F

07 novembro 2015

Resenha - Os crimes do Dançarino da Sé

Título: Os crimes do Dançarino da Sé
Autor: Marcelo Antinori
Editora: Bússola
Páginas: 100
Ano: 2015

(parceria com o autor)

Sinopse: Neste segundo título da coleção Sereia de Vidro, Marcelo Antinori mais uma vez presenteia o leitor com uma estória saborosa através de um texto ágil e preciso. Numa manhã qualquer, um corpo esquartejado é largado num carrinho de supermercado no marco zero de São Paulo, a Praça da Sé. O crime não apenas atiça o apetite da imprensa, como enfurece Coutinho, o chefão do tráfico de drogas na região. Casado com Luciana, porém mantendo um caso com Ana Pérsia, o narrador, protagonista da primeira estória da coleção, embrenha-se cada vez mais num mundo ao qual não pertence mas que, a cada passo que dá, participa de forma ativa. Entre as investigações da polícia, Carmen – o homem de seios do sebo de livros –, Dimitri, o violinista, os brutamontes comandados por Coutinho e Verônica, uma informante do crime organizado infiltrada na PM paulista, Os Crimes do Dançarino da Sé torna-se uma estória de leitura rápida e instigante a um preço convidativo.

Não contém spoiler do livro anterior!

Os crimes do Dançarino da Sé é o segundo volume da Coleção Sereia de Vidro e já começa em um ritmo eletrizante. Um corpo, ou melhor, pedaços de um corpo dentro de um carrinho de supermercado é encontrado na Praça da Sé em São Paulo. O mais estranho é a maneira com que é encontrado, cheio de adereços, e o modo com que chegou ao local depois de uma "procissão" feita pelo assassino pelas ruas da cidade. Apelidado de "Dançarino da Sé", pelo seu comportamento ao sair saltitando depois de deixar sua vítima no meio da rua, ele começa a ser investigado. O crime chama atenção de todos, mas principalmente de Coutinho, que como chefe do tráfico na região, quer manter as aparências de boa segurança do local.

Neste volume teremos então, nosso narrador, também presente no primeiro livro, tentando desvendar esse crime juntamente com sua amante Ana Pérsia, e outros personagens secundários. Dessa vez, Luciana, a esposa de nosso protagonista, terá mais espaço no livro. Um segredo revelado por ela dará um novo rumo para a história, e poderá estar ligado aos crimes do Dançarino da Sé.

"Por baixo, o torso sem cabeça protegido por um plástico azul empapado de sangue. Em cima, os braços com os dedos decepados, colocados um ao lado do outro, e as pernas espremidas por falta de espaço..." (p. 7)

Como já citei, a narrativa é sempre em primeira pessoa e a escrita do autor continua ágil e envolvente. E, mais uma vez, mesmo com o tamanho do livro, a gama de acontecimentos e construção dos personagens foram muito bem desenvolvidos. Algumas coisas resolveram-se rápido, acredito pela quantidade de páginas, porém não tornou a história menos interessante. 

A diagramação segue a do primeiro volume, com folhas brancas e fonte em tamanho ideal. A revisão também continua ótima e não notei erros. A capa e título combinaram muito com o conteúdo, e achei bem criativo os pés do dançarino em meio a um rastro de sangue. 

"Em seguida, imagino que tão curiosa quanto eu, ela me pediu para abrir a terceira carta: a do futuro. Abri e me assustei: uma caveira, o símbolo da Morte!" (p. 33)

Como já citei, esse segundo volume tomou novos rumos, mas ao mesmo tempo permitiu conhecer melhor os personagens. Aqueles que tiveram um maior destaque neste volume como, por exemplo, Luciana, ainda me intriga. Posso estar enganada, mas acredito que o terceiro volume vai trazer ainda muitas revelações. Devo citar também, que achei o protagonista um pouco hipócrita e só não digo o motivo, pois seria spoiler.


O que ficou ainda mais claro para mim em Os crimes do Dançarino da Sé, é a forma com que o autor conduz os fatos, sempre com a criação de personagens que parecem reais, e uma rotina comum nas ruas de São Paulo. Apesar dos personagens serem fictícios, eles retratam diversos rostos que habitam a metrópole, desde artistas aos drogados na cracolândia. Mesmo para quem não mora na cidade, como eu, ainda consegue identificar facilmente a riqueza com que o autor trabalhou isso. O desfecho não poderia ter combinado melhor com a personalidade deles.

