F

31 março 2016

Resenha - Mistério na Festa da Padroeira

Título: Mistério na Festa da Padroeira
Autor: Marcelo Antinori
Editora: Bússola
Páginas: 96
Gênero: Ficção/Contos
Ano: 2016
Skoob

(Parceria com o autor)

Sinopse: Neste terceiro livro da coleção Sereia de Vidro, Marcelo Antinori leva o leitor para uma das festas mais tradicionais de São Paulo, a de Nossa Senhora de Achiropita no Bixiga. Enquanto Carmen e Zé Luis procuram o sonhado apartamento em Santos, a ser pago com a recompensa ganha de Coutinho, o narrador diverte-se com Ana Pérsia e Verônica nos hotéis da capital. Mal sabia que Luciana, sua mulher – agora livre do amante francês – é contratada pelo chefão do tráfico para organizar a festa da padroeira do Bixiga. O que deveria ser um novo rumo na carreira de Luciana torna-se um pesadelo na vida do narrador, uma vez que o risco de sua mulher e sua amante se conhecerem pessoalmente nas noites em que o evento rola à solta pelas ruas do tradicional bairro paulistano é enorme. Teria Coutinho contratado Luciana por coincidência ou ele nutria segundas intenções? Em paralelo, as "mulheres" dos chefões do crime organizado pressionam Coutinho para elucidar quem está matando travestis no centro da Capital. Mistério na Festa da Padroeira é escrito com precisão e fluidez por um dos autores brasileiros mais prolíficos da atualidade no Brasil.




Mistério na Festa da Padroeira é o terceiro volume da Coleção Sereia de Vidro, escrito por Marcelo Antinori. Para cada livro, o autor prepara um conto com alguns contratempos e situações cotidianas em que os personagens irão viver. Nesse terceiro volume, continuamos com a narrativa em primeira pessoa, e tendo a visão do nosso protagonista e narrador. Sua vida continua indo muito bem, os negócios no trabalho estão fluindo, seus passeios com a família aos fins de semana permanecem na rotina e suas aventuras secretas com a amante Ana Pérsia, e agora também Verônica, continuam ainda melhores. Tudo ia bem até a festa da padroeira da Bixiga, em que Coutinho, o chefe do tráfico da região, resolve organizar. O que ele não esperava é que Coutinho estivesse com segundas intenções com sua esposa Luciana, que é quem iria organizar a festa. Com isso, ele teria que manter a esposa e amante longe uma da outra, dar um jeito de atrapalhar a vida de Coutinho e ainda tentar ajudar "as mulheres" a descobrirem quem estava por trás dos espancamentos de travestis da região.


O desenvolvimento da história continua seguindo a mesma linha dos outros livros, direto, sem muitos detalhes, mas com uma ótima qualidade. Marcelo gosta de criar sempre um mistério novo em seus livros, que deixará o leitor ávido por continuar a leitura. O protagonista sempre terá uma situação inusitada a que precisa fugir discretamente, e, embora torça muitas vezes por ele, em outras fico contra, afinal, ele não tem as mais belas qualidades para admirar-se em um homem. Contudo, são seus personagens extremamente reais que me cativam nos livros do autor, embora os desfechos de alguns problemas dificilmente seriam tão rápidos na vida real.

Com tantos acontecimentos para desenrolar em poucas páginas, sempre admiro como o autor desenvolve a obra. Nesse volume em questão, me pareceu, e pode ser apenas impressão, que a gama de informações foi maior, e com isso ansiei por mais páginas e um desenrolar mais lento. Mas em se tratando de um conto, isso pode ser previsto.

O desfecho foi para manter a curiosidade do leitor até o próximo volume. Não imaginei no que o envolvimento do protagonista com Ana Pérsia poderia resultar. Estaria mentindo se dissesse que não estou muito curiosa para saber o que o autor está preparando para os próximos volumes, depois desse final.

O que mais gosto nessa série é o mistério que está sempre presente. Uma personagem que ainda me intriga é Ana Pérsia, e me pego pensando se o Marcelo está preparando alguma revelação até o final. Adoraria que isso acontecesse. Outro personagem que ainda pode surpreender o leitor é Coutinho. Há também Carmen, a quem eu adoro. Sempre espontânea e divertida, com ela em cena, a leitura dá aquela descontraída.

