F

23 agosto 2016

Resenha - Darwin: uma biografia em quadrinhos

Título: Darwin - uma biografia em quadrinhos
Autores: Eugene Byrne & Simon Gurr
Editora: Seoman
Páginas: 104
Gênero: Biografia
Ano: 2016
Skoob

(Cortesia da editora)

Sinopse: O jornalista Eugene Byrne e o ilustrador Simon Burr nos levam num passeio inspirador para conhecer as aventuras físicas e intelectuais de Charles “Darwin”. Apresentando a vida de “Darwin” num formato gráfico inteligente e cativante, este livro transmite ao leitor comum informações sobre “Darwin” e o mundo científico do século XIX. Ao contrário de outras obras, aqui mostra com riqueza de detalhes a época e a vida do cientista desde a infância, e fala sobre suas primeiras aventuras científicas.


Como estudante de Biologia, é claro que me interessei por esse livro assim que o vi. Darwin: uma biografia em quadrinhos iria me ajudar a entender melhor a vida do mais famoso naturalista da história, com detalhes que talvez ainda desconhecia. Apesar de inúmeras coisas não terem sido nenhuma novidade para mim, adorei conhecer alguns outros detalhes. 

A obra traz em forma de quadrinhos a história de Charles Robert Darwin desde sua infância até sua morte. As partes mais interessantes são a da descoberta do cientista na Ilha Galápagos em 1835, onde através das observações feitas lá, Darwin começou a mentalizar a teoria da seleção natural. Ao longo das páginas vamos conhecer todas as pessoas que foram marcantes em sua vida familiar, bem como os cientistas da época - nem todos eles teriam concordado com sua teoria. A narração é feita pelos bichos que estão apresentando um programa de TV, o que de certa forma, rendeu momentos de descontração. 

Como acredito que muitos já conheçam, a teoria da evolução de Darwin foi polêmica na época por "excluir" Deus da criação dos seres vivos. Já estudei evolução e ainda estudo, então não vou dizer que creio em toda sua teoria, apenas em parte. Religião e ciência podem sim andar juntas, desde que sejam respeitados os limites de cada uma. Levando isso em conta, gostei de como os autores afirmaram que Darwin respeitava o cristianismo e equilibraram - em grande parte do livro - sua teoria com o que outras pessoas acreditavam. Porém, ainda assim, em alguns trechos senti um pouco da opinião dos autores e algumas "afirmações" nas entrelinhas.

Entretanto, esse pequeno detalhe não tirou a grandiosidade da obra e as informações interessantíssimas contidas nela. Além da vida do naturalista, ainda contamos com informações sobre sua teoria, e de uma maneira bem didática podemos entender perfeitamente - até para quem não estuda biologia - como a evolução das espécies acontece. Não há como negar a inteligência de Darwin em uma época em que a genética não havia descoberto tudo que descobriu hoje.


Adorei a obra e conhecer detalhes que desconhecia, assim como gostei de reforçar o que já havia aprendido. O livro possui algumas passagens que podem ser mais lentas quando cita os inúmeros cientistas da época, mas ganha o leitor com outros trechos ricos em informações. Recomendo o livro não apenas para estudantes de biologia, mas para todos os leitores ávidos por conhecimento. A leitura é rápida, informativa e prazerosa. Leiam! 

Compare e compre: Saraiva | Submarino | Americanas 







3 comentários:

  1. Esse livro deve ser show!
    Já super me interessei rs.
    Obrigada pela dica :)
    Beijos,
    http://www.fabulonica.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Letícia! Como vai?
    Essa HQ parece ser bem legal. Não gosto tanto assim de biologia, mas Darwin é O cara! Admiro muito o trabalho dele que, para a época que vivia, devia ser tachado das piores coisas.
    Adorei o post!
    Abraços!

    -Ricardo, Blog Lapso de Leitura

    ResponderExcluir
  3. Olá, Leticia.
    Não sou da área de biológicas e sim de humanas, mas ainda assim sou um entusiasta da teoria de Darwin. Geralmente, consumo tudo dele que vejo pela frente. rs
    Conhecia já esses quadrinhos, mas fiquei com um pé atrás. Pensei que não fosse um conteúdo realmente interessante. Depois da sua resenha, fiquei decidido a adquirir.
    Ótima postagem.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de agosto. Serão dois vencedores e um deles levará um vale compras!

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao meu blog.
Sua opinião é muito importante, mas se lembre que respeito é bom e eu gosto!
Seguiu? Deixa o link que eu sigo de volta. E também retribuo os comentários.

Obrigada por vir até meu cantinho!