Acho que nem preciso dizer que recomendo, não somente a obra, mas a leitura de toda a coleção. Ainda teremos outros volumes, e estou muito curiosa pelo desfecho. Recomendadíssimo!



Coleção Sereia de Vidro
2. Os crimes do Dançarino da Sé



27 comentários:

  1. Oiii Leticia!!
    Não li ainda Sereia de vidro, mas já ouvi falar muito bem deste livro quero ler ele em breve e ler esse também ( Os crimes do Dançarino da Sé) pois parece ser um livro muito bom.
    Adorei a resenha
    Bjoss

    ResponderExcluir
  2. Oi Leticia!
    Confesso que desconhecia esses dois volumes, e pela sua resenha, são livros que deveriam ser mais divulgados. O caso apresentado nessa segunda parte foi impressionante, principalmente quando cita que pedaços de um corpo foram encontrados em um carrinho de supermercado.
    Vou anota o nome desses dois livros para futura aquisição, pois achei muito interessante o que apresentou.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  3. Oiiie Letícia, adorei o blog. Parabéns!

    Bem, ainda não li nenhum livro da série, mas já tinha adicionados eles a minha lista de desejados.
    Adorei a sua resenha. Parabéns!

    Beijos

    Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  4. OI Letícia! Nossa quando você falou sobre o tamanho do livro fui olhar as páginas e são bem poucas mesmo, mas como você disse que é uma continuação, mesmo que uma história diferente acho que não fica muito ruim. Penso que em poucas páginas é meio complicado fluir algo de suspense mas se você diz que dá certo e o jeito de ele escrever é ágil então isto chama a atenção.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, parabéns pela resenha. Não conhecia essa coleção, mas achei super interessante o livro. Irei procurar depois pra ler!

    ResponderExcluir
  6. Que interessante, ainda não tinha ouvido falar nestes livros mas parecem mesmo serem ótimos, é bem o tipo de leitura que me chama a atenção...

    Beijo, Vanessa Meiser - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, Leticia.
    Ainda não li Sereia de vidro, mas li ótimas resenhas sobre ele. As únicas criticas foram sobre o tamanho do livro ser muito pequeno hehe. Na verdade eu não sabia que não era livro único. Então sendo assim vou esperar lançar todos para começar a ler hehe. Que bom que o livro continuou no mesmo nível do anterior. Eu quero muito ler eles.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Olá, Leticia.
    Já li o primeiro livro e amei. Tenho certeza que amarei essa obra. Se continua tão ágil e bem desenvolvido como o primeiro, isso já é o suficiente para me ganhar.
    Além disso, a realidade dos personagens me chama muito a atenção.
    Não vejo a hora de conferir a obra. <3

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de novembro. Você pode ganhar um livro incrível!

    ResponderExcluir
  9. Fiquei muito interessada pela série. Pelo que você escreveu sobre o livro deu para perceber como a escrita do autor é bem envolvente e muito boa e que os personagens são como pessoas da vida real e comuns, o que gosto muito de ler nos livros.

    ResponderExcluir
  10. Achei meio estranho esse início, do criminoso ter feito uma "procissão" com os pedaços de corpo e ter saído saltitando depois de deixá-lo... não sei se entendi certo, se é isso mesmo... não é meu estilo de leitura preferido, mas acho interessante o fato de retratar bem personagens que conseguimos encontrar com facilidade no centro de SP (onde moro). Que bom que a escrita é envolvente e que pena que algumas coisas se resolveram rápido, mas com tão poucas páginas seria difícil fazer diferente. A capa é mesmo bem criativa.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  11. Eu não conhecia o livro (nem o anterior) mas pela sua resenha me pareceu bem interessante.
    Acho incrível quando os personagens são próximos do real, mas o fato de ser hipócrita me deixa preocupada pois isso me irrita muito em um livro se não está bem colocado... dica anotada!

    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  12. oi
    A primeira vez que ouvi fala desses livro foi pelo seu blog. o livro a sereia de vidro eu vi nas suas leitura do mês.
    Parabéns pela resenha!!
    um livro com muitos mistérios..

    ResponderExcluir
  13. Oi Letícia, adorei tua resenha, o que me fez me interessar ainda mais na história do livro. Aliás, tu escreve muito bem :3

    leituralivrosonlinegratis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, Leticia!
    Ainda não conhecia essa série, mas já te adianto que fiquei bem curiosa. Adoro livros onde o autor consegue retratar os personagens, locais e situações com riquezas de detalhes que, por mais que você saiba que é uma obra de ficção, você fica completamente absorvida pelo enredo. E o fato de um livro relativamente pequeno, 100 páginas, conseguir ser bem desenvolvido e de leitura ágil, é mais um motivo para eu colocá-lo na minha lista de futuras leituras.

