F

20 dezembro 2014

Resenha - Simplesmente acontece

Título: Simplesmente acontece
Título original: Love, Rosie
Autora: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Páginas: 448
Ano: 2014
Skoob

Sinopse: O que acontece quando duas pessoas que foram feitas uma para outra simplesmente não conseguem ficar juntas? Todo mundo acha que Rosie e Alex nasceram para ser um casal. Todo mundo menos eles mesmos. Grandes amigos desde criança, eles se separaram na adolescência, quando Alex se mudou com sua família para os Estados Unidos. Os dois não conseguiram mais se encontrar, mas, através dos anos, a amizade foi mantida através de emails e cartas. Mesmo sofrendo com a distância, os dois aprenderam a viver um sem o outro. Só que o destino gosta de se divertir, e já mostrou que a história deles não termina assim, de maneira tão simples.



Simplesmente acontece é um livro que foi publicado recentemente pela Editora Novo Conceito, e é meu primeiro contato com a autora. Fiquei curiosa para ler ele, e não foi por causa do filme. Porém, depois da leitura, estou muito ansiosa para assistir a adaptação.

Irlanda. Alex e Rosie, dois amigos inseparáveis, desde que eram criancinhas. Sempre fizeram tudo juntos, inclusive as confusões que aprontavam na escola. O tempo foi passando, e os dois cresceram. Na adolescência, Alex se viu obrigado a mudar-se para Boston, nos Estados Unidos, antes mesmo de se formar, por causa de um serviço importante de seu pai. Rosie ficou na Irlanda, em Dublin, onde ambos moravam. O plano era que logo após o baile de formatura, Rosie iria para Boston também, onde os dois fariam faculdade e começariam a realizar todos os sonhos que vinham planejando desde a infância. Mas não foi assim que aconteceu...

Seus planos de viajar para outro país, e ficar junto de seu melhor amigo, vão por água abaixo na noite da formatura. A partir daí, novas linhas começam a ser escritas na vida de ambos. O destino os leva por diversos caminhos, mas nunca em direção um ao outro. Poucas amizades são como a de Alex e Rosie, e apesar do oceano que os separam, eles nunca deixam de manter contato. Mas parece que as circunstâncias da vida, não conseguem uni-los novamente.

"No começo, tínhamos tanta coisa pra conversar que falamos umas cem palavras por segundo, e mal esperávamos o outro terminar uma frase pra começar outra. E demos muita risada. Rimos à beça. Então os risos terminaram e veio o silêncio. Um silêncio estranhamente confortável. Que diabos foi aquilo? (...) Então eu o beijei." (p. 60)

É incrível como os dois tiveram tantos desencontros. E mais incrível ainda, era a amizade tão verdadeira que existia entre eles. E por causa desse laço tão grande que possuíam desde pequenos, que tinham medo de estragar a amizade em nome de um relacionamento amoroso, que cada um desejava secretamente em seu íntimo.


A narrativa deste livro é uma experiência nova para mim. O livro inteiro é somente por meio de cartas, e-mails e mensagens entre os personagens. No começo achei que não gostaria de ler dessa forma, ainda mais em um livro com 448 páginas. Mas me surpreendi completamente, pois podemos acompanhar todos os sentimentos dos personagens, mais profundamente. A autora não pecou quanto a isso, pois o leitor não terá dificuldade nenhuma em entender os acontecimentos que se desenrolam. 

A diagramação é simples, mas perfeita. As páginas são amareladas e a letra em tamanho confortável. A capa combinou com os personagens, e gostei muito. 

"Fiquei com o coração despedaçado quando vi a mulher que amo se virando, se afastando de mim para subir ao altar com outro homem, aquele com quem ela escolheu passar a vida inteira. Foi como se eu tivesse recebido uma sentença de prisão..." (p. 143)

Sofri e sorri junto com eles, e passei o livro inteiro torcendo por um final feliz. Quando estava quase terminando o livro, vendo que nada acontecia, nada se resolvia, e não dava para saber o que a autora tinha preparado, comecei a me desesperar. Pensei: "Poxa! Então é isso?" Mas então terminei a leitura e fiquei parada por alguns minutos, tentando absorver o que eu tinha acabado de ler. O último parágrafo foi simplesmente perfeito, e eu acho que reli mais de cinco vezes. Pode não ter sido o final que muitos esperavam, mas mesmo assim foi perfeito.

Refleti muito sobre o nome do livro, e percebi com a leitura, que na vida, algumas coisas simplesmente acontecem. Muitas vezes desperdiçamos tantas chances, perdendo tempo com bobagens, que perdemos a felicidade que está bem ali, na nossa frente. Só lendo, para cada leitor tirar suas próprias conclusões. Eu recomendo sem dúvida, pois fiquei completamente encantada com a história tão real que Cecelia criou. Sem muitos clichês, esse livro é surpreendente!

