F

12 dezembro 2016

Resenha | Nem tudo será esquecido

Título: Nem tudo será esquecido
Autora: Wendy Walker
Editora: Planeta
Gênero: Thriller Psicológico
Páginas: 288
Ano: 2016
Skoob

(Cortesia da editora)

Sinopse: Um dos suspenses psicológicos mais elogiados nos Estados Unidos Tudo parece perfeito na pequena Fairview, em Connecticut, até a noite em que a adolescente Jenny Kramer é violentada durante uma festa. Nas horas posteriores, ela é medicada com uma droga controversa para que as memórias da violência sejam apagadas. Mas, nas semanas que se seguem, enquanto se cura das dores físicas, Jenny percebe que guardou nuances daquela noite. O pai, obcecado por sua incapacidade de descobrir quem abusou de sua filha, busca justiça, enquanto a mãe tenta fazer de conta de que o crime não abalou seu mundo cuidadosamente construído. Segredos da família e do círculo próximo começam a vir à tona durante a busca incessante pelo monstro que invadiu a comunidade – ou que talvez sempre tenha estado lá –, guiando este thriller psicológico para um fim chocante e inesperado.


Uau! Sensacional - é assim que eu defino esse livro. Nem tudo será esquecido, escrito pela autora Wendy Walker é um thriller psicológico incrível publicado recentemente pela Editora Planeta 

A narrativa já se inicia brutal. Em uma pequena cidade, Fairview, em Connecticut, a vida segue seu curso, até que uma adolescente de quinze anos, Jenny Kramer, é estuprada de forma violenta durante uma festa. Após Jenny ser encontrada, seus pais são convencidos pelos médicos a autorizarem um tratamento que fará a inocente Jenny esquecer as horas horríveis em que foi violentada, o que possivelmente a deixaria traumatizada pela resto da vida. Porém, o horror daquela noite estava presente de alguma forma no corpo e nas emoções de Jenny. Enquanto ela tenta retomar uma vida normal, seu pai fica cada vez mais obcecado em encontrar o estuprador, e sua mãe ainda tenta se livrar dos fantasmas do passado a medida que finge que tudo está bem. Devido ao objetivo do tratamento, Jenny não deveria, mas começará a se lembrar de nuances daquela noite e a vida dos Kramer nunca mais será a mesma.


Fiquei emocionalmente abalada logo após iniciar a leitura. A autora já nos lança na primeira página o horror que foi o estupro de Jenny. A narrativa é feita em primeira pessoa por alguém próximo e que conhece muito bem o psicológico da família - o psiquiatra, Alan.  Ele atende a todos, pai, mãe e à Jenny, para ajudá-los a superar seus fantasmas, traumas e especialmente recuperar a memória de Jenny sobre aquela noite. A escrita de Walker é ágil e surpreendentemente inteligente, pois nos leva fundo a mente dos personagens pelos olhos de quem mais poderia descreve-la - o psiquiatra. 

A construção dos personagens é fantástica! Charlotte, a mãe, esconde alguns segredos que a torturam por dentro. Tom, o pai, tem seus traumas de infância que estão ligados a sua obsessão de encontrar o homem que feriu a filha, e precisa ainda lidar com a culpa que sente por não ter conseguido protegê-la. Jenny, portanto, acaba não sendo totalmente o foco da narrativa como imaginei a princípio. A maneira com que a autora trata o psicológico de todos eles e inclui novos personagens, deixará o leitor com "a pulga atrás da orelha". 

São muitos os sentimentos ao longo da leitura. Nosso narrador possui um papel preponderante nessa história. A medida que as páginas avançam, é fácil nutrir sentimentos opostos por esse personagem, mas no fundo não é difícil compreendê-lo. E isso foi o que mais gostei no livro. Como a autora nos conduziu para dentro de cada personagem, tornando tudo real, torturante e nos plantando a dúvida. Os acontecimentos se unem primorosamente e é impossível não viciar até conhecer o desfecho.

Nem tudo será esquecido me surpreendeu de uma maneira que não estava esperando e foi um dos melhores thrillers que já tive o prazer de ler. Amei a narrativa, a criação dos personagens, a maneira com que tudo se conecta e o desfecho inesperado. Recomendo a todos e especialmente aos fãs do gênero. Simplesmente amei a leitura!

Compare e compre: Buscapé







20 comentários:

  1. Ai gente, livros que narram estupro são sempre tensos demais...Acho que a carga deles é pesada.
    Além do mais ele é cheio de mistérios. Acho que livros assim quando bem escritos tendem a ser excelentes mesmo.
    Vou anotar, adorei

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Não estou habituada a ler thrillers, mas fiquei bem intrigada para saber mais sobre esse fazendo a leitura.
    A premissa é bem interessante e quero saber quem foi o agressor e como o Dr. Alan irá conduzir o tratamento de Jenny.
    O livro aborda um tema complexo e quero ver como isso é destrinchado aqui.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que livro diferente é esse, achei incrível e bem misterioso, gostei dessa capa bem fora do comum de muitos por aí, dica super anotada e espero que no final tenha saído tudo bem para Jenny.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  4. Oi, definitivamente esse é um livro completamente diferente. Acho que eu não teria o estomago para lidar com algo tão forte quanto um estupro e sua descrição, acho que só de imaginar o que a pessoa deve sentir e como deve ser horrível me faz querer manter a maior distancia possível. Mas para aqueles que gostam deve ser algo muito interessante esse thriler, descobrir um pouco mais pelo ponto de vista do psicologo e tudo. Realmente diferente e com tudo para ser realmente um excelente livro!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Le, eu fiquei muito tensa com esse livro, confesso que ás vezes achei a narrativa do médica um pouco parada, mas o suspense compensa, o sofrimento da personagem é crível. Para quem gosta de livros assim eu recomendo. Bjkas

