F

20 setembro 2016

Resenha | O romance inacabado de Sofia Stern

Título: O romance inacabado de Sofia Stern
Autor: Ronaldo Wrobel
Editora: Record
Gênero: Romance/Thriller
Páginas: 256
Ano: 2016
Skoob

(Cortesia da editora)

Sinopse: Autor de Traduzindo Hannah, livro finalista do Prêmio São Paulo de Literatura de 2010, Ronaldo Wrobel constrói um thriller instigante neste novo romance. Na trama, o protagonista Ronaldo vive com a avó, Sofia Stern, em Copacabana. Ela é uma refugiada da guerra: nasceu na Alemanha em 1919 e veio para o Brasil às vésperas da Segunda Guerra Mundial. Quando Ronaldo encontra um diário da avó perdido no apartamento, percebe que as histórias de sua juventude revelam paixões, traições e conflitos. Ele decide trazer os fatos à tona e embarca numa viagem para preencher as lacunas do relato.


Com uma capa pouco atrativa, o que me conduziu a ler a obra foi a sinopse instigante, que prometia a história misteriosa de uma sobrevivente de guerra. O romance inacabado de Sofia Stern, publicado pela Editora Record, foi uma grata surpresa para mim.  Quando iniciei a leitura, não imaginei que encontraria tantos mistérios e um final assustadoramente surpreendente.

Ronaldo vive em Copacabana, no Rio de Janeiro com sua avó Sofia Stern, que nasceu na Alemanha, mas havia fugido para o Brasil às vésperas da Segunda Guerra Mundial. Em meio a algumas descobertas sobre o passado da avó, ele receberá um telefonema da Alemanha informando-o sobre um processo judiciário que pode torná-lo rico, e com isso, consequentemente trará todo o passado de Sofia Stern à tona. O passado vai sendo pintado com a descoberta de um bunker cheio de jóias, um antigo diário da avó, a reconstrução de sua juventude em um cabaré de Hamburgo, e a conturbada amizade de Sofia com uma moça chamada Klara Hansen. Em meio a inúmeras revelações, Ronaldo descobrirá o quanto sabemos tão pouco de alguém que convivemos lado a lado. 

Os capítulos são divididos entre passado e presente. Eles irão nos mostrar aos poucos a personalidade de Sofia e atitudes que ela tomou, que até o momento eram desconhecidas pelo neto. O autor traz uma narrativa fluída, sedutora e completamente misteriosa. Alguns trechos com contextos históricos e descrições de documentos podem ser mais lentos, mas o suspense que permeia o livro é intenso e nos instiga a continuar. 


O que mais me agradou foi a criatividade desse romance. É como se pudéssemos imaginar quantas Sofia Stern existem no mundo. Milhares de pessoas morreram na Segunda Guerra, mas outras milhares fugiram para outros países, levando na bagagem um passado que queriam esquecer. E de fato esqueceram, ou fingiram não se lembrar. Há muitas histórias de amor inacabados, de amizade, de traições. Às vezes o passado é tão doloroso, que algumas pessoas preferem guardar segredos e iniciar uma vida completamente diferente. E foi todos esses mistérios e descobertas da vida da protagonista que tornaram o livro único. O fato de ser um livro nacional, só reforça o quanto existem obras incríveis em nossa literatura.

"Netos raramente conhecem os avós. Podem até ser seus cúmplices e amá-los de verdade, mas quase nunca suspeitam de mistérios que não tiveram condições de desvendar. Avós são esfinges porque ali mora mais do que alguém. Ali mora o tempo." (p. 15)

O que também pode ganhar o leitor facilmente, são os fatos históricos de uma Alemanha nazista, que são mencionados ao longo da narrativa, mesclando-se a ficção criada por Wrobel. Além disso, o comportamento dos personagens dá um charme incrível ao livro. Aqui encontramos personagens reais, com passados duvidosos, carregados de culpas. Fica claro em cada passar de páginas, que a obra é mais que um romance, já que também é narrado como um thriller, onde a cada capítulo descobrimos algo novo, que nos instiga a chegar ao desfecho. E que desfecho! Choquei com o final!

Diante de tantos elogios, logicamente que indico a leitura da obra. O romance inacabado de Sofia Stern é um livro misterioso, que traz uma história de traições, dinheiro, mortes e paixões que podem durar anos. Também nos fará refletir até que ponto conhecemos as pessoas que nos rodeiam. Que passado de guerra escondem nossos antepassados? Quem eles realmente são? Uma obra cuidadosamente bem escrita. Recomendado!

