F

25 fevereiro 2016

[Top 5 ] Livros dignos de uma releitura


Oi, galera!
Existem livros que lemos, mas nem sempre temos aquela vontade de reler, não porquê a obra era ruim, mas porque uma leitura foi suficiente. Porém, acredito que tenham livros tão inesquecíveis e com uma escrita tão marcante que fica impossível não pensar em lê-los novamente. Pensando nisso, o top 5 de hoje é para falar de livros que li e gostei tanto que, leria novamente sem pensar duas vezes. 


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 


  • 1. A cidade do sol - Eu sou até suspeita para falar dos livros do Khaled Hosseini, mas ele não poderia estar de fora desse top. Os livros desse autor são tão incríveis e reais, que é impossível não recomendar uma leitura e até apontá-lo como digno de releituras. Khaled é um autor que trata de humanidades com tal intensidade que é difícil não se comover com seus personagens. A cidade do sol é um livro envolvente e forte, que conta a história de duas mulheres injustiçadas pela cultura de seu país. Marian e Laila são personagens inesquecíveis e um bom motivo para reler o livro se você adorou a obra. 





  • 2. O livro dos negros - Sou a favor de releituras quando temos uma personagem forte e inesquecível, e sem dúvidas, Aminata é uma delas. O que diferencia esse livro de outros que tratam do tema de escravidão, é o contexto histórico desde a vida livre que os negros tinham na África até serem capturados e levados para os outros continentes. E nessa trajetória, as cenas mais fortes e marcantes são passadas no navio negreiro. Além disso, Aminata é uma personagem fictícia, mas é difícil vê-la como tal, pois a sua luta pela sobrevivência é igual a de tantos escravos que viveram nesse período. A narrativa é enriquecedora e envolvente, então é um livro que gostaria muito de reler ainda, a fim de sentir novamente toda a emoção que esta personagem me passou.




  • 3. A menina que roubava livros - Outra personagem marcante que acredito, a maioria já conheça - Liesel. Outro motivo importante para que eu considere que o livro merece uma releitura: Segunda Guerra Mundial. Quando têm esse assunto é certo que vou querer ler novamente. Mas, claro, não basta apenas ter esse cenário como plano de fundo, mas um bom desenvolvimento também, e Markus soube criar uma história incrível e personagens totalmente cativantes e reais. Nesse caso, A menina que roubava livros é narrado pela própria morte e isso torna o livro ainda mais emocionante e envolvente. Digno de uma releitura com certeza.




  • 4. A cabana - Esse é um dos queridinhos da minha estante e uma obra que leria inúmeras vezes mais. Primeiramente porque William tem uma escrita maravilhosa e super envolvente. Em segundo lugar pela sua sensibilidade em falar de Deus. O que mais me conquistou nesse livro é que ele não força ou menciona nenhuma religião, mas fala do amor de Deus como ele realmente é: por todos os seres humanos, independentemente de cultura, raça, cor ou religião. Esse livro abre nossa visão para a intimidade que podemos ter com Deus, e não enxergá-lo como um Ser que impõe e castiga. Uma leitura incrível e que vou querer reler quando ainda estiver velhinha.




  • 5. A casa das sete mulheres - Acredito que quem já realizou a leitura desse livro, sentiu-se muito próximo das personagens, assim como eu. Uma obra que mescla  realidade com ficção e tem como plano de fundo a Revolução Farroupilha no Brasil. A emoção de cada uma dessas mulheres e as aflições que passaram a espera de seus maridos, vivos ou mortos, é quase palpável. A obra de Letícia é uma das melhores da nossa literatura nacional. O que torna o livro ainda mais interessante é que apesar de apresentar contextos históricos sobre esse período vivido no Brasil, ele tem uma escrita ágil e tocante, que em nenhum momento se torna maçante, pelo contrário, quando você inicia a leitura não quer mais parar.



E vocês, conheciam ou já leram esses livros?





13 comentários:

  1. Da lista só li A menina que roubava livros e A cabana, mas concordo que são livros dignos de releituras. Senti falta de clássicos como O pequeno príncipe que me encanta mesmo depois de me tornar 'adulta'. É uma ideia bem legal, amei o post <3
    http://gordicesliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Leticia.
    Dos 5 selecionados por você, já li quatro e concordo que três merecem releituras. Deles, só não releria A Cabana.
    Falta-me ler A Casa das Sete Mulheres. Parece ser uma obra fenomenal.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de reinauguração. Serão quatro vencedores!

    ResponderExcluir
  3. A Menina que Roubava Livros é mesmo perfeito! Um dos livros que mais li rápido, a história é magnífica e realmente merece releitura. A Cidade do Sol parece ótimo. Abraços :)

    ResponderExcluir
  4. A menina que roubava livros divino esse livro ♥
    Estou lendo A Cabana, e estou amando, esse livro e demais

    ResponderExcluir
  5. Amei.
    Ainda não li nenhum dos livros acima, porém me interessei bastante pelo A menina que roubava livro.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Leticia.
    Eu releio sempre livros que considero bons. Desse eu leria novamente A Cidade do Sol e A menina que roubava livros que amei os dois. São histórias muito fortes e que merecem serem relidas. Um que eu não li ainda mas tenho muita vontade é O livro dos negros.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Concordo com você, sempre que posso leio A menina que roubava livros e sempre que leio a trama mexe comigo.
    Quero ler A cidade do sol, parece ser bom!

    ResponderExcluir
  8. Oi, o único livro desse post que eu li é a Cabana, eu não gostei do livro, e eu tenho muita vontade de ler A menina que roubava livros bjs.

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    De todos ainda não li nenhum, mas são livros que conheço e gostei da historia e alguns como A Menina Que Roubava Livros e A Cabana estão na minha lista de leitura !!

    ResponderExcluir
  10. Oi Letícia!
    Dessas indicações eu só li A Cabana. A Menina Que Roubava Livros lerei ainda esse semestre! A Cidade do Sol é uma grande obra mesmo, já li varias resenhas emocionantes e incríveis sobre essa história. Só preciso de tempo para lê-lo.
    Abs!

    Participe do Nosso Sorteio de Páscoa

    ResponderExcluir
  11. Não li nenhum livro da lista acredita? Não sabia que a Casa das 7 mulheres era livro não.

    ResponderExcluir
  12. O único livro desses que li foi A menina que Roubava Livros, e com certeza vou ler. Esse livro se tornou um dos meus favoritos.

    ResponderExcluir
  13. Não gosto do Khaled Hosseini, não por que a escrita seja ruim, mas não consigo ler o livro Caçador de Pipas, e imagino que Cidade do Sol seja no mesmo estilo. A Menina Que Roubava Livros é um livro maravilhoso, um dos meus preferidos, e pretendo reler um dia. E A Cabana é um livro que quero muito ler, mas ainda não pude.

    Abraços :)

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao meu blog.
Sua opinião é muito importante, mas se lembre que respeito é bom e eu gosto!
Seguiu? Deixa o link que eu sigo de volta. E também retribuo os comentários.

Obrigada por vir até meu cantinho!