. Essa cidade tão sonhada por nós e inventada por Lucas de Sousa se chama Cidade dos Livros. O lugar é mágico e os moradores são leitores insaciáveis. Benjamim, uma criança e um dos moradores, também ama os livros, porém, ele tem um segredo: é analfabeto. Sem saber do paradeiro de seu pai e criado pela madrasta ele sonha com o dia que conseguirá ler todos os livros que têm. Junto com seus amigos ele viverá algumas aventuras para encontrar o Encantador de Livros - um leitor, escritor que é capaz até de fazer os livros voarem - e tentar salvar a Cidade dos Livros de uma ameaça que colocaria toda a paz do local em risco.

"E escreviam também, fosse para salvar ou para serem salvos. Mas liam, acima de tudo, para viver." (p. 8)

Tenho que dizer que amei essa capa e foi o que mais me chamou atenção desde o início, sem contar que ela condiz bastante com a história. Em cada início de capítulo também temos ilustrações de livros, que deixaram a leitura ainda mais confortável. A diagramação está ótima, com folhas amareladas e fonte em tamanho ideal. Só acabei encontrando alguns erros de revisão que não atrapalharam a leitura.


A história é narrada em terceira pessoa e conta com uma escrita simples e envolvente. Os personagens são muito cativantes, apesar de serem pouco aprofundados - o que quase sempre se espera de um livro de 148 páginas. O foco é principalmente em Benjamim, seu analfabetismo, o sumiço de seu pai e sua vida com a madrasta. Apesar disso, iremos conhecer seus amigos e viver a aventura junto com eles. 


"Se começarmos uma tarefa sem acreditar no que somos capazes de fazer, não faremos grandes coisas. Acreditar em nós mesmos é o primeiro passo para sermos felizes de verdade." (p. 96)

O livro não tem apenas o título de encantador. O que mais gostei no livro foi toda a mensagem que ele passou sobre a importância da leitura em nossas vidas e para o desenvolvimento de uma cidade. Apesar de acontecer coisas surreais na história, o leitor pode se identificar quando pensa nas próprias sensações que sente ao sentar e ler um livro. Quem nunca viajou para um mundo distante ou enfrentou vilões enquanto lia um livro? Se você foi um leitor na infância, sabe do que estou falando.

Dessa forma, o livro cumpre seu papel como infanto juvenil e me agradou bastante. Lucas soube conduzir bem a história e ainda nos fazer pensar o quanto o mundo da leitura pode ser mágico. Quem procura por uma leitura leve, cativante, cheia de aventuras e com frases inspiradoras precisa ler o livro. Essa é uma história que com certeza leria para meu filho.

Compare e compre: Buscapé





11 comentários:

  1. Olá,

    Conheço a Ler Editorial desde o início e sei como ela está crescendo cada dia mais. Eu já estou de olho nesse livro faz um tempo e minha vontade de fazer a leitura dele só vem aumentando, a sua resenha colaborou muito para isso. Adorei a forma que você nos apresentou o trama e o modo que o autor abordou a importância da literatura! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Leticia!
    Eu adoro essa capa! E adoro histórias sobre livros! Pela sua resenha, dá pra perceber o ar mais juvenil do livro mesmo, ainda assim eu leria feliz. Essas tramas leves e rápidas de ler são uma delícia!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  3. Oiii Leticia, tudo bem?
    Menina eu estou louca para esse livro que você nem imagina, acompanhei o lançamento e sempre me vi apaixonada, espero ter a oportunidade de ler, ótimas fotos.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Adoro livros infanto juvenis, eles são tão leves e fluídos, é ótima quando se está de ressaca ou quer algo para se ler rapidamente e que ao mesmo tempo entretenha. Já ouvi alguns comentários sobre esse livro e estou doida de curiosidade sobre a obra, acredito que irei curtir bastante esse livro, estou empolgada e ansiosa para fazer esta leitura, espero que em breve.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá tudo bem?
    Eu achei lindo esse livro lindo demais e o projeto gráfico dele é ótimo! Pedi para editora para resenhá-lo também e espero gostar tanto quanto você, mas pelo que li aqui pude ter a certeza de que vou gostar! Parece uma leitura leve e descontraída.

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  6. Olá.
    Ah, que cidade deliciosa, preciso conhecer!
    Quanta criatividade do autor, é claro que quem adoro livros vai ficar muito curioso(como eu) pra conhecer uma cidade movida por eles.
    A capa é realmente linda, e se ainda tem uma mensagem embutida, é sugestão pra anotar e correr pra ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Acredito que um mundo desses onde tudo é baseado em livros seria o paraíso para nós adoradoras e leitoras rsrs
    Essa é a segunda resenha sobre a obra que leio e confesso que estou ficando louca para fazer essa leitura.
    A premissa é muito interessante e a obra apresenta um universo ousado, inusitado e muito criativo criado pelo autor.
    Adorei saber suas impressões e espero poder me aventura em breve nesse mundo dos livros.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  8. Ah que ideia linda para um livro! Se eu fosse professora, levaria para abordar em sala de aula, porque, pelas suas palavras, permite que a gente instigue a imaginação das crianças. Gostei da premissa, suas fotos estão lindas e exploram a beleza da edição. Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Letícia.
    Ainda não conhecia esse livro, mas a capa a e história me pareceram encantadoras.
    Vou anotar a dica! Adoro livros infanto-juvenis!!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem? Já conhecia o livro de algumas passagens em blogs, mas nunca pesquisei mais sobre ele. Com sua resenha achei ele mega fofinho. Gostei de saber que ele tem imagens internas e que a capa condiz com a história, pra mim isso diz muito coisa. Apesar de ter um tempinho que não leio um infanto-juvenil assim, fique bastante interessa. Ótima resenha!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá, eu li esse livro recentemente :) . Me encantei pela capa, só por ela já vale a pena tê-lo na estante. E achei a ideia da cidade dos livros fantástica.

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao meu blog.
Sua opinião é muito importante, mas se lembre que respeito é bom e eu gosto!
Seguiu? Deixa o link que eu sigo de volta. E também retribuo os comentários.

Obrigada por vir até meu cantinho!