"Eu torcia para que ela nunca viesse a saber que eu tinha um caso não tao passageiro com Ana Pérsia e que o francês fora morto pelo Coutinho a meu pedido. Minha imagem de marido bonzinho e compreensivo cairia por terra se isso viesse à tona." (p. 25)

Em linhas gerais, este é mais uma ótima obra dessa coleção e que facilmente pode ser lida em um dia. Para quem gosta de leituras rápidas e leves, com um toque de mistério e realidade, sempre vou recomendar a série. Leia os livros e se familiarize cada vez mais com esses personagens. Recomendo.

Comprar: Saraiva | Livraria Cultura 






11 comentários:

  1. Que legal, adorei a resenha *-*
    Eu ainda não conhecia esse livro e nem o autor, mas como gosto de leituras leves e ainda mais de mistérios, já adicionei na lista! Estou tentando ler cada vez mais contos e essa parece ser uma ótima indicação! Beijo!!

    ResponderExcluir
  2. Adoro os livros da coleção Sereia de Vidro. Já li os dois primeiros e amei. Agora, falta-me conferir esse terceiro.
    Duas amantes, uma esposa, tentar dá um jeito no chefe do tráfico e ainda investigar um crime? Dessa vez o Marcelo parece ter se superado ainda mais.
    Com certeza vou querer conferir.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de reinauguração. Serão quatro vencedores!

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li nenhum livro dessa coleção, mas depois dessa resenha, fiquei com vontade. Às vezes quero que os contos sejam maiores e mais lentos, então acho que te entendo, mas essa é a característica deles, né? O que não tira seu brilho. Coloquei na listinha!

    ResponderExcluir
  4. Não tinha lido nenhum livro do autor mas os livros do mesmo parece ser ótimos e que não enrola muito, amo isso. Não sabia que teria um próximo volume do livro, já foi lançado? E precisa ler o anterior para ler esse? Acho que vou ler a série, já que gosto de leituras rápidas e leves, só espero que ela não seja gigante haha.

    ResponderExcluir
  5. Só conheço o primeiro livro da série e gostei muito dele, não sabia que tinha sequencias mas me interessei em ler, gostei da resenha do livro, adoro um bom mistério.

    ResponderExcluir
  6. Livros nacionais que valorizam a nossa cultura são ótimos. Muito legal a sua divulgação., Ah, te indiquei para o selo Dardos, depois passa no meu blog para conferir.

    Beijos

    Beto

    blogcoisastriviais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, não conhecia o livro e nem o autor, mas confesso que a sinopse não me atraiu, pois não faz o meu estilo, mas achei legal o livro valorizar a nossa cultura e colocar isso na historia. E é sempre bom incentivar e divulgar autores nacionais e seus bons livros.
    bjus

    ResponderExcluir
  8. Olá Letícia,

    eu admito que não conhecia o livro e o outro. A sinopse também não me atraiu. Todavia acho bem legal a sua divulgação, por valorizar a nossa cultura, as obras nacionais. Adorei as fotos, as capas dos livros são bem bonitas. Bjusss

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bom?
    Gosto de leituras assim, leves e rápidas! Fiquei bem curiosa quanto a leitura, pois a temática chamou minha atenção!

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Legal essa série,não lembro de ter visto séries nacionais longas assim . Suspense e tramas intrincadas sempre chama a minha atenção e fiquei curiosa para saber como o protagonista dá conta da família,da amante e ainda desvenda mistérios.. deve ser bem gostoso de acompanhar, pelo que diz na resenha o autor não deixa a narrativa cair na mesmice e prende o leitor o tempo todo.

    Vai para a minha lista,já quero muito conhecer esses personagens.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Não conhecia o livro, mas gostei muito do enredo. A história parece ser bem envolvente e cheia de mistério. Vou procurar saber sobre os outros livros e se der vou ler.
    Adorei a resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao meu blog.
Sua opinião é muito importante, mas se lembre que respeito é bom e eu gosto!
Seguiu? Deixa o link que eu sigo de volta. E também retribuo os comentários.

Obrigada por vir até meu cantinho!