F

05 janeiro 2016

Resenha premiada - Distopia

Título: Distopia
Autora: Kate Willians
Editora: Arwen
Páginas: 318
Gênero: Distopia
Ano: 2015
Skoob

(parceria com a editora)

Sinopse: Em uma sociedade governada por militantes, com um sistema incorruptível, as crianças são isoladas no regimento militar aos sete anos de idade e treinadas para serem soldados. Lá, eles aprendem da forma mais cruel a atirar e a matar, perdendo muito cedo a sua inocência. Depois da Grande Guerra, o mundo passou a ser dividido entre governantes e governados e cada um tem as suas dores, suas mágoas e limitações. E o que nos resta saber é: de qual lado você está? Porque no final das contas, não estamos vestidos para lutar... Assim como nunca estaremos vestidos para morrer...



Distopia é o livro de estreia da autora Kate Willians e uma publicação da Editora Arwen. Três coisas são bem convidativas nesse livro: a sinopse, a capa e o gênero. Quando o solicitei mal podia esperar para ler, mas a obra não é bem tudo aquilo que eu esperava.

Como a descrição já diz, Kate nos apresenta um mundo separado pelos governantes e pelos governados. O primeiro domina o segundo, obviamente. Separados por imensos muros, os governados devem seguir todas as regras do Regimento, e quando se recusam, são severamente punidos. As crianças mal completam sete anos e já devem separar-se dos pais e  entrar para o Regimento, onde serão treinados com armas e aprenderão a matar. 

"Quem se atreveu a pronunciar em voz alta sobre discordar do Regimento, ou das regras ditadas pelo coronel, nunca mais foi visto." (p. 14)



Neste mundo distópico conheceremos Thiago e seus amigos, assim como Laura, a filha do coronel do Norte, o governante absoluto dessa região. Também iremos conhecer outros personagens marcantes como Enzo, o instrutor do grupo de garotos onde Thiago está. Logo que os meninos chegam no Regimento, eles começam a ver que a vida ali não será nada fácil, ainda mais se depender do sargento deles, que é extremamente cruel. Os amigos então terão que vencer seus medos, fazer escolhas e ter coragem para enfrentar o destino que os aguarda.

"O exemplo vivo disso eram os corpos putrefatos que formavam montes, jogados aos cantos do muro. Os governantes faziam questão de deixá-los à mostra para lembrá-los o que acontecia quando alguém ousava questionar suas ações." (p. 20)

Logo nas primeiras páginas já fiquei indignada com as regras em que toda a sociedade tinha que se submeter e, logo pensei que a história prometia. Mas para minha decepção eu lia, lia e nada de alucinante acontecia. A narrativa, na maioria das vezes, em terceira pessoa, girava mais na convivência dos personagens e o dia a dia deles, e com isso foi possível conhecer suas personalidades. Obviamente conhecer bem os personagens é um ponto positivo para o livro, porém, dois terços da obra só ficou nisso, e eu ansiava por acontecimentos mais eletrizantes, o que não veio, até perto do final. 

Outra ressalva que faço é a passagem de tempo. No início os acontecimentos se alternavam entre passado e presente, mas não tinha uma divisão que tornasse isso mais claro, e acabou ficando um pouco confuso na hora da leitura. Além disso, quando os garotos chegaram no Regimento, os diálogos deles não pareciam com o de uma criança de sete anos, na verdade eles pareciam falar como adultos (pelo menos na minha visão).

Acredito que de tudo, o que mais me incomodou foi o final corrido. Quando finalmente algo eletrizante ia acontecer, veio um desfecho rápido e fácil demais. Apesar de muitos personagens queridos terem morrido, tudo acabou muito simples. 


Mas Distopia apresenta aspectos positivos, e três estrelas não é uma nota ruim. A escrita da autora merece destaque, pois é extremamente fluída e gostosa de acompanhar. Acredito que por ser sua primeira obra, ela acertou em muitos pontos como, a criatividade da história que de fato é convidativa. A criação dos personagens também me agradou, e os laços de amizade formado entre eles foi forte e comovente. Me senti cativada por todos eles.

"Assim como nunca estaremos vestidos para morrer, meu rapaz. Ninguém sabe que terá que lutar até levar o primeiro soco." (p. 131)

Quanto a parte física gostei muito do trabalho da Arwen. O livro possui folhas amareladas, com fonte em tamanho confortável e não notei erros de revisão. A capa é chamativa e foi muito bem produzida. Só um detalhe nela que me chamou atenção. Não me recordo de ter lido cenas de enforcamento na trama, e não entendi porque na capa e contra capa tem tais ilustrações. 