    Beijos!
    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, Letícia.
    Meu deusoooo, nunca tinha ouvido falar sobre a série e nem a parte sobre o livro, mas achei muito interessante a ideia do enredo. E caramba, fiquei chocada com o motivo do assassino/dançarino!!
    Irei procurar saber mais sobre.
    Sem dúvida foi uma ótima sugestão.
    bju's Ju
    Visite: Nossa Estante Nacional

    ResponderExcluir
  16. Oie...

    Bem o estilo de leitura que me fascina!
    E saber que é uma série então é ainda melhor...e saber que é um autor Nacional então torna tudo perfeito!

    Como eu não conhecia ainda???

    Caramba...vou procurar pelo livro correndo! Adorei a premissa...corpos picados em carrinhos....eita leitura boa!!!!

    sua resenha está ótima!!!

    beijinhos,

    Eu Pratico Livroterapia

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem?

    Bom, eu amo suspense. E este livro é o meu número. Eu sou do tipo que leio suspense e fico querendo desvendar quem é o assassino. Gostei do enredo, se envolve segredos e mistérios e se é bem escrito. Pronto. Me ganha "facim, facim". Gostei da capa também, achei interessante que é bem curtinho, apenas 100 páginas. Dá para ler em uma sentada. Adorei a dica.

    beijos

    http://livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Ola Leticia não conhecia os livros mas gostei muito da premissa e saber que são nacionais me deixaram mais feliz, afinal temos grande talentos como autores. Já vou procurar para ler. Ainda mais tendo como fundo São Paulo onde moro. Dica mais que anotada. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  19. Nossa, Leticia, fiquei instigada... adoro histórias policiais e ainda mais quando o cenário é nacional.

    Dica anotada,

    Abraços
    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi Letícia adorei adorei adorei conhecer essa resenha, não conhecia essa trilogia.E me deu muita vontade de ler, poisadoro livros sobre serial killers, o fato de passar aqui no Brasil em São Paulo deve ser muito interessante, pois teremos uma visão mais nítida no cenário história. Fico no aguardo da terceira resenha. beijos e até mais.

    www.clubedolivro15.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Olá.
    Ainda não li sereia de vidro, ele está aqui na fila, mas pelo que li da sua resenha, esse segundo me parece ser mais interessante que o primeiro e mesmo sem conhecer direito a história, estou doida pela continuação.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Olá Letícia, tudo bem?
    Não conhecia esse livro nem o anterior, e estranho um pouco um suspense com tão poucas páginas, mas se você diz que é bom eu acredito haha. meio sinistro essa parte: pedaços de corpos.. deu medinho rs sou super medrosa para essas coisas, crimes e tal!
    ultimamente tenho lido mais livros nacionais e gostado da maioria, esses acabaram de entrar na lista, espero gostar tanto quanto você!
    Beijos
    Edna

    Dna Bookz / Fan page / Instagram  / Twitter

    ResponderExcluir
  23. Li a resenha do primeiro e adorei ,o segundo oarce ser melhor ainda ,mas o mais legal é que apesar do livro ser pequeno parece ter uma história bem complexa e interessante .

    ResponderExcluir
  24. Oi Letícia, não conhecia esse livro e nem o anterior. Mas a proposta não me atrai, ainda mais por saber o gênero e a quantidade de páginas, a sensação que tenho é de uma leitura corrida, mesmo você elogiando. No momento passo essa dica.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  25. Oii,
    Não é meu gênero favorito e por isso acho que não leria tão cedo, mas gostei de conhecer e vou deixar anotado para quando ficar com.vontade de ler algo do gênero.
    Vitória Zavattieri
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  26. Oii, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia essa coleção e nem o autor, mas gostei muito da premissa desse livro. Eu gosto muito de livros policiais e esse parece nos prender do inicio ao fim. Com certeza está na minha lista de desejado.

    ResponderExcluir
  27. A capa e o nome não me chamam atenção, a sinopse só um pouco, mas a sua resenha ficou incrível. Super fiquei com vontade ler, ainda mais por ser nacional e desse gênero, me bateu uma curiosidade enorme! :)

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao meu blog.
Sua opinião é muito importante, mas se lembre que respeito é bom e eu gosto!
Seguiu? Deixa o link que eu sigo de volta. E também retribuo os comentários.

Obrigada por vir até meu cantinho!