F

16 novembro 2016

Resenha | Doadores de sono

Título: Doadores de sono
Autora: Karen Russell
Editora: Record
Gênero: Ficção científica
Páginas: 168
Ano: 2016
Skoob

(Cortesia da editora)

Sinopse: Quando pesadelos são reais, dormir é um privilégio. Uma epidemia assola os Estados Unidos. Milhares de pessoas perdem a capacidade de dormir. Conheça a Corpo do Sono, uma organização que persuade sonhadores saudáveis a fazer doações para os insones. Sob o comando dos enigmáticos irmãos Storch, o alcance da Corpo do Sono só cresce, e ela já está presente nas principais cidades americanas. Trish Edgewater, cuja irmã, Dori, foi uma das primeiras vítimas da insônia letal, há sete anos recruta doadores para a organização. Mas sua crença na empresa e nas próprias motivações começa a vacilar quando ela é confrontada com a Bebê A, a primeira doadora universal, e com o misterioso e maligno Doador Q.



Doadores de sono é uma ficção científica escrita pela autora Karen Russell e publicada pela Editora Record. A trama gira em torno de uma epidemia que assola os Estados Unidos. Grande parte da população perde a capacidade de dormir. Aos olhos de Trish, uma das principais recrutadoras de doadores de sono para a organização Corpo do Sono, iremos conhecer como tudo começou a acontecer e como a organização funciona. Trish perdeu sua irmã Dori para a insônia letal e acredita fielmente no que faz para ajudar outras pessoas. Até que algumas descobertas sobre Jim Storch, um dos chefes da organização, colocam a crença de nossa protagonista em jogo. As dúvidas de Trish são ainda maiores quando ela se envolve demais com a família da Bebê A, uma doadora universal importante para o banco de sono e o aparecimento do Doador Q, que parece ameaçar o futuro da organização.

"Porque existem dádivas com as quais podemos presentear uns aos outros livremente, por reflexo, sem a aflição da perda; e há dádivas das quais relutamos em abrir mão, que imploramos para receber." (p. 70)


A ideia de um Corpo de Sono inicialmente é tão boa, que fiquei intrigada quando li a sinopse. É inegável que a autora foi criativa na escolha da premissa, porém, a meu ver, ela não soube desenvolver muito bem a história. A impressão que tive é que um monte de informação foi juntada e jogada no livro. Alguns acontecimentos se desenrolaram muito rápido ao passo que outros eram confusos. Além disso, senti que muitas coisas não foram totalmente explicadas. Não quero entrar em detalhes para não soltar spoiler, mas é fato que muitas das especulações feitas na mente da protagonista mal foram explicadas. Confesso que esperava muito mais dessa obra.

É claro que o livro não é de todo ruim. Narrado em primeira pessoa pelos olhos de Trish, grande parte do livro é escrito com base nas reflexões, dúvidas e anseios da protagonista, o que rende um pequeno toque de mistério na história, além de levantar questionamentos políticos e sociais. Acredito que isso tenha sido o que mais gostei, apesar de ainda assim ter achado tudo muito raso, assim como os demais personagens que foram pouco aprofundados. O psicológico dessa personagem foi mais trabalhado do que qualquer outra coisa, e isso talvez tenha sido o que mais desagradou muitos leitores, que esperavam uma história mais empolgante. 

Em linhas gerais, Doadores de sono tem uma premissa excelente e é uma ficção científica que prometia, mas que infelizmente não me agradou completamente. A escrita da autora é leve e gostosa de acompanhar e pode agradar os leitores que buscam um enredo simples. O livro é bem curto e pode ser lido em questão de horas. O que não funcionou para mim pode funcionar para você.

Compare e Compre: Buscapé





22 comentários:

  1. Oi, Leticia.

    O livro me interessou bastante pelo que resenhou, mas acredito que o fato dele ser pequeno pode ter ajudado para as coisas fluírem demasiado rápido no enredo e fiquei um tanto curiosa, mas estou com em dúvida se lerei futuramente, já que tem pontas soltas. Ótima resenha. Beijos

    Bela Quimera

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Realmente pelo título e sinopse parece ser uma história bem empolgante, uma pena a autora ter se perdido e ter se focado basicamente só na protagonista, eu tinha ficado bem curiosa com o livro, agora acho que vou deixar passar a dica.

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?

    É uma pena quando vamos para uma leitura com muitas expectativas e elas nos decepcionam, mas é assim mesmo, acontece. Confesso que a premissa me chamou muito a atenção, mas saber que o livro meio que deixa a desejar me faz ficar com o pé atrás, mas é como vc disse: O que não funciona pra um, pode funcionar pro outro. Só lendo,né? rs

    Beijo!
    Ana.

    ResponderExcluir
  4. Oi boa tarde,gostei muito do seu blog, gostaria de te pedir tambem para estar seguindo meu blog:http://redetelenova.blogspot.com.br/
    Seguir:blogger.com/follow.g?view=FOLLOW&blogID=728384867269650044 …
    já estou te seguindo abraço.

