F

22 outubro 2015

[Top 10] Livros nacionais que valem a pena


Oi, pessoal!
Sabemos que hoje os autores nacionais tem alcançado um espaço cada vez maior nas estantes dos leitores pelo Brasil, mas infelizmente ainda há muito preconceito e preferência pelas publicações de autores estrangeiros. Fiz esse post, com 10 livros nacionais que me agradaram demais, provando que há muitas histórias deliciosas criadas pela nossa literatura. Sempre vale muito a pena dar uma chance aos livros nacionais. Tem leitura para todos os gostos!

Lembrando que este top não está em ordem de preferência. Clique no título do livro para ser direcionado para a resenha!


1. Seguindo em frente (+18) - Este é o primeiro de uma série, e que me conquistou logo nas primeiras páginas, tanto que me tornei fã da Susane - Angeline Sophie é seu pseudônimo. Aqui temos um gênero erótico, e um romance de tirar o fôlego. A autora conseguiu me conquistar com uma narrativa totalmente viciante, pois escreve muito bem. Além disso, é possível sentir-se muito perto dos personagens e seus sentimentos. Já li o segundo livro da série, Confiar, e tem resenha já no blog (aqui). O terceiro livro já está sendo escrito e mal posso esperar para começar minha leitura.


2. A casa das sete mulheres - Gente, o que é esse livro!? Esse livro é uma mistura histórica da Revolução Farroupilha com romance. Além de todo o conteúdo enriquecedor de um período muito importante para o Brasil, acompanhamos as dores, perdas e sobrevivência de sete mulheres cheias de sonhos. A guerra nunca é fácil para os homens, mas pode ser ainda mais cruel para as mulheres, que nunca sabem se seus homens irão voltar para casa, vivos ou mortos. Letícia desenvolveu tudo tão perfeitamente que este é um dos livros nacionais que mais gostei de ler. 



3. Um cântico de silêncio - Meu primeiro contato com a escrita do autor não poderia ter sido melhor. Aqui conhecemos Lúcia, uma menina órfã que é atormentada por uma freira totalmente nojenta. Também conhecemos Renato, que perdeu sua família, e vive atormentado por isso. Os caminhos dos dois se encontram de uma maneira emocionante e que renderá uma boa história até o desfecho do livro. O Samuel escreve muito bem, e vale a pena ler esse livro. Tenho certeza que todos que já leram se encantaram com essa história, que facilmente pode ser imaginada em nosso cotidiano.


4. Morte na Flip - Mais um autor nacional que me conquistou não só pela história surpreendente, mas pela escrita totalmente envolvente. Um crime ocorre na Flip (Festa Internacional de Palmyra), e o delegado Joaquim Dornelas terá que usar mais uma vez sua experiência e seu faro para desvendar a morte de uma mulher estrangeira. Morte na Flip é um livro policial, que conta mais uma aventura do delegado Dornelas. Antes dele, tive oportunidade de ler Réquiem para um assassino, também protagonizado por ele.


5. Mulheres Guerreiras - Este é um livro mais leve, que adorei ler. Fátima tem uma maneira singular de escrever e, relata neste livro a maior inspiração da sua vida, D. Guiomar, uma mulher guerreira que ela considera como mestra. Ela utiliza de experiências pessoais, ao mesmo tempo que mescla situações que todos nós podemos passar. E de alguma forma, tenta passar aquilo que aprendeu, e irá fazer o leitor procurar conhecer melhor seu próprio interior e o sentido de suas vidas. Recomendo com certeza!


6. Mensageiros da morte - Este é mais um livro que me deixou sem fôlego logo nas primeiras páginas. Já tinha lido uma outra obra do autor (Coração de vidro), que já tinha me agradado, mas Mensageiros da morte é completamente diferente. Aqui temos um personagem, inicialmente conhecido como "Chefe", que age como um completo fantasma, espalhando o terror pelo mundo. O autor trabalhou muito bem o ódio, a ganância, e toda maldade que assola o coração humano. Toda a leitura é impactante, do início ao fim, nem dá tempo de tomar fôlego. Super indicado! 


7. O Tocaio - Que surpresa boa foi este livro! Estava completamente enganada quando pensei que leria mais um triângulo amoroso recheado de clichês. E que bom que eu estava errada. Minha primeira impressão do autor Edison já foi ótima com a leitura desse livro. Seus personagens não apenas parecem tão reais, como as situações vividas por eles podem ser facilmente imaginadas. A narrativa gira em torno dos sentimentos, dramas e acontecimentos na vida de Tocaio. Porém, é muito mais do isso. Curioso? Leia que saberá!


