F

03 abril 2016

Resenha - Elos do destino

Título: Elos do destino
Autora: Catia Mourão
Editora: Ler Editorial
Páginas: 166
Gênero: Romance
Ano: 2015

(Cortesia da editora)

Sinopse: Elos do Destino é uma verdadeira obra de arte, escrita com o coração, e isso se torna visível ao longo da história. Catarina é uma moça solitária e traumatizada de diversas maneiras. Primeiro com a morte prematura de seus pais em um acidente de carro, seguida de uma forte decepção amorosa que abalou de vez sua estrutura emocional, e como se não bastasse, ela descobre um desvio financeiro na empresa que recebeu de herança. Em busca de uma vida mais tranquila, Cat decide se afastar de Porto Alegre e se mudar para um chalé em uma pequena cidade na serra gaúcha, onde poderá se isolar por alguns meses e ter uma vida mais calma, sem tantas responsabilidades; pelo menos é o que ela imagina até conhecer Bruno. Alto, lindo e cheio de atitude, Bruno se revela um homem íntegro, mas que guarda uma boa cota de segredos. O envolvimento entre Cat e Bruno se torna inevitável e a relação evolui naturalmente. Mas em meio à paixão eles vão esbarrar em um conflito de tirar o fôlego. 



Elos do destino é uma publicação da Ler Editorial e me chamou atenção pela sinopse e por adorar o gênero. A obra nos apresenta Cat, uma mulher rica e dona da maior parte de uma empresa bem sucedida deixada por seus pais após o falecimento deles. Logo após uma decepção amorosa, ela resolve que quer se isolar de todas as lembranças que sua casa e sua cidade trazem. Com isso, recomeça sua vida em um chalé em uma pequena cidade do interior. E, é nesse local que ela conhece Bruno, um empresário igualmente rico e muito sedutor. Uma aproximação entre eles se torna inevitável, mas Cat ainda precisa se livrar dos fantasmas do passado para encontrar a felicidade novamente.


Catia tem uma escrita leve e clara, e adorarei a agilidade com que ela conduziu a história. A narrativa é em terceira pessoa, mas podemos entender todos os sentimentos dos personagens. Com uma ótima premissa, a obra tinha tudo para me agradar, como de fato me agradou, mas ao longo da leitura fiz algumas ressalvas.

A primeira delas é o fato de ter esperado um desenvolvimento mais lento dos acontecimentos. O fato do desenrolar da história ter acontecido muito rápido foi o que mais me incomodou, visto que minha expectativa era uma história mais intensa do que realmente foi. Outro fato foi a falta de aprofundamento dos personagens. Gostei da construção deles em si, mas pensando na decepção que Cat sofreu no passado e a aproximação com Bruno, esperava que fosse trabalhado melhor o drama e uma melhor descrição de suas personalidades.

Apesar disso, toda obra tem também seus pontos positivos. Como já mencionei, o que mais me agradou foi a escrita da autora e a criatividade da trama. Acredito até que se a autora repensar alguns trechos e reescrever o livro, desenvolvendo mais as cenas e os personagens, eu adoraria relê-lo, pois gostaria de conhecer um pouquinho mais de Cat e Bruno. O envolvimento.do casal acontece de forma natural e adorei ver o quanto Bruno me surpreendeu, já que ele era um mistério desde o começo. Vale mencionar que há algumas cenas sensuais, porém são bem leves e nada muito descritivo, o que já soma um ponto positivo para quem não gosta de algo mais intenso nessas cenas.
"- Estou dizendo que sou um homem adulto, que sabe exatamente o que quer da vida e o que eu quero é você." (p. 134)

Quanto a parte física, adorei a capa e contra capa - imaginei os personagens exatamente assim. As folhas são amareladas e a fonte em tamanho ideal, o que permitiu uma leitura confortável. A revisão está praticamente impecável e notei apenas um erro. Enfim, a arte e edição do livro estão ótimas.