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Desde que soube desse lançamento, ele está entre os meus desejados. Amo forte livros de thrillers e estou mega curiosa em relação a esse, principalmente porque as opiniões em relação a ele estão muito boa. Toda essa questão do psicológico da Jenny e também dos familiares me deixa bem intrigada, pois o que aconteceu é algo muito grave para ser esquecido assim do nada.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá! Que livro tenso e intenso, pelo que captei do seu texto! No momento não é o que estou procurando para ler. Mas se me der vontade de encarar um thriller, me lembrarei dele! Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Primeiro... Amei a foto, ficou muito linda!!!!
    Adoro quando os personagens são bem construidos e o final é inesperado. Só isso me faz ficar com vontade de ler o livro - algo que eu já tinha pela premissa, embora não seja bem o meu gênero de leitura.
    Lá no blog uma das colunistas fez resenha do livro, mas mesmo assim, eu espero poder ler ele em um futuro bem próximo :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  9. Olá, eu até gosto de thrillers, mas leio poucos livros do gênero. Esse eu ainda não conhecia, mas pela sua resenha me pareceu ser uma história bem forte, e ao mesmo tempo, fiquei curiosa para ler, especialmente ao saber quem narra a trama, e descobrir como tudo vai se desenrolar.

    ResponderExcluir
  10. Eu estou louco para ler este livro, e todo esse viés de história super forte, cheio de momentos tensos e dramáticos me deixa ainda mais animado pela leitura.
    Inserir novos personagens durante o desenrolar da trama, foi algo que a autora acertou, isso realmente deixa o livro ainda mais instigante, preciso ler este livro.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Que livro mais interessante! Achei muito curioso a trama começar com o ponto de vista do psiquiatra da família, isso é bem diferente do que outros livros desse estilo nos traz. Fiquei bem curiosa com o livro e sua trama.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Nossa, vi uma resenha desse livro que a blogueira abandonou, mas a sua resenha mudou totalmente meu ponto de vista sobre a obra. Direta e singular, adorei o texto!

    ResponderExcluir
  13. Ola Le não conhecia o livro, sua resenha me deixou tão curiosa com essa escrita maravilhosa que prende a atenção do leitor, assim como a narrativa forte e intensa. Dica mais que anotada, espero que encontrem o causador desses traumas. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  14. Olá.
    Não conhecia o livro e estou encantada com sua resenha. Esse não é o gênero que costumo ler, mas tenho certa curiosidade e o livro tem uma premissa MARA. Adoro quando um autor tem a capacidade de fazer com que o leitor sinta diversos sentimentos durante a leitura. O inicio do livro realmente é muito forte. Quero muito ler o livro.

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?

    Não conhecia esse livro, a temática é pesada,né, mas confesso que fiquei curiosa sobre o final, e sobre os segredos da mãe, quem será o culpado? Ok, só lendo... Dica anotada!

    Beijo!
    Ana.

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem? Confesso que não sou nem um pouco fã de thriller ainda mais envolvendo estupro. Sim, tenho mega coração mole e choro horrores com livros assim além de ficar com medo hahaha Pela sua resenha vi que gostou muito, mas não é meu estilo mesmo. Deixo para próxima.
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Letícia, sua linda, tudo bem?
    Eu adoro thriller, sou fascinada por esse gênero. Quando vi o lançamento da editora fiquei louca para ler. Mas já li duas resenhas dizendo que algumas cenas são pesadas, isso me deixou receosa, acho que eu não iria aguentar. Mas esse clima, e o fato da autora conduzir o leitor para dentro dos personagens, e sermos surpreendidos pela trama de cada um deles, está quase me fazendo mudar de ideia e arriscar com a leitura. Eu sempre posso pular as cenas, não é mesmo? Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá,sou super hiper mega fã do gênero
    Adoro um thriller e faz um tempo que não leio um bom de verdade e que me deixe maravilhada
    Adorei a dica
    Esta mais que anotada

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Menina, não conhecia esse livro e cara, que premissa!! Sua resenha me deixou mega interessada nessa história que tenho certeza, vai me deixar a noite acordada.. gosto de livros assim que analisam o psicológico de todos, não só o da vítima, até porque todos a voltam sentem também! Espero ler no próximo ano. Ótima resenha!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Hello! Tudo bem?
    Não conhecia o livro Nem tudo será esquecido e nem tinha lido nenhuma resenha.
    Gostei do que falou da obra e me deixou ate curiosa para saber os rumos dos personagens e da trama central.
    Otica dica.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao meu blog.
Sua opinião é muito importante, mas se lembre que respeito é bom e eu gosto!
Seguiu? Deixa o link que eu sigo de volta. E também retribuo os comentários.

Obrigada por vir até meu cantinho!