Compare & Compre: Saraiva | Submarino | Americanas 






20 comentários:

  1. Olá.
    Sua resenha está muito boa, a trama parece ser bem desenvolvida e até o gênero faz parte dos que adoro ler.
    Mas sabe quando não te conquista? Não sei dizer o que é... infelizmente, pois vejo boas recomendaçoes desse livro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oiii Leticia, tudo bem?
    Menina que edição mais linda é essa? Fiquei completamente apaixonada aqui e babando, o que eu não gostei foi essa relação de ficar voltando ao passado, sempre me perco em histórias assim.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Hello! Tudo bem?
    Tinha visto a capa desse livro e achei tao linda e diferente.
    Não sabia do que se tratava a história e ao ler vi que tem tudo que eu gosto.
    O titulo "O romance inacabado de Sofia Stern" tb ja me chama bem a atenção e agora com esses pontos positivos da obra, vou com certeza tentar ler.
    Òtima resenha.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Se o que lhe chamou a atenção foi a sinopse, no meu caso foi o título. Mesmo sendo um lançamente recente até ler a sua resenha eu não tinha ouvido nesse livro. Confesso que não gosto muito de livros com fatos históricos, mas o suspense contido na história me atrai bastante.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. cara, eu vi esse livro e pensei a mesma capa: que capa mais feínha kkkk a história me interessou, mas fiquei com o pé atrás. Mas pelo que você conta, fiquei muito curiosa pra conhecer essa obra.
    nem preciso dizer que a foto tá linda ne?!
    Amei!!
    beijos,
    isa :) isaloucaporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, achei a premissa do livro diferente e atraente, e ao ler sua resenha fiquei instigada a ler, já que conta a historia de uma pessoa que fugiu de uma guerra, e adoro historias que tem como pano de fundo guerras, esse parece ser interessante, pois é um trillher, o que deixa a historia mais dinamica e instigante. Com certeza vou anotar a dica pra ler em breve.
    bjus

    ResponderExcluir
  7. Adorei sua sinceridade e elogios a obra. Ainda não tinha visto nenhuma resenha sobre ele mas apesar de simples achei muito bonita a capa. Amei. Parabéns.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Olá, realmente a capa não é nada atrativa, diferentemente da história que me deixou super curiosa, adoro qualquer leitura relacionada a segunda guerra, ainda mais se mistura com mistério, esse livro com certeza fez minha cabeça e eu o quero pra ontem

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Apesar de parecer ser um livro bacana, não gosto de obras com temáticas de guerras, então essa dica eu vou deixar passar.
    Mas eu gostei bastante de saber que o suspense que permeia o livro é intenso e que os personagens são bastante reais.
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Eu gosto de livros que tratam de temas sobre guerra, direta ou indiretamente, pois carregam uma força enorme em seus personagens e em seu enredo. Eu fiquei interessado, ainda mais pelo autor brasileiro. Adorei a dica.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?

    Amei a resenha e a história é uma delícia. Eu amei o livro. Parabéns.

    bjss

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    Não conhecia o livro e através da sua resenha que está muito bem feita por sinal, pude perceber que ele não faz muito o meu estilo de leitura, sendo assim, vou deixar a sua dica passar dessa vez

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  13. Oi Leticia z
    Eu simplesmente amei a dica de hoje. A capa realmente não é muito convidativa, mas a história compensa todo o resto. Fiquei bem curiosa sobre todos os fatos que permeiam a história e saber que há referências na trama, também me chamam a atenção. Adorei.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  14. Amei o jeito que você escreve.

    Realmente essa capa não instiga em nada, mas em compensação faz sentido com o enredo do livro, pelo menos fez sentido na minha cabeça, pq quando penso em revelações logo me vem edições antigas de capa dura na cabeça e elas sempre tem esse estilinho.

    Amo a Alemanha e sua história, fiquei super interessada em ler esse livro, tá anotadinha aqui a dica.

    bjs
    Carol
    <a href="http://paraisoliterario.com>Paraíso Literário</a>

    ResponderExcluir
  15. Nunca tinha ouvido falar nesse livro e primeiro devo dizer que estou babando na capa. E seu primeiro paragrafo da resenha já foi bombando, pois sou completamente louca por livros que abordam a segunda guerra mundial. A premissa do livro é maravilhosa e fiquei bem curiosa pelo final do livro surpreendente.
    Mega curiosa para ler o livro.

    ResponderExcluir
  16. Ola Le lindona pelo visto o livro foi muito bem desenvolvido te cativando, se tornando uma leitura muito agradável, gostei desse final surpreendente, pretendo conhecer o livro e espero gostar assim como você. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Leticia, eu gostei demais da capa sabe, achei ela bem atrativa ao contrário de você :)
    Eu sou do tipo apaixonada por romances que se passam no período das grandes guerras, seja a primeira ou a segunda e com toda certeza vou adorar conhecer essa história também. Parabéns pela resenha!
    Abraços

    ResponderExcluir
  18. Oie
    muito legal ver a resenha do livro por aqui, parece ser uma ótima leitura, gostei muito do enredo e da sua resenha, quem sabe uma hora eu de uma chance

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá,

    Não conhecia a obra mas adorei a premissa, achei bem diferenciada e ao mesmo tempo intrigante, com certeza vou anotar a dica e tentar ler em breve.

    Abraços,
    Cá Entre Nós!

    ResponderExcluir
  20. Letícia! Não conhecia o livro, e se eu fosse pela capa, não leria a sinopse. De fato, a premissa conquista, fiquei curiosíssima para conferir!

    Obrigada pela dica!

    Leitoras Inquietas

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao meu blog.
Sua opinião é muito importante, mas se lembre que respeito é bom e eu gosto!
Seguiu? Deixa o link que eu sigo de volta. E também retribuo os comentários.

Obrigada por vir até meu cantinho!