Em linhas gerais, Elos do destino é um romance clichê, como já era de se esperar, mas tem seus encantos. Fiz minhas ressalvas, mas o que não me agradou na obra, pode agradar outros leitores. É um livro para quem procura uma leitura rápida, leve e que não seja tão intensa. Se você gosta de romances com essas características, vale a pena dar uma chance a obra.

Comprar: Amazon | Ler Editorial




29 comentários:

  1. Olá, Letícia.
    A trama realmente foge de alguns clichês e parece ser mais original que a maior parte dos romances, o que é excelente. Quanto ao desenvolvimento acelerado, acredito que isso também me incomodaria. Detesto quando tudo acontece rápido demais. Isso atrapalha a profundidade.
    Boa resenha.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de abril. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir
  2. Fiquei bem interessada pelo livro! Assim como você adoro o gênero! Acho que um pouco de clichê de tempos em tempos, não faz mal algum, haha.

    www.ironicageek.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, não conhecia o livro, mas a sinopse do livro não me atraiu, pois parece que já vi a premissa desse livro em outros livros, não traz nada de novo em sua historia, por isso não leria e a Cat e o Bruno não me atraíram como um casal.
    bjus
    http://recantoliterarioeversos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Letícia, tudo bom?

    Infelizmente, eu não gosto de romances, então acredito que não leria o livro, ainda mais por ser o tipo clichê, como você mesma disse. Mas parece ser uma boa dica pra descontrarir para quem gosta do gênero.

    Abraços,
    http://claqueteliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Letícia.

    Eu já tinha lido a sinopse deste livro e mesmo sua resenha esteja muito boa, no momento não despertou meu interesse para lê-lo. Mas vou deixar a sua dica anotada, quem sabe uma hora eu fico com vontade de conferir a história.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Essa capa me lembra muito aqueles livros de banca. O plot não faz muito meu gênero, ainda mais quando você fala que é bem clichê :/... Sei que muitas pessoas gostam, mas não consigo me sentir atraída.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  7. Olá Letícia,

    Eu adoro o gênero, super curto um romance e esse em si me deixou bastante instigada, pois foge de tudo o que já li.
    Adorei sua resenha, mais um livro pra lista....
    Abraço,

    ResponderExcluir
  8. Oi Leticia, ainda não conhecia esse livro, mas a obra despertou meu interesse, especialmente porque é um genero que me agrada bastante. Por mais que possa parecer clichê, acho que é uma leitura descontraída, aquela que a gente procura para relaxar um pouco, se envolver em mais um romance é sempre bom!
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  9. Li este livro ano passado, com a capa antiga, que na minha opinião é bem mais bonita. Mas a história em si me agradou bastante, talvez porque eu não esperava muito ou talvez porque se passa no sul do Brasil, mas no geral, foi um livro leve e bonito de ser lido. Gostei das suas considerações e sinceridade.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Letícia, olha, eu não sou muito fã desse tipo de livro, sabe? Mas gosto de ler resenhas sobre o gênero pra saber se em algum momento vou encontrar algum que desperte o meu interesse o suficiente pra me fazer realmente querer pegar o livro e ler. Queria mesmo quebrar essa barreira e poder chamar de preconceito. Pode até ser preconceito, mas to começando a achar que, na verdade, é alguma coisa que desenvolvi em mim. Quando eu era adolescente eu adorava ler romances, eu seria uma fã potencial para qualquer livro do gênero, fosse mais picante ou mais água com açúcar. Mas hoje em dia, acho que já tive tantas experiências em relacionamentos (os que funcionaram de certa forma e os que foram um completo desastre) que não consigo mais ver nada com tons idealizadores (o que a maioria dos livros de romance têm). Mas, sei lá, existem romances mais pé no chão (como Eu receberia as piores notícias de seus lindos lábios, do Marçal Aquino, que é um dos meus favoritos da vida) e acho que ainda vou encontrar um deles sendo pop na blogosfera :)

    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  11. Amiga eu já gosto de romances clichês e acho que até pegaria o livro para poder conhecer, mas eu acho que por agora não por conta da quantidade de leitura que tenho pra fazer ainda, mas mesmo assim estou bem curiosa, porque gostei de tudo que você desenvolveu e como você eu também adorei a capa do livro. Simplesmente Linda!Espero que outros leitores gostem e dê oportunidade, porque super apoio novos autores nacionais xD