8. Cidade Banida - Distopia já é bom. Agora uma distopia tão bem escrita por um autor nacional, é ainda melhor. O livro é recheado de aventura e de seres muito bem construídos. A escrita do autor me prendeu tanto, que consegui elaborar os personagens muito bem na minha mente. Dá para imaginar um futuro onde o governo tem total poder sobre você? Onde todos os bebês que nascem, passam por uma previsão, e se ao cresceram resolverem desafiá-los, serão mortos? Uma trama muito bem escrita, que me deixou com gostinho de quero mais no desfecho. Sério mesmo. O desfecho foi maldade do autor rs


9. O safado do 105 (+18) - Quando li o título a primeira vez, achei engraçado e logo imaginei que seria um livro beeeem hot, o que me deixou apreensiva. Mas como nos enganamos muitas vezes pela capa e pelo título, mergulhei na leitura. Para minha alegria, este livro tem mais do que somente erotismo, tem drama e muita diversão. Os conflitos internos de Calvin, e seus dramas familiares tornaram a história mais do que especial. Além da autora escrever maravilhosamente bem, teve muitas citações de Clarice Lispector, que enriqueceram ainda mais a obra. Simplesmente adorei. Já virei fã da Mila. 


10. Máscara - Este livro me surpreendeu muito. Mesmo eu não tendo experiência com livros de terror, consegui notar o quanto o autor desenvolveu bem a trama. Aqui temos uma semelhança com o filme Jogos Mortais, mas com inovações que tornaram a leitura única. Um enredo recheado de muito suspense, com seres enigmáticos e totalmente assustadores, compõe as páginas desse livro e é impossível não ansiar por desvendar quem são as figuras que estão por trás das máscaras. Mais um autor que ousou em tratar da podridão humana em sua obra. 



Devo dizer que foi difícil escolher somente dez, pois há muitos livros nacionais que eu amei e que são maravilhosos, e ficaram de fora. Mas, como todos nós temos nossos queridinhos, esses são os meus <3!

E vocês? Quais vocês já leram, ou têm vontade de ler?






33 comentários:

  1. Oi, Letícia, menina linda!

    Adorei ver meu livrinho aí no meio, com tantas obras fabulosas. Tô até me sentindo (brincadeirinha).

    Obrigado pelo apoio e as palavras lindas de sempre.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Que legal esses livros! Eu nunca tinha ouvido falar desses livros, mas pareceram bem legais!
    Beijos amore

    www.batomveermelhoblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Leticia! Menina, não li nenhum desses ainda... Mas já li um outro do Paulo Levy que achei muito bom!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  4. Eu não sabia que A Casa das Sete Mulheres era um livro! :O Interessante!
    Não conhecia muitos dos livros, foi bom ficar por dentro da literatura nacional. :) um beijo, Lê.
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Tenho interesse em muitos livros citados ,alguns deles eu só soube recentemente que eram nacionais .
    É tão bom ver que nossa literatura está ganhando mais e espaço e sendo mais divulgado .

    ResponderExcluir
  6. ainda nao li nenhum desses livros, mas me interesso por alguns, tipo mascara, mensageiros da morte e cidade banida..
    tonsdeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Leticia. Tudo bem?
    Eu amo literatura nacional, mas ainda não li nenhum desses. Cidade banida e Um cântico de Silencio foram os que mais me chamaram a atenção. Já tinha ouvido falar de vários dos títulos, mas confesso que tinha buscado saber sobre poucos desses. A maior parte de minhas leituras anuais são de nacionais e cada vez mais me surpreendo e me encanto com o que o brasileiro é capaz de produzir.
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir
  8. Olá, Leticia.
    Eu tenho preferencia por livros bons, não importa a nacionalidade do autor hehe. Dos que você colocou na postagem, eu já li A casa das sete mulheres e Mascara, e amei os dois livros. Já conheço mais ainda não li Mensageiros da morte, que tenho muita vontade de ler. Outro que tenho vontade de ler é Morte na Flip. Cidade Banida também chama a minha atenção, porque já li um livro do autor e adorei.

    Blog Prefácio

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Leticia, graças a Deus, o autores nacionais estão ganhando cada vez mais o seu espaço em nosso próprio país e no mundo. Gosto bastante de alguns deles e as suas indicações não poderia ser as melhores, conhecia alguns e outros foram uma surpresa para mim. Os que mais gostei foram Paulo Levy e Marcos de Sousa.

    ResponderExcluir
  10. Tenho muita vontade de ler esse Máscara, está na minha lista de livros desejados.
    Quanto aos demais a maioria eu não conhecia, salvo Ricardo Ragazzo que sou fã e Cidade Banida já tá comigo para ler muito em breve e a Letícia da Casa das sete mulheres que vi a minisérie e gostei muito. Bjs

    ResponderExcluir
  11. Olá, Leticia.
    Primeiramente, amei o top 10 e os livros selecionados. Já li alguns dos livros da lista e amei, como é o caso de: O Tocaio, Morte na Flip e Mulheres Guerreiras.
    Além disso, amei ver o Mensageiros da Morte na lista. Deu aquela sensação de meta alcançada. rs

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro. Serão seis livros para três vencedores.