Comprar: Saraiva

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A autora


Antes de engrenar na carreira de escritora, Cecelia Ahern se formou em Jornalismo e Comunicação. Aos 21 anos, escreveuseu primeiro romance, P.S. Eu te amo,que se tornou um best-seller internacional e foi adaptado para o cinema. Seus outros romances — A Vez da Minha Vida, Onde Terminam os Arco-íris, Aqui é o Melhor Lugar, Se Você Me Visse Agora e As Suas Lembranças São Minhas — foram todos best-sellers #1. Cecelia foi uma das criadoras da série de TV Samantha Who?,que ganhou um Emmy. Seus livros foram publicados em 46 países. Foram vendidas mais de 20 milhões de cópias no mundo todo. A autora mora em Dublin (Irlanda) com sua família.

Siga o blog nas redes sociais:
 Facebook  |  Skoob  |  Twitter  | Youtube | Instagram

10 comentários:

  1. Olá, Letícia.
    Primeiro lugar, adorei as mudanças no layout do blog. Ele está lindo!
    Quanto ao livro, ele é um tijolinho, né? rs Mas gostei da premissa e acho que, apesar de não ser meu gênero favorito, iria conseguir aproveitar bem a leitura.
    Gosto de livros que nos deixam a pensar após o término.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de dezembro

    ResponderExcluir
  2. Oi Le já tinha lido outras resenhas e o que ouço é que o final não foi muito esperado mesmo, mas eu gostei tanto da sua resenha que entrou para a lista. Quero muito!
    Beijos

    Blog Coisas da Juu

    ResponderExcluir
  3. Esse livro acabou ficando com a Fabi lá no blog e ela adorou...
    Eu fiquei intrigada pelo formato, já que é só em cartas, emails e tal. A autora teve um super trabalho ao escrever um livro assim... Mas vou esperar pelo filme - não por nada... É só que minha lista de leituras está tão grande que não cabe praticamente mais nada....

    Beijinhos,
    Lica
    http://amoreselivros.com.br

    ResponderExcluir
  4. Nossa.
    Amei sua resenha.
    E agora fiquei curiosa com a leitura. Mas nem sei quando poderei ler minha lista de espera está enorme.

    Me lembrou um pouco Um Dia, com algumas diferenças claro, e pelo visto a amizade deles é muito linda mesmo.
    Adoro quando um livro é em forma de diário, mas sempre fico com medo também. Mas somente com cartas e e-mail's não tinha lido, mas deve ser interessante.

    Mas confesso que fiquei com medo do final, e estou achando que não vou gostar dele kkkkk.

    Beijosss Fer

    ResponderExcluir
  5. Oi Letícia, tudo bem?
    Tenho visto bastante elogios a esse livro, e confesso que minha primeira motivação para ler foi o filme, kkkk
    Não curto muito livros em formato de cartas e emails, então não sei como lidaria com esse. E fiquei muito curiosa sobre o final, e o porque de ter te deixado tão sem palavras, rs
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Leticia, como vai?

    Até hoje li só dois livros da Cecelia, mas adorei os dois. Simplesmente Acontece será uma das minhas próximas leituras. Não vejo a hora de colocar a mão no livro. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Amiga estou bastante curiosa para iniciar a minha leitura, mas eu estou com um pouco de preguiça nesse fim de ano por conta do tamanho dele, embora quando a narrativa é bem fluida e a história envolvente, até vale a pena, mas eu acho que por agora eu não vou ler, embora gostei bastante da sua resenha. Nossa, achei a história linda e percebi que passa uma lição de vida para que possamos refletir. Espero gostar tanto como vc gostou.

    Saudades de vc amiga
    Espero que esteja aproveitando a sua viagem
    bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu li a primeira versão do livro em 2004 e agora fiquei meio com receio de ler novamente sabe, mas as pessoas falam tão bem dele. Mas poxa, Cecelia é Cecelia, adoro os livros dela. E vou dar um relida no livro em 2015 porque neste preciso acabar com Outlander 2 ainda...

    Greice

    Blogando Livros

    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  9. Saudações Lady Leticia,
    Também estou com muita vontade ler e assistir... Não sei por onde começar hauhauhauahuahauh
    Tenho MUITO medo de como vou sair dessa leitura, porque invariavelmente monto o casal perfeito e quase morro quando a coisas não saem como o planejado.

    Venha visitar o Castelo
    Att
    The Queen’s Castle, Ana P. Maia ♛
    http://booksandcrowns.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Leticia! Eu gostei demais desse livro e achei os desencontros deles meio "frustrantes" mas foi o que deu gosto a leitura :) muito bom.
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao meu blog.
Sua opinião é muito importante, mas se lembre que respeito é bom e eu gosto!
Seguiu? Deixa o link que eu sigo de volta. E também retribuo os comentários.

Obrigada por vir até meu cantinho!