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/04/resenha-o-sol-e-para-todos.html

    ResponderExcluir
  12. Oie. O enredo parece de novela das oito aaaa, bem clichê, como você mencionou, mas acho que eu leria por se passar em Porto alegre e na serra gaúcha, sempre adoro esse cenário. Bom saber que as cenas sensuais são boa, sem nada de exagerado, mas fiquei um pouco temerosa quando você menciona o acontecimento rápido demais das coisas e o não aprofundamento dos personagens, mas acho que isso se deve principalmente ao número limitado de páginas. Mas em fim, é uma boa dica e eu adoraria conhecer a escrita da Katia.

    ResponderExcluir
  13. Olá Letícia,
    Às vezes gosto de ler um bom romance clichê para dar aquela 'amenizada' nos livros densos, sabe? Gostei da sua resenha e sinceridade, acho que a trama tinha tudo para ser legal, mas me decepcionei um pouco por ter um desenrolar rápido e a falta de aprofundamento dos protagonistas.
    Acho que até leria o livro para me entreter em uma tarde, mas não acredito que agregaria alguma coisa.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  14. Olá, faz muito tempo que eu quero ler algum livro da Cátia Mourão e esse livro é um dos que mais me chamam atenção. Sabe que eu gosto de um romance clichê? nem sempre e quando fica aquela coisa melosa e previsível demais eu fico um pouco chateada. Amei saber que a escrita dela é dessa maneira e mesmo com alguns pontos negativos eu quero muito ler esse livro.

    ResponderExcluir
  15. Que pena que a obra não te agradou tanto assim. É bem chato quando a trama se desenrola rapidamente, mas que bom que o desenvolvimento do romance foi de forma natural, não foi rápida. Gostei bastante da premissa, mas não é uma leitura que me agradaria muito. Eu leria se não tivesse outras opções, mas a premissa não chamou muito minha atenção.

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    A premissa do livro não me agradou muito e ele não é o gênero de leitura que costumo ler.
    Achei bacana o fato do romance ter se desenrolado de forma natural e não de uma maneira forçada e rápida, pois isso é algo comum em determinados livros e que me aborrece muito.
    Que pena que a autora não caprichou mais no desenvolvimento da história e dos personagens.

    Beijos :*
    http://livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  17. Eu adoro um bom clichê ,e mesmo você ressaltando alguns pontos negativos acho leria esse livro, eu prefiro quando os personagens são bem desenvolvidos e mais profundos e também implico bastante quando o relacionamento entre os personagens se desenrola de forma rápida demais.

    Espero ter a oportunidade de conhecer a história.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  18. Oiie Lê, tudo bem?

    Eu não conhecia esse livro, mas gostei muito do que me foi apresentado, a história em si. É uma pena que foi desenvolvida de forma rápida, não gosto muito de livros assim, porque acho que acabo perdendo algo, que faria muito sentindo na frente. Mas, mesmo assim, acho que poderei lê-lo quando tiver oportunidade. Ah, gosto quando os livros tem cenas quentes, mas de certa forma leves, sem apelar muito.

    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Oi, eu confesso que o livro não me cativou, pois me lembra a historia de varios outros livros que já vi em sites e blogs, achei bem clichê, e por mais que eu curta clichês, o desse tipo eu já estou saturada, então, não leria, mas eu gostei da sua resenha, mas vou deixar passar a dica.
    bjus

    ResponderExcluir
  20. Oie!
    Como é do gênero que eu mais leio livros ultimamente, fiquei curiosa com a história. Pena que teve alguns pontos negativos, como a falta de desenvolvimento do casal, com certeza vou achar isso também, e até me incomodar durante a leitura. Mas vou dar uma chance para a leitura.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  21. Oi Leticia, sabe que eu não conhecia o livro ainda mas fiquei bem curiosa. Mesmo ele tendo uma escrita leve e com uma trama não tão intensa, eu gostei e pretendo ler um dia desses, acho que estou precisando de uma leitura assim no momento.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  22. Olá!