Apesar de todas as ressalvas, como mencionei, não foi uma leitura ruim. A premissa é muito chamativa e se o livro fosse mais aprofundado em cenas de lutas e na crueldade dos governantes pelos governados, por exemplo, ficaria uma distopia e tanto! Vou querer conferir o segundo livro, e ver se teremos mais elementos assim. De qualquer maneira, é uma ótima leitura para quem curte o gênero e gosta de conhecer novas obras nacionais.

Comprar: ArwenStore

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

A Editora enviou um exemplar e você ainda pode concorrer ao livro!

Regras:
- Ter endereço em território brasileiro;
- Deixe um comentário com seu e-mail;
- Cumprir as regras obrigatórias e as demais (extras) caso queira mais chances para ganhar;
- Não utilizar perfis falsos para participar;
- O sorteio terá duração de 05/01/2016 a 05/02/2016;
- O vencedor (a) será contatado por e-mail e terá 72 horas para responder com os dados completos, do contrário um novo sorteio será feito;
- O livro será enviado em um prazo de 40 dias. O blog não se responsabiliza por endereço fornecido errado e nem extravios dos correios.





a Rafflecopter giveaway




Boa sorte!

36 comentários:

  1. Participando do sorteio!
    sandrinha.icm@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leticia, apesar do livro receber somente três estrelinhas, e você achar que a história deveria ter sido mais explorada, principalmente nas cenas de lutas e na crueldade dos personagens, eu ainda tenho um grande interesse em lê-lo. Eu amo distopias e ler uma nacional é sempre bom. Acredito que irei gostar de fazer a leitura.

      Excluir
  2. Olá, Leticia.
    A premissa do livro é muito boa e me chama muito a atenção. Uma ena que o desenvolvimento não tenha sido perfeito, mas isso pode melhorar, sem dúvidas, na continuação.
    Assim como você, gosto de distopias mais brutais, então, mesmo sem ter lido, acredito que cenas apresentando a opressão mais claramente fariam eu gostar mais da obra. Afinal, é necessário ver e sentir o que os personagens estavam sentindo.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de janeiro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro distopias, descobri isso recentemente. Haha Achei interessante a sinopse desse livro, bem como a capa. Mas minhas expectativas cairam quando li que não foi uma leitura excelente pra ti. Isso não é muito ruim, porque a gente sempre vai com muita sede ao pote, né? Então se caso ler um dia, irei menos sedenta. rs Adorei a capa!

    Ingrid Sodré
    sodre.ingrid@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito de distopias, e quando vi uma distopia nacional chamou muito minha atenção, por ter uma premissa um tanto quanto instigante. Que pena que a leitura não lhe agradou o bastante para dar uma nota melhor, mas também acho que a escrita e as cenas tem de corresponder com o que é proposto. Abraços :)

    bookdan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Já faz bastante tempo que eu tenho vontade de ler esse livro, mas ainda não surgiu a oportunidade. Como eu AMO distopia, esse livro é necessário na minha vida hahaha Pela sua resenha, e outras resenhas que eu já li, vi que o livro é maravilhoso. Espero não demorar, mais do que eu já demorei, para comprá-lo!

    ResponderExcluir
  6. Gosto bastante de livros do gênero, no momento são os que mais me agradam, porém acho que me sentiria incomodada pelas mesmas coisas que você, o fato do livro não possuir muitos acontecimentos e ficar girando em torno da vida dos personagens pode tornar tudo menos atrativo; Mesmo assim espero ter oportunidade de conhecer a obra.
    dessarbernardes@gmai.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, Leticia.
    Que pena que a obra não te encantou. Eu tenho muita vontade de ler esse livro. Geralmente quando a gente vê que é distopia, já pensa em algo diferente, mas ultimamente as distopias que tenho lido é bem mais romance do que a própria distopia. Com raras exceções. Mas ainda assim quero ler e vou participar do sorteio.
    silcrepaldi1981@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Oi nossa que sinopse interessante o livro parece ser bem gostoso de ler daqueles que te prendem do começo ao fim com certeza vou ler e você fez uma resenha incrível bjs.

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito da sinopse, sou muito fã de distopias, o que me fez interessar de primeira foi exatamente o titulo, embora sua avaliação tenha sido mediana, gostei muito da ideia.

    Super Participando

    Rosacarla Madeira Franco

    rosacarla8a@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Comecei a ler distopias a pouco tempo mas já virei fã número 1!!
    Adicionei a minha lista de leitura desse ano!!!