    ResponderExcluir
  12. Oieee.
    A Casa das Sete mulheres é MARAVILINDO!
    É um dos meus favoritos também.
    Os livros do Ricardo Ragazzo são muito bons!

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  13. Oi Leticia!
    Dos livros indicados, só li dois e o melhor foi Cidade Banida. Muito bom!
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi Letícia,
    Eu li o livro MULHERES GUERREIRAS e fiquei encantada com a linguagem simples e displicente da autora.
    Foi um conjunto de coisas que estava acontecendo ao meu redor e o livro veio na hora exata. Cada vez que lia uma parte, era exatamente o que eu precisava ler, ouvir, sentir, ver.
    Posso dizer que o livro abriu um portal e passei, ou ultrapassei, ou ainda estou passando, sei lá, só sei que foi mágico <3

    ResponderExcluir
  15. Dos livros que você selecionou, só li dois, Morte na Flip e Cidade Banida, mas adorei as leituras! Adorei o Delegado Dornelas de Morte na Flip e a escrita é muito envolvente mesmo. E Cidade Banida me fascinou completamente! O desfecho foi mesmo maldade, não vejo a hora de ler a continuação!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  16. Ola Leticia sou doida para ler Máscaras ele é muito bem elogiado, assim como o livro do Ricardo. Li no wattpad o Safado amei, fui obrigada a comprar o livro físico. Os demais ainda não li. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  17. De todos os livros que você citou tenho interesse em CIDADE BANIDA
    Me parece ser um livro sinceramente muito bom, mas eu não sei ainda quando eu vou compra-lo pra mim.
    Nem sei se ele esta na minha lista de presentes do amigo secreto pra vc ter uma ideia rs
    Mas mesmo assim espero poder ler, porque depois que li sua resenha achei bastante interessante.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/resenha-ora-bolas.html

    ResponderExcluir
  18. Woooooow, adorei seu Top 10, flor! Achei-o recheado de boas indicações. Alguns livros já estão entre os meus desejados, como Mensageiros da Morte, Cidade Banida e O Safado do 105. Acho que vou adorá-los! Tenho por aqui (sorte a minha!) Um Cântico de Silêncio e pretendo lê-lo durante minhas férias. Já conheço o talento do autor e SEI que vou me apaixonas por essa história. Acabo de adicionar A Casa das Sete Mulheres à minha lista. Gostei da sua recomendação e acho uma vergonha não ter pensado em ler esse livro antes (rs). E me interessei, também, pelo primeiro livro da lista – vou dar uma olhada na sua resenha. :) Para completar, é claro que quero ler Máscara! Farei-o em breve, pois me recuso a concluir o ano sem conhecer o talento do Luiz.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Olá Letícia,
    Se eu te contar você acredita? Ainda não li nenhum deles livros.
    Quero muito ler Máscara, Cidade Banida e A Casa das Sete Mulheres. Adorei as outras dicas e vou deixar anotado por aqui para quando quiser.
    Uma autora atual que escreve bem é a Lu Piras, adoro sua escrita. A Marina Carvalho também :D
    Beijos
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  20. Helloo, Letícia! Tudo bem?!
    Eu gosto bastante quando vejo blogs que enaltecem e apoiam a literatura brasileira. Também acredito que temos livros tão bons quantos os estrangeiros.
    Bem, eu não li nenhum desses livros, mas sempre tive vontade ler Máscara. Gosto de livros que abordam esse lado sujo do homem, sempre fico querendo entender a psique. Também me interessei por A Casa das Sete Mulheres, pelo simples fato de ter História e a revolução abordada é muito rica e interessante. (sou suspeita para falar isso porque amo ler o livro de História).
    Beijin...
    http://piecesofalanagabriela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi Letícia!
    Nunca li nenhum desses e dizer que não li A Casa das Sete Mulheres é uma vergonha para uma gaúcha que cresceu em companhia de O tempo e o Vento...
    Desses, o único que tenho aqui a minha espera é Cidade Banida!
    Mas tu fez indicações que me deixaram bem curiosa....
    E lá vou eu atrás delas....
    beijinhos!!!
    Eu Pratico Livroterapia

    ResponderExcluir
  22. Nossa, a casa das sete mulheres é o meu amor de todos os tempos. Não li nenhum dos outros, só cidade banida está na minha lista.