    Um clichê 3 sempre bom,mas penso que ele tem que ser bem construído e estruturado, se as coisas acontecerem maia rápidas que o normal e sair tudo atropelando, não fica legal. Principalmente neste caso em que a protagonista sofreu algo no passado, deveria ter uma estruturação maior para tornar mais real a coisa... Acho que não leria o livro, mas a sua resenha esta ótima.


    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  23. Romances não são o meu forte, então desde que vi a capa desse livro sabia que seria uma resenha cujo livro não me despertaria nenhum interesse.
    Não gosto de livros onde o desenrolar da trama acontece de forma rápida, também, outro ponto para eu não me interessar pelo livro. Ainda mais se tratando de um romance. Tem que ser devagar, vir toda aquela conquista, quebrar barreiras pessoais e essa coisa toda.
    Enfim, não é um livro que me chamou a atenção.

    Sesteto Literário

    ResponderExcluir
  24. Só eu que amo um clichê bem escrito? De clichês se fazem a vida. <3
    Gostei da premissa do livro, do casal se conhecendo e a mocinha superando os traumas. Sou encantada pelos romances leves e tranquilos de leitura rápida. É uma pena não ter desenvolvido tão bem os personagens, mas acho que isso acaba sendo uma consequência de livros fininhos.
    Adorei a resenha.
    Beijos!
    Laury

    ResponderExcluir
  25. Oie! Eu conhecia a obra apenas pela capa, devido as divulgações feitas pela editora, mas não leria se me baseasse no que a edição da capa apresenta. Ela acabou transmitindo muito mais do que cenas sensuais pouco detalhadas. Mas a sinopse me chamou bastante a atenção, ainda mais por se tratar de um enredo em solo brasileiro - e no meu chão gaúcho! \õ/ - e acredito que eu daria uma chance para a história, independente dos clichês citados. Achei o desenrolar da trama bem interessante, mas fiquei com um receio desse desenrolar acelerado, pois isso sempre me incomoda. De qualquer forma, a sua resenha ficou fantástica. Espero que a leitura de uma nova edição lhe agrade, se a autora decidir por fazê-la. *-*

    Beijos,
    Fernanda Goulart.

    ResponderExcluir
  26. Olá! Uma pena que a obra não te agradou tanto assim, mas legal que foi uma leitura válida, com pontos positivos! Confesso que a capa não chamou minha atenção, assim como o título e o enredo. Não é uma leitura que eu faria no momento, até porque estou fugindo um pouco de romances assim... Mas, quem sabe no futuro dou uma chance. Beijos!!

    ResponderExcluir
  27. Adoro romances e leituras leves, mesmo com seus clichês acho que é um otimo modo de passar o tempo. Isso me fez ficar curiosa com a obra e querendo conhecer a escrita da autora. Como você diz, o que não te agradou pode me agradar e, esse tipo de observação sempre me deixa querendo saber qual sera minha opinião - se irei concordar com você ou não...rs
    Não está na lista de preciso ler, mas entrou para a lista de quero saber mais sobre esse livro :)
    Beijinhos,
    Lica
    http://amoreselivros.com.br

    ResponderExcluir
  28. Olá, tudo bem?

    Apesar de ficar meio evidente que o enredo não é tão clichê, e apesar da sua resenha ser um tanto positiva, a premissa não me cativou. Lendo a sua resenha, acho que eu me decepcionaria com o rumo da trama. Enfim, quem sabe um dia...

    Beijo!

    ResponderExcluir
  29. Hey, Letícia! Tudo bem com você?
    Curto bastante esse gênero e adoro uma leitura rápida, apesar de sua resenha a obra não me interessou tanto, mas a arte da capa é bastante chamativa, não? Kkkkkkkkkkk

    Beijinhos da Mady.

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao meu blog.
Sua opinião é muito importante, mas se lembre que respeito é bom e eu gosto!
Seguiu? Deixa o link que eu sigo de volta. E também retribuo os comentários.

Obrigada por vir até meu cantinho!