F

04 janeiro 2016

Filme - No coração do mar



Título original: In the Heart of the Sea | Estreia: 03 de dezembro de 2015 Gênero: Aventura/Drama  |  Direção: Ron Howard | Duração: 2h02min | Nota: 3,5 / 5


No coração do mar chegou as telonas do cinema em dezembro para a alegria de muitos. O longa foi inspirado na obra de Herman Melville - Moby Dick. O livro foi publicado em 1851 e recebeu inicialmente muitas críticas, mas depois foi se tornando um grande clássico da literatura. Sabendo de onde partiu a inspiração para o filme, mais minha preferência por histórias no mar, fui ao cinema conferir o filme. 


Em 1820, óleo de baleia era como ouro. O navio baleeiro Essex, comandado pelo capitão George Pollard (Benjamin Walker), que na verdade não era nada experiente, parte para o mar em busca de baleias. O capitão tinha como seu primeiro oficial, Owen Chase (Chris Hemsworth), que sonhava em ser capitão, mas sempre acabava ficando somente nas metas traçadas por seu empregador. A antipatia entre os dois, desde o início é notada e eles teriam que conviver meses no mar, até voltarem com a quantidade estipulada de barris. 

A história começa a ficar ainda mais interessante quando eles encontram uma grande ameaça pela frente. Uma baleia branca gigantesca, jamais vista antes, e que irá atacar a tripulação. Anteriormente, quando os marinheiros atacaram as baleias para fazer o óleo, me cortou o coração. Então, quando a baleia branca, classificada como um monstro marinho pela tripulação, apareceu, eu não pude deixar de torcer para ela. É o que eu sempre digo: a maior ameaça é sempre o ser humano!

Como era de esperar, o animal marinho, muito maior que o navio, o destruiu, deixando a tripulação à deriva por meses no mar. Nesses momentos é que vamos acompanhar a luta deles pela sobrevivência, fazendo coisas que nunca imaginaram que iriam fazer, para não morrerem. Nessas cenas temos muita tensão, o que tornaria o filme mais incrível do que realmente foi, se tivessem sido mais desenvolvidas. Poderiam ter sido mais trabalhadas, pois tinham tudo para emocionar mais do que emocionaram.


Apesar de ter faltado um pouco mais de intensidade em algumas cenas, os atores interpretaram muito bem e Chris Hemsworth estava incrível mais uma vez. A maquiagem ajudou bastante a passar a realidade de ficar à deriva no mar, assim como alguns efeitos especiais. Algo bem interessante acrescentado ao filme foi a história sendo narrada por um dos tripulantes sobreviventes do navio Essex. O ex-marinheiro narra tudo o que aconteceu com o navio e a tripulação, justamente para o autor do livro de Moby Dick. 

O filme poderia ter tido uma dose maior de adrenalina e emoção, mas ainda assim conseguiu me agradar. É um filme ótimo para assistir com a família, e nada melhor do que assistir no próprio cinema. Cabe a você tirar suas próprias conclusões.


Trailer



Livro
A História Real que Inspirou Moby Dick de Melville

14 comentários:

  1. Apesar da falta de intensidade em alguns momentos, acredito que assistiria ao filme e provavelmente até gostaria, Lele. Afinal, a premissa é muito boa.
    Aliás, eu também torcerei pela baleia. haha
    Ótima resenha.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de janeiro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
  2. Leticia, recentemente vi o trailer de No Coração do Mar e quando reconheci Chris Hemsworth como protagonista fiquei logo empolgada para assistir ao filme, afinal sou uma grande fã de seu trabalho e daqueles olhos azuis ;D. Claro que, quando envolve animais em suas produções também já é um grande motivo para me fazer assistir, portanto não vejo o momento de poder viajar nessa aventura!

    ResponderExcluir
  3. Chris Hemsworth só faz filmes imperdíveis, e esse parece ser mais um desse tipo. Adoro filmes que recontam clássicos, e com os efeitos especiais, esse parece não deixar a desejar! Gostei da resenha, irei assistir.

    ResponderExcluir
  4. Quero muito assistir esse filme, estou mega curiosa, com certeza um dos próximos que verei *-*

    http://meusdespropositos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Letícia nossa amei o post falando do filme eu assisti o trailer o filme parece ter bastante drama e com o lindo do Chris Hemsworth é claro que eu vou assistir obrigada pela dica bjs.

    ResponderExcluir
  6. Ainda não assisti o filme, mas, apesar pelo trailer, pude perceber que o filme é maravilhoso. Sem falar que o Chris Hemsworth está no elenco, mais um motivo para eu assistir (que homem é esse senhoooor)!!

    ResponderExcluir
  7. Olá, Leticia.
    Agora entendi porque uma amiga veio me perguntar se eu já tinha lido Moby Dick, acho que ela deve ter visto esse filme hehe. E eu nem sabia da existência dele hehe. Achei as imagens que você mostrou muito legais, mas acho que não assistiria ele. Me dá aflição filmes que se passem no mar.

    ResponderExcluir
  8. Não assisti ao filme, mas gostei do cenário. Não é um filme que eu queira muito ver, ainda mais pelas suas duas horas de duração, mas quem sabe um dia, né?

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Já ouvi muitas referencias a historia de Moby Dick o que me deixou muito curiosa para ler e tinha visto o filme mais ainda não tinha parado para ver o trailer nem a sinopse e gostei muito !!

    ResponderExcluir
  10. Fui ver esse filme no cinema e confesso que adorei. As atuações estão incríveis, os efeitos também e concordo que é emocionante, mas que algumas cenas poderiam ter sido bem desenvolvidas. O meu único problema mesmo foi ter visto em 3D, porque sempre saio do cinema meio zonza, mas recomendo o filme para todo mundo kkkkkkk

    ResponderExcluir
  11. Lê!
    Se o filme é baseado no Moby Dick já é bom e narrado por um dos tripulantes do navio naufragado, deve ser extasiante.
    Quero assistir,,
    “Se não queres que ninguém saiba, não o faças.” (Provérbio Chinês)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe do TOP COMENTARISTA de Janeiro, são 4 livros e 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  12. Estava ansiosa por esse filmes, é uma pena que na minha cidade não tem cinema, então terei que esperar para assistir na internet ou no DVD, mas com certeza pretendo assistir, adorei as imagens que colocou e o trailer deixa com vontade de assistir a todo o filme

    ResponderExcluir
  13. Confesso que filmes marítimos não são meus preferidos, ainda mais quando lidamos com crueldade com animais, eu sou muito sensível neste quesito! Mas achei interessante a ideia de colocar um narrador a la Titanic, contando ao próprio autor de Moby Dick sua história de sobrevivência. Uma pena as cenas de ação não terem sido melhor exploradas!

    ResponderExcluir
  14. O elenco é um dos elementos mais aproveitável do filme. Em suma, "No Coração do Mar " é um espetáculo visual muito interessante que recebe cenas específicas com força suficiente. Além disso, o filme também adiciona duas reflexões interessantes: em primeiro lugar, com Melville como eixo sobre o ato de escrever, sobre o medo de nossa própria incapacidade ea luta interna entre revelando e inventar, entre a transmissão da verdade e da captura da essência; ea segunda, sobre os interesses comerciais eternas e a tirania do dinheiro.

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao meu blog.
Sua opinião é muito importante, mas se lembre que respeito é bom e eu gosto!
Seguiu? Deixa o link que eu sigo de volta. E também retribuo os comentários.

Obrigada por vir até meu cantinho!