    ResponderExcluir
  5. Olá! A sinopse do livro realmente chama bastante atenção. Eu gosto muito do gênero e a ideia da autora pareceu bastante original. Sua resenha está ótima e, fiquei meio triste por suas considerações. Até mesmo ficção científica pode se tornar repetitiva e, quando ideias diferentes surgem, sempre nos dão esperança de uma renovação. Mesmo assim, quem sabe ainda não leia por curiosidade?! =) Muito Obrigda por sua dica! Bjs
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. A sinopse do livro é simplesmente maravilhosa, mas é uma pena você ter se decepcionada, tava tão alegre com este livro... A capa dele também é muito bonita!

    até, jamilsonoliveirablog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Por enquanto não é o estilo de livro que estou procurando. Valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  8. Oie
    Eu havia lido a sinopse e não havia me despertado tanto interesse . Agora que li sua resenha e vi que a premissa apesar de boa, a história não foi bem desenvolvida, então vou deixar para ler em uma outra oportunidade.
    Obrigada pela dica
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    A premissa realmente é bem interessante e fiquei muito chateada por ter prometido muito e acabou por desagradar sendo rasa e não tão bem desenvolvida.
    Sou apaixonada por ficção científica, mas infelizmente vou riscar a obra da lista pois tenho certeza que terei a mesma opinião que você.

    https://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oie!
    Nossa, é tão chato quando o livro não nos surpreende. Aconteceu isso comigo com um lvro que eu dava tudo para ser uma ótima leitura, mas teve um fnal bem estranho. Bom saber que o livro não é assim tão bom.
    bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  11. Leticia, tudo bem?

    Acredita que eu tive a mesma sensação que você, quando li a sinopse do livro? É algo diferente do que encontramos por aí, então de fato desperta nossa curiosidade e aumenta as expectativas. É triste quando a leitura da obra de fato acaba não nos agradando como esperávamos, principalmente quando isso acontece através de pontas soltas e respostas que não convencem.

    Beijo

    Leitoras Inquietas

    ResponderExcluir
  12. Olá! Gosto de distopias e fiquei interessada em ler. Mesmo com suas ressalvas, o tom de mistério em torno de trama me chamou bastante a atenção, a capa é muito bonita. Beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Não conhecia, mas gostei da premissa. Entendo quando isso das expectativas não são alcançadas, já aconteceu várias vezes comigo... Mas vou anotar o título aqui, porque achei a ideia central bem original.

    ResponderExcluir
  14. Oie
    muito legal sua resenha, não conhecia o livro ainda mas pela sinopse, parece sser bem legal

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. OOI!
    Não conhecia o livro, mas confesso que ele não me atraiu muito. Achei a capa lindaa, mas acho que não leria!

    ResponderExcluir
  16. Oiii!

    Eu não conhecia o livro e fiquei chateada pela premissa parecer tantas informações jogadas em uma obra. Não sou fã de ficção cientifica então esse livro não me atrai.
    Pelo menos a autora tem uma escrita boa e bem fluida. Mas não leria..

    Beijnhos

    ResponderExcluir
  17. Que livro diferente! Realmente adoraria ter a oportunidade de realizar a leitura, diante desse título misterioso já de início!
    Abraços

    ResponderExcluir
  18. Oi Letícia, sua linda, tudo bem?
    Que pena, realmente, quando você iniciou a resenha achei a ideia diferente e como fã de ficção científica já fiquei animada. Mas pela forma como ela desenvolveu o livro, fiquei desanimada. Gostei muito da sua sinceridade e da sua resenha.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá,

    Antes mesmo de ler sua resenha percebi que esse livro não era para mim, achei o tema muito interessante, mas nem a capa e nem a sinopse despertaram o interesse para lê-lo. Enfim, quando li suas considerações notei que não é um livro que me agrada, gosto quando os livros são bem explicados e desenvolvidos, quando não há pontas soltas, por este motivo deixo a dica passar.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bem? Confesso que já não sou fã de ficção científica, ao ler a sua resenha e ver que muitos pontos ficaram sem resposta piorou mais ainda. Sou um pouco lerda para essas coisas e quando isso tudo é jogado fica pior ainda. Deixarei passar a dica então.

    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Te falar que tá engraçado eu aqui lendo essa resenha, com a segunda-feira arrastada cheia de sono rsrs... Nunca tinha visto esse livro antes, mas achei muito curioso. Deve ser muito louco um lugar assim.
    Bj

    ResponderExcluir
  22. Hello! Tudo bem?
    Adoro conhecer livros novos e esse da resenha eu nunca tinha ouvido falar.
    Achei interessante os pontos que vc abordou, acho que o livro tem a minha cara pra falar a verdade hehe. Amo mto misterios, mas é uma pena que nao tenha dado certo para vc.
    Gostei da capa e do enredo, acho que será um que vai me prender muito.
    Vou tentar ler com certeza.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao meu blog.
Sua opinião é muito importante, mas se lembre que respeito é bom e eu gosto!
Seguiu? Deixa o link que eu sigo de volta. E também retribuo os comentários.

Obrigada por vir até meu cantinho!