F

08 janeiro 2017

Resenha | A rainha do sul

Título: A rainha do sul
Autor: Arturo Pérez-Reverte
Editora: Record
Gênero: Ficção
Páginas: 518
Ano: 2016
Skoob

(Cortesia da editora)

Sinopse: Teresa Mendonza nasceu em Culiacán, no México. Pobre e com pouco estudo, foi estuprada e quase morta depois de o namorado, piloto de avião que trabalhava para o cartel local, ser assassinado pelo chefe do tráfico. A jovem então se vê forçada a fugir para a Espanha, onde seu instinto criminoso vem à tona. Lá, ela não tem escolha a não ser aceitar uma realidade impiedosa, na qual não há bem ou mal, e sim o reflexo de um universo cruel, onde matar, morrer, enganar e corromper faz parte do cotidiano. Agora, a Mexicana, como é chamada no submundo do crime e pela imprensa, é a traficante mais poderosa da Espanha, dona de um império camuflado de transporte de drogas na Costa do Sol. Uma história de corrupção, amor e intriga que nos revela o melhor e o pior que existe no ser humano. Pérez-Reverte cria um retrato perfeito do submundo do tráfico na Espanha mesclando fatos e ficção, sexo, drogas e violência, numa narrativa avassaladora. A saga épica de Teresa Mendonza atravessa décadas e continentes numa história repleta de sensualidade, crueldade, amor, traição, vida e morte.



A rainha do sul é uma obra baseada em fatos reais e fictícios, brilhantemente narrada pelo mestre do "thriller intelectual" Arturo Pérez-Reverte, escritor espanhol. O livro já foi adaptado para uma série de televisão no canal Space, protagonizada pela atriz brasileira Alice Braga, e depois dessa leitura logicamente fiquei curiosa para assistir. 

A história gira em torno da vida de Teresa Mendoza, uma mulher comum, que sofreu alguns pesares e acabou crescendo muito no mundo do crime na Espanha, tornando-se uma das maiores traficantes no país. Teresa era a garota de Ruço, que vivia envolvido em assuntos perigosos. Quando ele morreu, Teresa se viu obrigada a correr para salvar sua vida e deixou o México para começar uma nova vida na Espanha. Entre as dificuldades que enfrentou e a facilidade financeira que o mundo do crime oferece, vamos conhecer a trajetória que a levou a ser a rainha do sul.


O livro é narrado ora em primeira, ora em terceira pessoa. A escrita de Reverte é fluída e gostosa de acompanhar. O único problema que encontrei foi acompanhar a leitura mais rapidamente. Muitos trechos são um pouco descritivos em relação aos esquemas do tráfico, as fugas da protagonista, entre outros. Nesses trechos a leitura era mais lenta, o que contribuiu para demorar a engrenar no começo. Sem contar que o livro possui mais de 500 páginas, então chega um momento que isso pode incomodar.

Apesar desses trechos mais lentos, o que acabei mais gostando no livro foram as reflexões da protagonista em relação a tudo que havia acontecido com ela. O amor dela por Ruço, seu novo amor em sua nova vida e as desconfianças que ela aprendeu a ter das pessoas. Claro, em nenhum momento estive do lado de Tereza em relação ao que ela se tornou - uma traficante das grandes. Porém, é interessante acompanhar o que ela sofreu sexualmente, as traições e crueldades. Tereza Mendonza é uma figura polêmica, sem dúvida.

Nos agradecimentos o autor cita que muitos fatos ou personagens são fictícios, mas a maioria é real. Ao final da leitura você percebe a pesquisa minuciosa do autor para preparar a obra e o quanto ela é reflexiva e interessante.