    Participando do sorteio!!
    anaccrib@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Participando! uhuuull!!
    perfectpick001@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Adorei e divulguei no meu blog de DIVULGAÇÃO DE SORTEIOS: http://maemedesejasorte.blogspot.com/
    Confere lá e se curtir, segue!! Beijos <3

    ResponderExcluir
  13. Letícia!
    Desde o lançamento desse livro tenho interesse na leitura, principalmente por ser nacional e em seguida porque o tema muito me atrai. E depois da resenha é que quero mesmo ler.

    Rudynalva Correia Soares
    rudynalva@yahoo.com.br
    Participo e mais tarde sairá divulgação no blog.
    “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.” (Sócrates)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe do TOP COMENTARISTA de Janeiro, são 4 livros e 3 ganhadores!



    ResponderExcluir
  14. Participando!
    kellypink_11@hotmail.com
    Agrolândia/SC

    ResponderExcluir
  15. Poxa que pena que o livro não supriu suas expectativas, bem chato quando isso acontece né :(
    Parece que o livro é daqueles que te prende e vc nao consegue largar ate acabar, mas pelo que vi não é bem assim, Enfim vou participar do sorteio e torcer pra ganhar, assim vou poder eu mesmo conferir e tirar minhas proprias conclusões ;)
    Douglas Fernandes
    douglas_bouvier@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  16. Eu li uma resenha sobre esse livro que o fez parecer ótimo, mas agora parece apenas bom. Continuo com vontade de ler, mas não é mais aquilo de "PRECISO".
    Estou participando!
    giddsantos@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. Acho que a obra promete ser boa e pelo que li em alguns comentários e outras resenhas, tem agradado a muito gente.No meu entender pelo que andei lendo, o tempo cronológico é apresentado entre passado e presente e o psicológico também. Espero não estar errada. Então terei que ler e verificar por mim mesma.
    Participandp
    mgrezender@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. Participando!!!
    thaisdias@outlook.com.br

    ResponderExcluir
  19. participando!
    Samantha correa
    sassisc_1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Já tinha visto o livro da Kate Willians e gostado muito da historia e quero muito ler esse livro !
    suzana.cariri@gmail.com

    ResponderExcluir
  21. É uma pena que a autora deixe para resolver tudo rápido demais, á que a ação fica toda no fim do livro e o leitor fica com a sensação de que boa parte das páginas foram desnecessárias, né? Mas mesmo assim fiquei curiosa, então vou participar!
    GFC: Cecília Vieira
    cecilia.vso@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. Eu amo distopias, sou muito fã. Apreciei a resenha e principalmente o título, quero muito conhecer essa obra. Geralmente quando estou lendo entro mesmo na história e me transporto para lá, adoro essa sensação. Espero poder ler ;)
    Amanda Vieira de Oliveira
    amanda.brasiloliveira@gmail.com

    ResponderExcluir
  23. Participando e torcendo muito para ser a ganhadora!!
    Marie dos Santtos
    mariedossanttos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  24. Não sou muito fã de distopias, mas a sinopse do livro me agradou e sua resenha me fez ficar curiosa. Participando e torcendo muito para ganhar e poder ler de imediato.
    suquinha@gmail.com

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo bem?
    Faz muito tgempo que eu quero ler esse livro, a capa chama bastante atenção e o enredo também parece ser muito bom. Não vejo a hora de poder ler o livro.

    email ->italochaves55@hotmail.com

    ResponderExcluir
  26. Participando!
    paloma.rizzon2@gmail.com

    ResponderExcluir
  27. Participando e torcendo para ganhar!!
    Francisca Elizabete
    beti_bezerra@hotmail.com

    ResponderExcluir
  28. Eu estou ansiosa para ler, desde que eu vi a primeira vez que a Arwen ia lançar. A autora tambem é muito fofa e atenciosa.
    Estou partcipando e torcendo para ganhar
    brendamorim@bol.com.br

    ResponderExcluir
  29. Distopia é um livro que eu estou bastante ansiosa para ler, primeiro porque sou apaixonada pelo gênero e segundo porque a sinopse dele me chamou muita atenção. Entendo a maior parte de suas ressalvas, não posso comentar pois ainda não tive a oportunidade de ler. O que eu achei interessante foi o destaque que tu deu para a escrita da autora, elemento fundamental dentro de um livro. O final corrido me deixou um pouco apreensiva, eu geralmente gosto de desfechos bem trabalhados e de preferência movimentados! rs

    ResponderExcluir
  30. Participando! Sorte =)
    jdrsdb@hotmail.com

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao meu blog.
Sua opinião é muito importante, mas se lembre que respeito é bom e eu gosto!
Seguiu? Deixa o link que eu sigo de volta. E também retribuo os comentários.

Obrigada por vir até meu cantinho!