F

16 junho 2016

BOOK TAG - Empoderamento Feminino Literário




Depois de ficar muito chocada com os últimos acontecimentos no Brasil, que imagino todos saibam, sobre a menor que foi estuprada por vários homens, muitas blogueiras se manifestaram na internet. Estava esperando a poeira abaixar para responder essa TAG que vi no blog da Aline (Livros y Viagens), mas esse não é um assunto que deva ser esquecido. Não enquanto essa violência insana contra as mulheres continuar. Como não quero fazer desse, um post triste, vamos as minhas respostas.


*Termos do feminismo retirados do Glossário da revista Capitolina.



1 - Sororidade: União e aliança entre mulheres, baseado na empatia e companheirismo, em busca de alcançar objetivos em comum. Um livro com duas personagens femininas que são muito companheiras.



Logo me veio na cabeça esse livro. Mariam e Laila são perfeitamente encaixadas aqui. Diante de tudo que sofriam nas mãos do marido, em uma cultura onde a mulher não é praticamente nada, elas foram verdadeiras companheiras e amigas.



2 - Empoderamento: Processo de aquisição de ferramentas para combater nossas opressões. É quando nos tornamos mais fortes para desconstruir os papéis que nos impõem e para lutar por equidade. Personagem empoderada em um romance de época.


Quem melhor que Freyja para empoderar-se diante de uma sociedade machista do século XIX?



3 - Machismo: Tipo de opressão que a sociedade patriarcal produz contra mulheres. Ele se expressa de diversas formas, das mais evidentes até as mais sutis. Cite um livro com personagens machistas.


María passou muitos momentos difíceis com a família do marido. Apesar de seu esposo ser afegão, ele não concorda com o tratamento imposto às mulheres em seu país, mas seus familiares, homens e mulheres, não admitem certas atitudes de María. Dá para imaginar o motivo do título, não é?



4 - Slutshaming: Quando julgamos uma mulher por ter comportamentos “de vadia”, o que quer que isso signifique. Basicamente, é quando se ojeriza uma mulher por dispor de sua sexualidade e de seu corpo livremente. Cite um livro que você julgou pela capa antes de conhecer a história.



Não julguei esse livro pela capa, mas escolhi ele pelo julgamento que as pessoas fazem às gueixas, sem ao menos conhecer o que as levaram a estar onde estão.



5 - Misoginia: Está relacionada a discriminação e violência contra as mulheres (cis ou trans), porém pessoas que não são mulheres, mas que foram designadas como mulheres ao nascerem (e que, pela leitura social cisnormativa, são lidas como mulheres) também podem sofrer com a misoginia. Um livro que aborde a violência contra a mulher.


Que livro para melhor representar a violência contra a mulher? O que Cathy viveu a atormenta de tal maneira que a leitura desse livro é angustiante. 



6 - Culpabilização: Ser mulher em uma sociedade machista é sentir culpa por tudo: por não querer transar, por não estar arrumada, por ter sido estuprada, por estar em um relacionamento abusivo. A culpabilização é o processo de ser culpada por todas essas coisas (e por muitas outras). Um livro com um relacionamento abusivo.



Esse livro poderia se encaixar no item 3 também, mas em Ligeiramente maliciosos nos chocamos com o machismo do próprio pai da protagonista Judith, que vê a beleza dela como algo escandaloso. Criada desde sempre com esse pensamento, é claro que a coitada se culpava e ainda se achava feia. Aff! 



7 - Girl Power: Poder Feminino. Cite autores que são ótimos profissionais e criaram protagonistas incríveis.



Charlotte Brontë, Lawrence Hill e Reyes Monforte.





#pelofimdaculturadoestupro


16 comentários:

  1. Gostei bastante das suas respostas, eu já tinha visto essa Tag em outros blogs e gostei bastante das respostas, parabéns pela iniciativa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oii, tudo bem?
    Fiquei chocada porque não conhecia essa tag e confesso que me apaixonei em alguns momentos por cada escolha que tu teve <3 me apaixonei pelos tres ultimos, do power, leria com toda certeza.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Olá, Leticia.
    Amei essa tag; simplesmente maravilhosa.
    Cidade do Sol é um livro lindo. Adoro e sempre recomendo. O Livro dos Negros é outro livro que adoro!
    Quero conferir No Escuro.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de junho. Serão quatro livros e dois vencedores!

    ResponderExcluir
  4. Amei demais essa tag, achei sencacional e com certeza quero responder, e anotei todas as sugestões de livros, já havia lido "No escuro" e adorei.
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Muito legal essa TAG!
    De todos os livros só li No Escuro, um livro que me chocou muito... Fiquei pensando um tempão em como pode uma mulher passar por tudo isso!
    Triste realidade né?!

    ResponderExcluir
  6. Olá
    É uma tag bem interessante, uma autora que colocaria é Marion Bradley Zimmer, entre seus livros mais famosos está As Brumas de Avalon, e ela é bem ativa nos direitos das mulheres, e seus livros mostram as mulheres mais fortes que conheço.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Adorei a TAG e suas respostas. Já conhecia alguns dos livros citados, comprei recentemente Memórias de uma Gueixa e quero muito ler No escuro.

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Realmente, com tudo o que aconteceu no Brasil nos últimos tempos, precisamos de algo assim apenas para tirar o foco. E nada como indicar alguns livros com o tema do que aconteceu na atualidade. Ótimas dicas!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  9. Olá! Excelente tag, dos livros que você mencionou eu li o primeiro e amei, ótimos livros que fiquei curioso em poder conhecer e ler.

    ResponderExcluir
  10. Olá! Essa TAG foi simplesmente perfeita! Eu não conheço alguns dos livros, mas todo o post, a ideia por trás dele, foi excelente! E você ainda falou dos livros da Mary Balogh, que eu tenho, li o primeiro e estou doida para ler os demais e já no Ligeiramente Casados temos algumas alfinetadas sociais! Enfim, parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Oi!!
    Eu não tinha visto essa tag ainda. Gostei da tag e principalmente das escolhas que você fez, fiquei curiosa com relação ao livro Uma burca por amor.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  12. Oie
    adoro essa tag e to louca para responder lá no blog, adorei as perguntas e suas respostas foram ótimas, muito legais e me deu muita inspiração

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, adorei essa TAG, ainda não tinha visto em lugar nenhum. Gostei das respostas...ótimas dicas de leitura.

    ResponderExcluir
  14. oi

    que tag interessante...ainda não tinha visto em lugar nenhum....

    gostei das suas respostas!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  15. Oie
    Que tag interessante e significativa.
    Não a conhecia e adorei assim como adorei as suas respostas, parabéns!

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  16. Apaixonada por essa Tag, eu não conhecia e as leituras que você escolheu são maravilhosas!

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao meu blog.
Sua opinião é muito importante, mas se lembre que respeito é bom e eu gosto!
Seguiu? Deixa o link que eu sigo de volta. E também retribuo os comentários.

Obrigada por vir até meu cantinho!