"De repente, a gente pensa que o horror está longe, lá na fronteira, e ele se infiltra em você. Ela ainda não estava preparada, naquela época. Era uma menina: a mulher de um traficante bem instalada em casa, colecionando vídeos e porcelanas e gravuras de paisagens para pendurar na parede. Uma entre muitas." (p. 89)

Em suma, gostei bastante da leitura, apesar de algumas ressalvas. O livro com certeza vai agradar quem gosta de histórias verídicas e com toda essa abordagem sobre o mundo do crime nas ruas do México, Espanha e até Marrocos. Há coisas que mal imaginamos, o tanto de dinheiro envolvido e as circunstâncias que levam essas pessoas a escolherem a criminalidade, embora para mim nada possa justificar tais escolhas. Ficou curioso depois da resenha? Então certamente recomendo a leitura do livro.

Compare e compre: Saraiva | Submarino | Americanas 





25 comentários:

  1. Oii

    Nossa esse livro é cheio de reviravoltas hein! E pensar que os acontecimentos tem um fundo de verdade, na realidade é bem triste.
    Mas em todo o caso, parece ser uma leitura interessante. A capa do livro também é bem instigante..
    Eu também tenho um pouco de dificuldade quando os acontecimentos são meio arrastados, mas em alguns casos vale a pena né..

    Beijos

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá! Não conhecia esse livro e apesar de parecer uma história bastante interessante, não sou muito chegada a ler livros baseados em histórias verídicas. Como também não curto muito saber sobre o mundo do tráfico, é um livro que não leria no momento. Se lesse, seria como você, não ficaria ao lado da protagonista. Achei a capa muito bonita.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Sabe que também acho que iria gostar do livro pelas reflexões da protagonista, uma vida pesada
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Gostei de conhcer essa história, no começo achei que seria só mais uma histórinha de amor, mas esse pano de fundo e essa mocinha me surpreenderam muito, quero conhece-la.

    ResponderExcluir
  5. Não sabia que existia a série baseada no livro, mas já fiquei bastante curioso para assistir e ver se eu gosto o suficiente para ler a obra, já que me desanimei por causa que alguns momentos o autor descreve de menos e outras horas descreve demais, como sou um pouco lento, talvez eu me perderia ou acharia um pouco cansativa a leitura.
    Trouxa do Livro

    ResponderExcluir
  6. Olá!!
    Tudo bom querida? Não conhecia esse livro (é isso que mais adoro em blogs, essa troca de informações <3) bem, a resenha pareceu bem atraente ao livro, e a capa é adorável. Deve ser bom acompanhar a evolução da protagonista.
    Beijos!!

    >> http://gatos-livros-pipoca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi!!!

    Eu ainda não conhecia nem obra nem escritor, mas ele chama logo a atenção pela capa, né? Que coisa mais linda!

    Além disso, achei super legal contar a história de uma mulher de traficante e wue depois ela mesmo vira traficante! Eu suponho que ela deva ser uma mulher muito forte, pra conseguir lidar com a bandidagem toda!!
    Com certeza foi pra minha lista de leitura!

    bjbj

    Lá... E de volta outra vez

    ResponderExcluir
  8. Eu não conhecia o livro mas gostei da premissa e fiquei curiosa com a sua resenha. Adorei a capa

    ResponderExcluir
  9. Oiii, tudo bem?
    Infelizmente dessa vez a obra não despertou tanto meu interesse, mas parabéns pela sua resenha e as fotos, essa capa é incrível mesmo!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Olá, que capa mais linda que esse livro tem! Fiquei encantada.
    Eu já tinha visto a sinopse dele por aí, e apesar da sua ótima resenha, acho que a temática dele não é algo que eu procure para ler no momento.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Não conhecia a obra, mas confesso que fiquei bastante curiosa. Principalmente por ter fatos reais.
    Parece uma história cheia de reviravoltas. Embora ache que as partes em que a narrativa é mais lenta vá me incomodar, quero muito ler.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  12. Oi, Letícia.
    Depois de ler a sua resenha, percebi que eu tinha uma ideia bem errada desse livro. Eu até cheguei a pegar o livro na mão em uma livraria, mas ainda bem que não comprei, porque agora percebi que não é o tipo de livro que eu curto...
    Adorei a resenha!!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  13. Oiii!!