    ResponderExcluir
  23. Oi Leticia, dos livros que você citou já tinha lido resenhas de "Máscara" e "O safado do 105", os outros, acabei conhecendo aqui. Dentre eles, me deu vontade de ler "A casa das sete mulheres", não sei se tem alguma ligação com a série que passou na TV, que por sinal amei, mas gostaria muito de saber mais sobre essa obra.
    Bjim!

    Tammy
    Livreando | Facebook

    ResponderExcluir
  24. Dos livros citados conheço a casa das sete mulheres pela série de tv que gostei bastante.
    Cidade Banida e O safado do 105 estão na minha lista de próximas leituras e eu espero gostar mesmo deles.
    Fiquei curiosa com Seguindo em frente... Vou buscar mais informações mas acho difícil que ele não entre na minha lista :)

    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  25. Já li Máscara e Morte na Flip, e vendo seu post percebo o quanto de autor nacional falta eu conhecer ainda! E olha que já li vários! hahaha
    Adorei seu post, realmente tem muito preconceito contra a literatura nacional. Já li ótimos livros, melhores que estrangeiros, assim como alguns nem tanto.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  26. Olá!
    Seguindo em frente é um dos melhore livros que li. A Susana arrebentou criando essa história. Eu estou louca para ler o terceiro livro. Torço que ela lance logo. Outro livro que quero muito ler é O Safado do 105, as histórias da Mila são maravilhosas e já li quase todos.
    Adorei as dicas.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oi Lê...
    Adorei seu top 10... tem livros que eu não conhecia, que já tinha ouvido falar e que li... Eu também adoro a escrita da Susana e assim como você, estou com muita vontade de ler o terceiro livro da série Seguindo em Frente, porque a história e conquistou.... Eu li um livro do Samuel que eu amei demais.... que foi Demônios não choram e me surpreendi com a maneira com que o autor escreveu a sua obra... e estou bem curiosa pelo livro Cântico de Silêncio que pela sua breve descrição só aumentou mais a minha curiosidade.... Cidade Banida é um livro que quero muito inclusive o comprei recentemente... primeiro porque estou louca pra ler... segundo porque vou rever o Ricardo em um evento em Novembro e quero o meu autografo rs... Eu já li os outros dois livros dele e gostei muito... é um autor que admiro e gosto... tenho um imenso carinho por ele... e ele merece todo esse retorno que ele recebe, porque é extremamente inteligente, simpático e atencioso, como não gostar desse autor... me fala rs.... Máscara sou mega suspeita em falar, porque eu amei a história e pretendo reler o livro quando sair o próximo... Luiz tem muito talento e eu quero que essa série saia o mais rápido possível... sabemos das dificuldades que autores tem em publicar os livros, mas se saísse, ou melhor vai sair pela Darkside e eu quero muito o sucesso dele, porque ele é uma pessoa maravilhosa e adoro conversar com ele.... Xero!!

    ResponderExcluir
  28. Oi Letícia, tudo bom?
    O Safado do 105 foi resenhado pela minha amiga e ela disse que realmente é ótimo. Eu adoro livros desse gênero e quero ler esse livro um dia. Cidade Banida também é outro que quero ler e já tenho um exemplar na estante.
    Morte na Flip realmente é um policial bem bacana e o segundo livro da série também é bom.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Olá

    Adoro posts que incentivam a leitura nacional,a maioria dos livros que você citou eu não conhecia,eu já li O safado do 105 e quero muito ler Cidade Banida, amo distopia.

    Bjss

    ResponderExcluir
  30. Ola!
    Dos livros citados eu só li Mascara. Gente que livro bom, eu adorei. Temos tantos autores nacionais bons, eles deviam ser mais divulgados!
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  31. Olá Lê, tudo bem? Adorei demais tua postagem, me encantei já com os livros dos autores brasileiros, não é atóa que conheço a maioria dos livros citados, mas infelizmente não tive a oportunidade de ler nenhum deles ainda, mas vários já estão na minha lista de desejados como: A casa das sete mulheres, Mascara e Cidade Bandida.Creio que os nossos autores estão dando um show em seus livros.

    ResponderExcluir
  32. Oi Letícia,
    Da sua listinha o único que já li foi o A Casa das Sete Mulheres e fiquei super encantada ele é muito bom, superou as minhas expectativas.
    Beijos!
    islary34.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Ahh, Leti!!! Amei participar de sua listaaaa!!! Que honra! Obrigada, minha querida!!! Já que Tay alcançou seu coração, espero que o mesmo ocorra com meu ogro Enzo, rs. Um super beijo!!!

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao meu blog.
Sua opinião é muito importante, mas se lembre que respeito é bom e eu gosto!
Seguiu? Deixa o link que eu sigo de volta. E também retribuo os comentários.

Obrigada por vir até meu cantinho!