    Achei muito legal ter fatos reais durante a narrativa, claro que saber que alguns momentos a leitura ficou parada me deixou apreensiva, tenho medo de travar e não conseguir ler.
    No mais, a resenha está ótima!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Oii Leticia, tudo bom? Adorei sua resenha e fiquei mega interessada nessa leitura. Gosto de livros que se passam na espanha, e sempre tive curiosidade com narrativas sobre o mundo do crime e do narcotráfico. Que pena que a leitura se arrasta em alguns momentos. De qualquer forma, anotei a dica. Ah, essa capa é linda!
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Eu vi o trailer dessa série e não imaginava que era baseada em um livro,e mesmo com as partes ,mais descritivas e morosas a leitura deve ser bem legal,conhecer o lado feminino desse poderoso submundo.

    Dica anotada.

    bjssss

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem? Sou doida para ler esse livro desde que soube dela na série. Ainda não tive oportunidade, adorei saber que você gostou do livro. Isso me motiva mais a querê-lo. Amei <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oie!
    Nossa, fiquei bem curiosa com essa história, com certeza.
    Eu não conhecia tantos detalhes dessa história, e agora estou bem interessada na leitura. Uma ótima dica!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Geralmente gosto muito de livros que são baseados em fatos reais mas confesso que desde a sinopse já fiquei com o coração pesado pela protagonista que passou por coisas bastante difíceis. Uma pena que a leitura seja mais lenta no início por conta das descrições, não gosto muito de livros assim e por isso passarei a dica por enquanto. A capa é muito bonita, a editora de um bom trabalho.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Olá, já conhecia o livro pela capa mas nem imaginava que se tratava de uma história verídica, muito menos que existia uma série relacionada. Não é um tipo de livro que eu leria pois essas passagens minuciosas com certeza me incomodariam muito, contudo com certeza gostaria de assistir a série. Adorei a resenha.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  20. Olá,

    A premissa desse livro é no mínimo interessante, espero que eu tenha a oportunidade de lê-lo em breve. Contudo, no momento, estou a procura de leituras mais leves e divertidas para combinar com o verão haha. E acredito que este livro será um pouco tenso, por isso anotei a dica para futuramente.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá! Olha, gostei bastante da sinopse e da sua resenha. O enredo deve ser bem forte e intenso, ainda mais tendo bases em fatos reais, deixa a história mais interessante ainda! Fiquei bastante curiosa para ler, beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  22. Por ser um livro que narra fatos reais e fictícios dá para nós percebermos quando é qual?? Fiquei nessa duvida pq se não soubermos o cara realmente é fantástico e preciso ler para ontem. Beijos

    ResponderExcluir
  23. Olá, os fatos que ocorrem ou ocorreram com a personagem protagonista me chamaram atenção, e apesar do desenvolvimento lento apresentado por ti, fiquei um pouco curioso para conhecer a história mais profundamente.

    ResponderExcluir
  24. Olá!

    Não vi a série da Alice Braga, vi um pedaço da versão norte-americana (La Reina del Sur) com a Kate del Castillo, que é infinitamente superior, mas a respeito do livro, a história é maravilhosa mesmo, pena que a capa não ajuda. Mas fico feliz em ver que essa história chegou ao Brasil.

    ResponderExcluir
  25. Olá, tudo bem?
    Então...já tô colocando ele na minha lista de leitura 2017.
    Eu já tinha ouvido falar sobre a série e até fiquei curiosa na época, mas vendo a sua resenha agora, a vontade duplicou. Tanto para ler o livro quanto para ver a série.
    E essa capa? Eu simplesmente AMEI!!!

    Abraços

    http://www.viciadosemleitura.blog.br/

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao meu blog.
Sua opinião é muito importante, mas se lembre que respeito é bom e eu gosto!
Seguiu? Deixa o link que eu sigo de volta. E também retribuo os comentários.

Obrigada por vir até meu cantinho!